Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 08 de setembro de 2017. Atualizado �s 16h44.

Jornal do Com�rcio

Expointer 2017

COMENTAR | CORRIGIR

Tecnologia

Not�cia da edi��o impressa de 04/09/2017. Alterada em 03/09 �s 18h04min

Startups ditam novo ritmo das inova��es

Expointer 2017

BalPass permite a pesagem din�mica do rebanho e envia os dados para a nuvem


FREDY VIEIRA/JC
Patricia Knebel
A presença de jovens empreendedores, investidores, mentores de startups e executivos de incubadoras e aceleradoras na Expointer 2017 ilustra que, definitivamente, há uma mudança em curso. Os atores dos ambientes de inovação brasileiros estão olhando mais atentamente para o setor de agronegócios.
A tecnologia começa a fazer parte do dia a dia do campo e, mesmo que não na velocidade esperada, já traz novas perspectivas para os negócios. "As inovações estão chegando de uma forma muito interessante. Antes falávamos apenas no embarque de tecnologia em máquinas e no segmento de sementes, mas, agora, vemos projetos de drones, Internet das Coisas (IoT) e chips", observa Susana Kakuta, presidente do Badesul. Susana comenta o exemplo de produtos tradicionais, como balanças de pesagem, que começam a surgir no mercado com tecnologia embarcada, gerando 100% da rastreabilidade na palma da mão.
Um exemplo é o BalPass, um sistema de pesagem dinâmica do rebanho desenvolvida pela Embrapa, pela empresa Coimma e pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Os dados de pesos e identidade dos animais são enviados para a nuvem, o que possibilita aos produtores o acesso para tomada de decisão em tempo real e de qualquer dispositivo, como um computador ou app do celular. O equipamento pode ser instalado na pastagem em locais estratégicos de acesso ao bebedouro, cochos ou praças de alimentação, onde obrigatoriamente os animais passam diariamente. Com isso, elimina-se o estresse pelo qual eles passam ao serem levados até o curral.
Projetos que injetam no setor de agronegócios uma visão de futuro, e levam a um aumento da produtividade, são fundamentais para ajudar o Brasil a fazer frente no grande jogo da competição global. Além disso, Susana comenta outro aspecto importante para o Rio Grande do Sul, e que muitas vezes não é considerado. "A revolução industrial se dá, especialmente, a partir das iniciativas dos jovens. Precisamos estar preparados para receber o empreendedorismo inovador no agronegócio sob pena de perdemos os nossos talentos gaúchos para outros estados", relata.
O diretor executivo da Ventiur, Sandro Cortezia, celebra o crescimento da oferta de soluções inovadoras voltadas para o agronegócio. A própria aceleradora pretende atuar com mais força nesta vertical e, inclusive, está montando grupos de investimentos. Um dos caminhos que ele vê como importantes é a aproximação das grandes empresas do setor com as startups, algo que já acontece em outros mercados, como financeiro, varejo e indústria. "O corporate venture permite que as grandes operações sejam beneficiadas, na medida em que essas parcerias aceleram o seu processo de inovação; assim como as startups, que têm a oportunidade de crescer mais rapidamente aproveitando os canais das companhias mais consolidadas", analisa.
Além da aproximação que já começa a acontecer dos grandes fabricantes de máquinas agrícolas com as startups, o consultor em inovação no agronegócio, Luiz Eduardo Ramos, revela que uma área onde essa sinergia deve representar oportunidades imensas é a de implementos. "Estes players muitas vezes não têm condições de pagar pelo desenvolvimento de novas ideias e engenharia, então a perspectiva de ganho com a aproximação com as jovens empresas ágeis e inovadoras é enorme", relata.

Internet das Coisas ganha espa�o para gera��o de dados estrat�gicos

Sensores IoT captam indicadores como temperatura, umidade e luminosidade em avi�rios
Sensores IoT captam indicadores como temperatura, umidade e luminosidade em avi�rios
E-AWARE/E-AWARE/DIVULGA��O/JC
Uma das startups que a Ventiur est� acelerando � a Allexo, que desenvolve solu��es de Internet das Coisas (IoT) para o mercado, inclusive para o segmento agroindustrial. A solu��o coleta informa��es de maquin�rios agr�colas e de ambientes de avi�rios, entre outras aplica��es, e fornece os dados de forma integrada, com baixo custo e acess�vel ao usu�rio do ponto de vista tecnol�gico, explica o diretor da empresa, Alexandre Winck Ramos. Um exemplo � o monitoramento da performance do piv� de irriga��o. "A nossa solu��o permite �s empresas aproveitar os melhores recursos naturais e financeiros, e com muita facilidade de uso", explica.
Outra startup com portf�lio de IoT para o agroneg�cio � a E-Aware, incubada do Centro de Empreendimentos em Inform�tica (CEI), da Ufrgs. Um dos focos s�o as solu��es para a avicultura. Sensores colocados nos avi�rios captam indicadores como temperatura, gases do ambiente, umidade e luminosidade. De acordo com o CEO da empresa, Jean Michel Winter, o equipamento extrai dados do processo de forma minimamente invasiva, transformando-os em informa��es de valor para que o produtor consiga conduzir o processo de forma precisa e com mais efici�ncia.
"O acesso a equipamentos com alta capacidade computacional na palma da m�o, como os smartphones, quebrou paradigmas em rela��o ao uso de ferramentas tecnol�gicas no campo. Isso est� impulsionando a ado��o de solu��es como sensores e drones no campo", relata.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia