Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 08 de setembro de 2017. Atualizado �s 16h44.

Jornal do Com�rcio

Expointer 2017

COMENTAR | CORRIGIR

Agroneg�cios

01/09/2017 - 15h41min. Alterada em 01/09 �s 15h48min

Apenas bovinocultura tem alta entre quatro principais atividades pecu�rias no RS, aponta FEE

Vacas da ra�a holandesa semi confinada. Bovinocultura de leite. Divulga��o Languiru

No primeiro semestre de 2017, houve redu��o nos volumes das carnes bovina (-19,1%)


LANGUIRU/DIVULGA��O/JC
Um levantamento divulgado nesta sexta-feira (1º) pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) apontaram que, das quatro principais atividades pecuárias dedicadas à produção de carne, apenas a bovinocultura registrou crescimento no primeiro semestre deste ano em relação ao primeiro semestre de 2016, com alta de 3,2%.
Os dados fazem parte da primeira edição da pesquisa Estatísticas da Proteína Animaldo Rio Grande do Sul e foram divulgados durante o Painel do agronegócio do RS, na Expointer, feira que ocorre até este domingo no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Segundo a FEE, os resultados expressos nas estatísticas de animais guiados para abate no Rio Grande do Sul, referentes ao primeiro semestre de 2017, refletem o quadro de dificuldades conjunturais a que está submetida a cadeia produtiva da proteína animal no Brasil.
O número de frangos guiados para abate recuou 8,1%, enquanto o de suínos e o de ovinos registraram quedas de 5,6% e 20,3% respectivamente. "O cenário econômico nacional continua marcado pela incerteza da recuperação do ritmo de atividade, pela contração da massa salarial e pela elevada taxa de desemprego. Esses são condicionantes importantes para a determinação do nível de demanda interna por proteínas de origem animal", pondera o economista Rodrigo Feix, Coordenador do Núcleo de Estudos do Agronegócio (FEE).
No setor externo, importante fonte de demanda da produção gaúcha de carnes, o desempenho também foi inferior ao registrado no primeiro semestre de 2016. Assim, o mercado internacional não se constituiu em um vetor de compensação da perda de dinamismo do mercado interno.
No primeiro semestre de 2017, houve redução nos volumes das carnes bovina (-19,1%), suína (-11,0%) e de frango (-5,1%) embarcadas a partir do Rio Grande do Sul. Para Feix, a valorização cambial, a operação Carne Fraca e a suspensão das importações de carne bovina fresca pelos Estados Unidos foram eventos que afetaram adversamente a competitividade das indústrias brasileira e gaúcha de carnes nos seis primeiros meses do ano”.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia