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Tecnologia

- Publicada em 12 de Setembro de 2017 às 16:37

Apple lança iPhone X mirando segmento 'premium'

Vice-presidente de marketing da Apple, Phil Schiller, apresentou o novo aparelho

Vice-presidente de marketing da Apple, Phil Schiller, apresentou o novo aparelho


JUSTIN SULLIVAN/AFP/JC
Após meses de rumores, vazamentos de informações e até filas antecipadas, a espera dos fãs acabou. A Apple revelou nesta terça-feira seus novos iPhones. Dez anos após o lançamento do modelo original, a empresa anunciou três aparelhos: o iPhone 8, o iPhone 8 Plus e a estrela principal do dia: o iPhone X, espécie de edição comemorativa, voltado para o segmento premium.
Após meses de rumores, vazamentos de informações e até filas antecipadas, a espera dos fãs acabou. A Apple revelou nesta terça-feira seus novos iPhones. Dez anos após o lançamento do modelo original, a empresa anunciou três aparelhos: o iPhone 8, o iPhone 8 Plus e a estrela principal do dia: o iPhone X, espécie de edição comemorativa, voltado para o segmento premium.
O anúncio do iPhone X - que os executivos da Apple chamam de "iPhone Dez" - veio após o famoso "one more thing" (mais uma coisa), uma marca registrada de Steve Jobs, que usou a expressão para apresentar os produtos mais icônicos da empresa. "Vamos revelar um produto que estabelecerá o caminho para a tecnologia daqui para frente", disse Tim Cook, diretor-executivo da Apple.
Confirmando os rumores, o iPhone X sairá por pelo menos US$ 999, e será o aparelho mais caro já vendido pela Apple. O aparelho será disponibilizado em duas configurações, com capacidades de armazenamento de 64 Gb e 256 Gb. Os pedidos nos EUA podem ser feitos a partir de 27 de outubro, e começam a ser vendidos só no dia 3 de novembro - a tempo das vendas de Natal. 
Como esperado, o iPhone 8 terá uma tela OLED, batizada de Super Retina Display, com mais resolução, contraste, brilho e cores mais realistas. Pela primeira vez, o aparelho não terá o famoso botão central, que leva de volta à tela inicial. A tela, de 5,8 polegadas, tomará praticamente toda a área frontal do dispositivo.
A apresentação da Apple também confirmou o sistema de desbloqueio por meio de reconhecimento facial. O recurso se chamará Face ID e usará uma câmera capaz de captar profundidade. Segundo a companhia, os dados dos padrões dos rostos não serão enviadas.
A Apple garante que o sistema é seguro. A chance de que uma pessoa qualquer olhe para um iPhone alheio e consiga desbloqueá-la é de 1 em 1 milhão. No sistema anterior, de desbloqueio por impressão digital, essa possibilidade era de 1 em 50 mil.
Ainda em relação à câmera, a empresa confirmou outro rumor: o Animoji, emojis animados, que refletem as expressões dos usuários. A Apple também fez uma parceria com o Snapchat para aplicar as famosas máscaras do aplicativo sobre o rosto do usuário.
As apostas para o lançamento ganharam força após o vazamento da versão final do iOS 11, a nova versão do sistema operacional da Apple, que estreará nos novos iPhones. As informações no software permitiram que desenvolvedores tivessem acesso a detalhes do lançamento, como os nomes dos dispositovos.
Antes do lançamento, analistas já apontavam que a decisão, amplamente aguardada, de lançar um aparelho voltado ao segmento premium era uma escolha arriscada, porém acertada da Apple, que busca se diferenciar da concorrência.
"O lançamento pela Apple de um iPhone de US$ 1 mil é consistente com sua estratégia de negócios de diferenciação e exclusividade, mirando a faixa mais alta do mercado, em vez de apenas buscar uma base de usuários maior. Considerando que o iPhone responde pela maior parte do faturamento da empresa e que os lucros e sua curva de demanda é relativamente inelástica - ou seja, o preço tem pouco efeito nas vendas - essa estratégia de preços faz sentido em termo de crescimento de receita e do lucro", avaliou o professor Loizos Heracleous, da Warwick Business Schoolpor, e-mail, antes do lançamento do produto.
No dia anterior, o cofundador da Apple, Steve Wozniak, também avaliou que a aposta da empresa seria no segmento premium. "A Apple cultivou um grupo de clientes dispostos a pagar mais, e esperar mais, pelo prestígio da marca", disse Wozniak ao site CNNMoney. - Até os techies querem exibir o último modelo do iPhone.
Antes de revelar o iPhone X, a empresa se dedicou aos detalhes do iPhone 8 e o iPhone 8 Plus. Os modelos, de 4,7 polegadas e 5,5 polegadas, respectivamente, contarão com uma nova versão do Retina Display, novos autofalantes, que a Apple diz que serão 25% mais altos que os do iPhone 7 e entregarão graves mais fortes. O processador será o A11 Bionic, de seis núcleos e, segundo a empresa, 25% mais rápido que a versão anterior, o A10. A câmera terá 12 MP de resolução e um novo sensor.
O iPhone 8 será vendido por a partir de US$ 699. Já o 8 Plus sairá por a partir US$ 799. As pré-vendas começam no dia 15 de setembro. A versão de atualização empolgou pouco veículos especializados. Casey Newton, do The Verge, provocou: "Os processadores são melhores, as câmeras são melhores. Isso é basicamente toda demonstração de novo iPhone nos últimos cinco anos".
O novo aparelho terá novos truques, no entanto. Os mais impressionantes são os da câmera. O iPhone 8 virá com um recurso chamado "Portrait Lighting", que permitirá aplicar filtros de luz em tempo real, no momento do clique.
O aparelho também virá preparado para aplicações de realidade aumentada - a mesma tecnologia usada para o uso do Pokémon Go, por exemplo. A apresentação mostrou outras aplicações, como ver dados em tempo real de um jogo de beisebol, apenas apontando a câmera para a partida. Ou ainda obter informações sobre costelações direcionando a câmera para o céu.
Outra novidade é o carregamento sem fio, já disponível em outros dispositivos, como o rival Samsun Galaxy S8. A Apple prometeu parcerias com redes de hotéis e restaurantes, que terão suportes para o carregamento sem fio.
O evento ocorreu no novo auditório da empresa em Cupertino, o Steve Jobs Theater. A apresentação começou com uma homenagem ao fundador da companhia, relembrado pelo diretor-executivo Tim Cook como um gênio.
"Não há um dia que passa sem que pensemos nele. Lembranças vieram à tona enquanto nos preparamos para hoje e para este evento. Leva um tempo, mas hoje podemos nos referir a ele com alegria, em vez de tristeza. Dedicamos esse auditório ao Steve porque o amamos e porque ele amava dias como esse", disse Tim Cook, diretor-executivo da Apple.
Antes da divulgação dos detalhes do novo iPhone, Cook revelou os detalhes sobre o Apple Watch. Segundo o executivo, o relógio inteligente superou os modelos Rolex como mais vendidos no mundo. A Apple infomrou que as vendas do produto cresceram 50% em relação ao ano passado.
A principal novidade da nova versão do produto, o Apple Watch Series 3, é o uso de rede celular. Ou seja: será possível fazer e receber ligações usando apenas o relógio, sem necessidade de usar um telefone. Para fazer com que as funções de celular coubessem em um relógio, a empresa lançou mão de alguns truques. A tela do novo Apple Watch servirá como antena. Já o cartão SIM será de um tamanho menor, metade do nano SIM.
A versão com rede celular custará US$ 399, enquanto a sem função de celular sairá por US$ 339. O produto começa a ser comercializado no dia 22 de setembro, e os pedidos podem ser feitos a partir do dia 15 de setembro. Ainda não há informações sobre quando o produto chegará ao Brasil.
A Apple parece estar determinada em investir na tecnologia como forma de repensar os cuidados com a saúde. Um dos recursos do novo sistema, o Watch OS 4 será o monitoramento dos batimentos cardíacos. O aparelho vai enviar uma notificação, por exemplo, quando detectar que os batimentos cardíacos estão muito elevados, mas o usuário não parece estar em movimento. Os recursos de software já estarão disponíveis para os usuários da série 2 no dia 15 de setembro.
O outro lançamento do dia foi a Apple TV versão 4K. A empresa informou que a nova versão do aparelho será compatível com a tecnologia 4K HDR, que exibe imagens mais nítidas. O 4K oferece resolução quatro vezes superior à alta definição (HD).

Novos iPhones chegam ao Brasil até o fim do ano

Os iPhone 8, 8 Plus e X chegam ao Brasil até o fim de 2017, de acordo com a Apple. Os telefones ainda não têm uma data específica de lançamento por aqui e nem uma faixa de preço definida, mas estarão disponíveis até a virada de ano, confirmou a empresa.
Além dos novos iPhones, a Apple também trará as novas versões do Apple Watch e Apple TV no mesmo período. Dentre os produtos anunciados na conferência, no Steve Jobs Teather, apenas o relógio com serviço celular, capaz de fazer ligações telefônicas sem estar conectado ao smartphone, não chegará ao Brasil.
Com informações da Estadão Conteúdo