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Colunas#Intervalo - Vieira da Cunha

- Publicada em 17 de Setembro de 2017 às 21:55

Um Guia da Maturidade Digital...

A partir de uma análise de comportamento e ferramentas de inteligência digital, um estudo inédito realizado pela WBI On Life levantou o posicionamento digital de marcas gaúchas, apontando oportunidades para aprimorar a comunicação das empresas com seus clientes. O consultor Paulo Kendzerski, presidente WBI, detalhou que a avaliação de critérios como governança corporativa, inteligência digital, canal de negócios e interação com o cliente permite concluir que, embora as marcas estejam presentes no ambiente digital, elas ainda pensam e atuam de forma analógica.
A partir de uma análise de comportamento e ferramentas de inteligência digital, um estudo inédito realizado pela WBI On Life levantou o posicionamento digital de marcas gaúchas, apontando oportunidades para aprimorar a comunicação das empresas com seus clientes. O consultor Paulo Kendzerski, presidente WBI, detalhou que a avaliação de critérios como governança corporativa, inteligência digital, canal de negócios e interação com o cliente permite concluir que, embora as marcas estejam presentes no ambiente digital, elas ainda pensam e atuam de forma analógica.

...para orientar as marcas gaúchas

Segundo Kendzerski, é comum o empresário confundir a expressão "transformação digital" com algo relacionado a redes sociais e não como uma mudança nos processos de negócios. As categorias analisadas no estudo foram definidas pela abrangência de atuação no mercado B2C (sigla que define a transação comercial entre empresa e consumidor final através de uma plataforma de e-commerce). O consultor explica que, além do uso das ferramentas, a interação eficiente com o consumidor e a escolha do melhor canal de comunicação são pontos em que as marcas gaúchas precisam melhorar.

Festival provoca ideias...

O publicitário Beto Schmidt voltou impressionado com o Hacktown, festival de inovação e criatividade realizado na mineira Santa Rita do Sapucaí, onde palestrou sobre "Como sabotar sua empresa". "O Hacktown foi uma experiência muito maior e mais intensa que eu imaginava que fosse", disse. Eram mais de 3 mil pessoas, todo mundo junto, trocando ideias o tempo todo, ouvindo um palestrante afirmar que "o objetivo aqui é instalar software novo em hardware antigo". Ou, de outro: "Aqui é o melhor lugar que nosso corpo poderia levar nosso cérebro para passear".

...e a forma de dar valor a elas

Beto fez uma trilha por palestras que passaram por inteligência artificial, métodos ágeis, experiência, design thinking e comunicação. Em comum entre o que melhor ouviu esteve a convergência sobre o momento atual da relação com o trabalho, como podemos mudar a nossa realidade e o que nos espera o futuro próximo. Todos apontando, segundo ele, possibilidades reais e factíveis para alguns dos dilemas da profissão, entre os quais os de como valorar as ideias? "Essa já é a bandeira do nosso Clube de Criação, mas acho que essa bandeira deveria ser de todo o mercado, não é?", provocou o publicitário, que já se determinou: com certeza, estará lá em Minas no ano que vem.

Gente


COLETIVA NET/DIVULGAÇÃO/JC
A assistente de Arte Luiza Lopes e a redatora Vitória Ferrari, da agência JWT, criaram o Projeto Domina, destinado a chamar a atenção sobre o respeito às mulheres e à representatividade feminina nas agências. Critica especialmente o setor de Criação que, conforme Ana, é formado majoritariamente por homens. O site denominado Feminipsum (feminipsum.com.br) oferece uma versão diferenciada da tradicional passagem em latim Lorem Ipsum, usada para preencher espaço de peças gráficas. No recurso, o conteúdo é voltado ao machismo nas agências. "Queremos que as pessoas repensem como suas atitudes machistas afetam o ambiente da Criação", ressaltou.
Ana Cristina Hochscheidt assumiu a diretoria de Atendimento do G5, com a responsabilidade de gerenciar o trabalho integrado da agência Competence, da produtora de vídeo Comp, da empresa de estratégia Sunbrand e da de relacionamento Stronger. A publicitária atuou em agências e no marketing de empresas como Walmart e Vulcabras Azaleia. "Estou feliz de integrar o G5", disse Ana, "que já nasceu com esse DNA do trabalho integrado, completo, 360 graus".
 

Tá ligado

Mário D'Andrea, presidente nacional da Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade), estará em Porto Alegre nesta terça-feira para um encontro com as associadas da regional do Rio Grande do Sul.
Será nesta segunda-feira, a partir das 9h30min, a 2ª edição do curso "Design para não Designers", organizado pela empresa Pocket Criative Lab. Voltado para profissionais que buscam melhorar suas marcas e não têm familiaridade com a área, o workshop abordará conceitos básicos do segmento, uso de redes sociais e criação de apresentações. Toda a atividade será realizada no espaço de eventos CC100 (avenida Cristóvão Colombo, 100).
Sinapro promove nesta terça-feira encontro para discutir sobre o impacto da reforma trabalhista no negócio da propaganda. O debate será comandado pelo assessor jurídico da entidade, Luciano Benetti. Presenças deverm ser confirmadas pelo endereço [email protected].
 

Parceiros

PADRINHO AGÊNCIA de Conteúdo assumiu a assessoria de imprensa do projeto cultural Fronteiras de Pensamento. Para a sócia da agência, Alexandra Zanela, assessorar o Fronteiras é "uma grande oportunidade" e representa o crescimento da Padrinho. A empresa de conteúdo com foco em digital foi criada em janeiro de 2014. Desde lá, atendeu a clientes como Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), SBT-RS, Grupo RBS e Feira do Livro da Capital.
 

O consumidor nas redes

As plataformas digitais colocaram o consumidor no centro das atenções e acionaram uma mudança social ainda em curso, advinda da relação com as redes sociais, estabelecendo um novo padrão comportamental. Neste cenário em que o consumidor está no controle, suas ações motivam uma sequência de alterações no mercado e na relação com as marcas, que impactam desde a forma de fazer a comunicação até a de expor um produto no varejo. Esta reflexão é da cientista social Elis Radman, ao verificar que os estudos do IPO, instituto pesquisas que dirige, indicam que o "empoderamento" do consumidor ativa o que ela denomina de "ouvidoria pública", um relato natural e instantâneo sobre uma marca ou produto nas redes sociais.

Perfil


Wagner Ribeiro/divulgação/jc
O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é da jornalista Janine Lucht.
 

By the way...

... um aviso aos navegantes: em férias coletivas desde o dia 11, a ARP só retomará suas atividades na quinta-feira, dia 21.