Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cultura

- Publicada em 27 de Setembro de 2017 às 08:21

Caio Entre Nós: festival presta homenagem a Caio Fernando Abreu

Programação é dedicada à obra do escritor e jornalista gaúcho

Programação é dedicada à obra do escritor e jornalista gaúcho


/ADRIANA FRANCIOSI/DIVULGAÇÃO/JC
Michele Rolim
No dia do aniversário do jornalista e escritor gaúcho Caio Fernando Abreu, e no mesmo ano em que se completaram duas décadas de sua morte, 12 de setembro de 2016, dois amigos subiram ao palco do Theatro São Pedro para homenageá-lo. Luís Artur Nunes e Marcos Breda fizeram uma releitura multimídia da peça O homem e a mancha, última peça escrita por Caio F., com produção de Ivana Dalle. Esse foi o pontapé inicial do trio para começar uma série de homenagens ao escritor que acabou resultando na primeira edição do Festival Caio Entre Nós. 
No dia do aniversário do jornalista e escritor gaúcho Caio Fernando Abreu, e no mesmo ano em que se completaram duas décadas de sua morte, 12 de setembro de 2016, dois amigos subiram ao palco do Theatro São Pedro para homenageá-lo. Luís Artur Nunes e Marcos Breda fizeram uma releitura multimídia da peça O homem e a mancha, última peça escrita por Caio F., com produção de Ivana Dalle. Esse foi o pontapé inicial do trio para começar uma série de homenagens ao escritor que acabou resultando na primeira edição do Festival Caio Entre Nós
O projeto, uma grande homenagem à sua vida e obra, é independente. O trio propôs uma campanha de financiamento coletivo via catarse - mas o festival, orçado em R$ 30.736,00, arrecadou apenas 7% desse valor. A campanha encerrou dia 22 de setembro - apesar disso, eles não desanimaram. "É uma grande loucura; falta de dinheiro, mas não falta amor, energia e vontade das pessoas em ajudar", garante a produtora Ivana.
A programação começa hoje com a mostra teatral, com apresentações no Teatro do Sesc (Alberto Bins, 665). A abertura ocorre com uma sessão de pré-estreia nacional do espetáculo O tempo é só uma questão de cor, com atuação de Mauricio Silveira e direção de Antônio Gilberto.
No dia seguinte, Breda e Nunes sobem ao palco para a leitura de O homem e a mancha. Na sexta-feira, ocorre No se puede vivir sin amor, solo de Nara Keiserman com textos de Caio Fernando Abreu e direção de Demetrio Nicolau. O roteiro inclui um poema e duas cartas inéditas escritas pelo autor especialmente para Nara. A programação teatral termina sábado com Caio do céu, com Deborah Finocchiaro e Fernando Sessé, dirigido por Nunes.
Dando sequência à programação, de 1 a 3 de outubro, a Sala de Música do Multipalco Theatro São Pedro (praça Mal. Deodoro, s/nº) recebe leitura dramatizada e mesas-redondas que incluem o único espetáculo infantil assinado por Caio F., Comunidade do Arco Íris, que terá uma leitura cênica dirigida por Suzana Saldanha.
As atividades receberão nomes como Marcos Breda, Luís Artur Nunes, Amanda Costa, Luiz Francisco Wasilewski, Regina Zilberman, Maria da Glória Bordini, Márcia Ivana Lima e Silva, Luís Augusto Fischer, Homero Araújo, Ed Moreno e Israel de Castro Fristch. Todas as atividades no Multipalco têm entrada franca por ordem de chegada. Não poderia faltar o cinema: há exibições dos filmes Sargento Garcia e Aqueles dois, além de bate-papo com diretores convidados, no Cine Santander Cultural (7 de Setembro, 1.028), com entrada franca.
"Ouvi muitas histórias generosas dos amigos do Caio. Ele representa, antes de tudo, a amizade. Caio escreve como ninguém sobre a alma humana - tanto do que é bom quanto do que não é", comenta Ivana. Muitas dessas histórias foram compartilhadas, inclusive e principalmente, por Breda e Nunes, que já moraram com o autor. Juntos, eles organizaram o livro Teatro Completo - Caio Fernando Abreu, reunindo os oito textos sobre dramaturgia.
Segundo Ivana, haverá, ainda neste ano, o lançamento do prêmio para contos em parceria com a Associação de Amigos de Caio Fernando Abreu, com suporte da Associação Gaúcha de Escritores. Espetáculos e projetos referentes à obra de Caio F. também contarão com apoio do festival. Em 2018, se iniciam as comemorações dos 70 anos de nascimento do escritor gaúcho.
Os ingressos para os espetáculos custam R$ 30,00 - com 50% de desconto para estudantes, idosos e classe artística. Podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro do Sesc a partir das 19h. Para mais informações, acessar www.caioentrenos.com.br e facebook.com/caioentrenos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO