Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 25 de Setembro de 2017 às 21:57

Os irmãos Antonov


LEONARDO KERKHOVEN/CMPC CELULOSE RIOGRANDENSE/DIVULGAÇÃO/JC
O Antonov 124 que pousou ontem no Salgado Filho (foto) trazendo painéis para a caldeira da Celulose Riograndense não é o maior do mundo, como chegou a ser comentado. A maior aeronave do mundo é o também Antonov An-225 Mirya, lançado em 1988 nos estertores do império soviético. Há apenas um exemplar voando. Tem 84 metros de comprimento, 88 de envergadura (ponta a ponta das asas). Com seis turbinas, pesa 280 toneladas sem carga e combustível e pode carregar 250 toneladas.
O Antonov 124 que pousou ontem no Salgado Filho (foto) trazendo painéis para a caldeira da Celulose Riograndense não é o maior do mundo, como chegou a ser comentado. A maior aeronave do mundo é o também Antonov An-225 Mirya, lançado em 1988 nos estertores do império soviético. Há apenas um exemplar voando. Tem 84 metros de comprimento, 88 de envergadura (ponta a ponta das asas). Com seis turbinas, pesa 280 toneladas sem carga e combustível e pode carregar 250 toneladas.

Nova lambança

O governo Michel Temer (PMDB) tem se especializado em lambanças. A última foi o fim e depois a marcha-ré do horário de verão. Pode-se até não gostar dele, mas a economia de energia e especialmente de água nas hidrelétricas, cujos reservatórios sofrem com a seca, já tem prova provada. A Europa usa o horário de verão, e não é de agora, é uma medida adotada desde os anos 1930.

O muro

A decadência da criatividade artística é tamanha que o cinema, as novelas e os filmes precisam recorrer a remakes ou regravar músicas e novelas antigas. Na música, o Rock in Rio é quase um festival da terceira idade, mas que, mesmo assim, atrai multidões constituídas, em parte, por jovens que estão mais para a farra do que para ouvir música. Batemos no muro.

Feira de intercâmbio

Porto Alegre recebe hoje a Eduexpo, maior feira de intercâmbio do mundo. A novidade nesta edição são os pavilhões EDUCanadá, destino mais procurado pelos brasileiros pelo 13º ano consecutivo, e o Estude na Europa. Evento gratuito, acontece no BarraShoppingSul, das 16h às 21h.

Olimpíada escolar

Até quinta-feira, os colégios Sinodal e Pastor Dohms, de São Leopoldo e Porto Alegre, respectivamente, sediam a 53ª Onase - Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação. Serão cerca de 700 alunos de 21 escolas dos três estados do Sul. A competição é a mais antiga olimpíada escolar do Brasil em atividade.

Repercussão positiva

Repercutiu muito bem entre os partidos adversários do PT a sugestão da presidente nacional da sigla e senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) de a legenda não participar das eleições de 2018, e em todos os níveis, como protesto, caso Lula seja preso. Alguns sugerem até apoio público à ideia e moção de louvor no Congresso Nacional.

Tampinha legal

Esta ação socioambiental de caráter educacional, lançada pelo Congresso Brasileiro do Plástico, completa, em outubro, um ano de atividades. Os resultados obtidos (40 toneladas) demonstram a importância do programa de coleta de tampas plásticas em 150 cidades do Rio Grande do Sul, somando mais de 500 pontos de coleta. E a iniciativa já ganha força em outros estados.

Por falar em tampinha...

...em todo o canto, é grande a procura por tampinhas das garrafas PET, em parte por quem junta para entregar a entidades beneficentes. E há uma boa razão. O quilo da tampinha vale R$ 1,90, o que não é pouca coisa, considerando-se que o mesmo material "virgem" vale R$ 4,00. É um preço muito mais elevado do que o pago por garrafas PET, que têm outro processo de reciclagem e servem mais para fabricar jeans, toalhas etc.

Azar dos pobres

Cada vez que os Correios entram em greve - como agora - "coincide" com a aproximação do final do mês, época em que são emitidos a maior parte dos boletos. Prejudica especialmente a camada mais pobre da população, os excluídos da web. O máximo que as constantes greves conseguem é torcida pela privatização.

Miúdas

  • BURACOS traiçoeiros na Avenida dos Estados, entre o aeroporto e o Hotel Deville, causam péssima impressão ao turista.
  • UM péssimo cartão postal é a Rua da Praia de dia. Outro péssimo cartão postal é a Rua da Praia de noite.
  • IMPRESSIONA como siglas que não vão entrar com cabeça de chapa para o Palácio Piratini veem Eduardo Leite (PSDB).
  • UM deputado do PP chega a afirmar que o ex-prefeito de Pelotas é capaz de se eleger sozinho a governador.
  • TEM que fazer um estudo com quem quer ser candidato a governador: o que leva alguém a querer administrar uma massa falida?

Finais

  • MELNICK Even conquista o 5º Top Ser Humano com o case Jovens Talentos.
  • GENERAL Edson Leal Pujol, comandante militar do Sul, será o palestrante de hoje do Menu Porto Alegre da ACPA.
  • AGÊNCIAS de Comunicação vão discutir seu mercado no dia 3, às 8h, na avenida Praia de Belas, 1.510, em Porto Alegre.