Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 29 de Setembro de 2017 às 15:57

Do tango a Raul Seixas


fotos FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Em meio ao caos que se instalou no Centro Histórico da Capital, os artistas de rua conseguem trazer um pouco de beleza para a congestionada Rua da Praia. Um duo argentino toca clássicos do tango, que arranca aplausos de quem ouve. No Largo Glênio Peres, um cantor imita Raul Seixas acompanhado de um palhaço meio que estranho no ninho. Já o homem da direita é o eterno Popular.
Em meio ao caos que se instalou no Centro Histórico da Capital, os artistas de rua conseguem trazer um pouco de beleza para a congestionada Rua da Praia. Um duo argentino toca clássicos do tango, que arranca aplausos de quem ouve. No Largo Glênio Peres, um cantor imita Raul Seixas acompanhado de um palhaço meio que estranho no ninho. Já o homem da direita é o eterno Popular.
FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC

Vovô viu a uva

Quando vieram a lume as imagens das malas lotadas de dinheiro vivo em imóvel do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), a página afirmou que uma coisa era ler ou ouvir falar em R$ 51 milhões, outra era ver esse dinheiro, o que era um novo marco da Lava Jato. Batata. A Pesquisa CNT/Ibope sobre o governo Michel Temer (PMDB) mostrou o impacto desta cena entre os pesquisados.

Historinha de sexta

Anos 1980, meia-noite de 7 de Setembro. Pouco antes da extinção do Fogo Simbólico que ardia ao lado do obelisco no Parque da Redenção, na avenida João Pessoa, um grupo de cavalarianos acendeu a Chama Crioula e, em cavalgada, a levou para o Palácio Piratini, onde ficava exposta no saguão.
Antes que o cavalariano conseguisse acender a chama com o archote, uma lufada de vento apagou o símbolo sagrado, imagem transmitida para todo o Estado pela televisão. Um oficial da Brigada não titubeou: sacou do seu isqueiro Zippo e reacendeu o fogo. O olhar dele pedindo cumplicidade transmitia o clássico "fica frio".

Gás na construção

A inserção do gás natural em novos empreendimentos imobiliários tem sido crescente. Em agosto, a Sulgás bateu o recorde de contratações com empresas do segmento para fornecimento de GN em condomínios em construção. Esses novos contratos acrescentaram à carteira de clientes da companhia, num único mês, 3.866 unidades residenciais, totalizando, no ano, 7.287 unidades habitacionais em construção contratadas.

Nome próprio

O chefe do tráfico da Rocinha procurado pelas tropas de elite da Polícia Militar no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, chama-se Rogério Avelino da Silva, mas atende pelo nome de Rogério 157. No Código Penal, 157 é crime de roubo mediante grave ameaça ou violência que impossibilita a resistência.

Retrocesso

Essa votação (apertada) do Supremo Tribunal Federal que permite que professores das escolas públicas ensinem suas crenças religiosas aos alunos é um espanto. Mesmo sendo opcional, imagine-se o conflito entre alunos e seus pais com o professor. Mais um exemplo de como complicar ainda mais o que já é complicado por natureza. A escola deve ser laica. Já a qualidade do ensino passa ao largo.

Rumo ao 2º andar

Os comerciantes do Mercado Público de Porto Alegre e a Procuradoria-Geral do Município assinaram termo de acordo para elaboração e execução do PPCI, a fim de tirá-lo do papel. João Melo, da associação dos permissionários, acredita que é um passo importante em direção à reabertura do segundo andar do Mercado, fechado desde o incêndio de 2013. Que assim seja.

O Churrasco

O escritor J. A. Dias Lopes autografou, na quarta-feira à noite, na churrascaria NB Steak (antiga Na Brasa), o livro "O Churrasco". A obra foi encomendada pela própria NB, rede do restaurateur e churrasqueiro gaúcho Arri Coser (ex-dono da rede Fogo de Chão nos Estados Unidos) e de seu sócio Lemir Magnani. Unanimidade entre os presentes: as magníficas carnes do Frigorífico Marfrig servidas.

De novo, e de novo

Três dos mais poluídos rios brasileiros ficam no Rio Grande do Sul, segundo o Panorama Internacional FEE: Sinos, Gravataí e Caí. Nenhuma novidade, especialmente nos dois primeiros. No início dos anos 1980, o governador Jair Soares (PP) repetia que o Caí apresentava altos índices de arsênico. Triste sina de um rio que nasce limpíssimo em Cambará do Sul com o nome de Arroio Santa Cruz.

Miúdas

  • VOTAÇÃO do IPTU mostra, mais uma vez, que falta conversa de bar ao prefeito da Capital, Nelson Marchezan Júnior (PSDB).
  • ESTAMOS rumando no acelerado para a selvageria total no trânsito, salve-se quem puder.
  • AUMENTA, a olhos vistos, o número de motoristas que furam o sinal vermelho em esquinas complicadas em horário de pique.
  • CRIADOR da Playboy, Hugh Hefner morreu aos 91 anos. Dá para dizer que ele descobriu o mapa das minas.
  • FORMULADOR do Plano Real, Gustavo Franco deixa o ninho tucano e entra no Novo. Que toma tenência para ser grande.