Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 15 de Setembro de 2017 às 13:45

O que é isso, xiru?


ÁRFIO MAZZEI/DIVULGAÇÃO/JC
Em pleno Centro Histórico da Capital, um guasca pilchado atendia ao pedido dos passantes que queriam entrar no Karaotchê. É uma longa viagem desde o original karaokê, nascido em 1940, na cidade japonesa de Osaka, uma cruza de japonês com bagual. E patrocinada por uma marca de uísque! Mas onde é que vamos parar? Cadê a cachaça em guampa tão presente nas nossas tradições?
Em pleno Centro Histórico da Capital, um guasca pilchado atendia ao pedido dos passantes que queriam entrar no Karaotchê. É uma longa viagem desde o original karaokê, nascido em 1940, na cidade japonesa de Osaka, uma cruza de japonês com bagual. E patrocinada por uma marca de uísque! Mas onde é que vamos parar? Cadê a cachaça em guampa tão presente nas nossas tradições?

Radinho de pilha

Para os fãs dos radinhos de pilha, que os preferem ao celular, uma dica do profissional de comunicação Rogério Caldana. A indústria só fabricará novos radinhos quando acontecer a transição do AM para o FM, no final de 2018, com mudança de frequência. Segunda Caldana, a rádio musical está perdendo espaço para as emissoras informativas, mas não para as rádios religiosas.

Faxina geral

O artigo de Delfim Netto publicado nesta quinta-feira no JC chamou a atenção dos leitores por abordar a enchente de escândalos sob outra ótica, a de que, expondo as vísceras dos malfeitos, o País sairá dessa melhor. Verdade. Também deve melhorar a percepção nos países adiantados. Qual outro país está fazendo uma faxina como o nosso? 

Lógica central

Centro de uma cidade não é bairro, é uma condição. Bairros são os que se agrupam ao redor dele. A Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou recentemente legislação que registra o "bairro Centro". Se é bairro, onde fica o Centro então? Não faz sentido. Até quando queremos orientar alguém, falamos "no sentido Centro-bairro".

Historinha de sexta-feira

Um estudante brasileiro na Alemanha, filho de pai alemão, embrenhou-se na política para ver quais as diferenças entre os partidos alemães e os nossos. Como todos nós, estudantes ou veteranos, ele abomina a caravana de siglas dos 35 (e contando) partidos registrados. Tão logo tateou a estrutura política alemã, mandou uma mensagem para o pai no Brasil.
Pô, pai, pensei que a Alemanha fosse um país sério. Aqui tem um partido chamado FDP!
Pacientemente, o pai traduziu a sigla: Freie Demokratische Partei (Partido Liberal Democrata).

A palestra do Moacyr

O professor e historiador Moacyr Flores é o palestrante-convidado deste sábado, às 10h, de mais uma edição do "História - Ciclo de Debates e Palestras", na Livraria Erico Verissimo. Ele falará sobre "Ideias Políticas no Período Farroupilha", dentro das comemorações alusivas à Semana Farroupilha. Moacyr é o cara. Sabe tudo dos gaúchos.

Ponte aérea

De olho em 2018, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), será palestrante no Fórum de Gestão do RS, nesta segunda-feira, que será realizado durante almoço na Associação Leopoldina Juvenil. Doria vai falar sobre seu modelo de gestão e seu plano de metas até 2020 para a capital paulista. O tucano e candidato a presidenciável já esteve aqui várias vezes.

Dia do Cliente...

Comemora-se hoje o Dia do Cliente, e nada melhor do que saber o que essa ilustre figura - razão de ser do comércio - pensa sobre as lojas. O Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre realizou o estudo "O varejo de Porto Alegre pelo olhar dos consumidores", que mostra que a dificuldade com o atendimento nas lojas segue sendo a campeã de reclamações por parte dos consumidores. A entidade bota o dedo na ferida.

...e da reclamação

A falta de qualificação dos vendedores, o desconhecimento dos produtos que vendem e o despreparo para tratar o cliente de forma adequada são as principais reclamações dos clientes. A página acrescenta outra falha, que não é mensurável, é algo subjetivo. Em algumas lojas, o pessoal do crediário trata o cliente como se estivesse fazendo um favor a ele, e não a razão de ser do negócio que lhe dá emprego.

Vive la France!

A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o BRDE assinaram ontem, em Curitiba, documento visando ao acordo de cooperação financeira entre as duas instituições (matéria nesta edição). A captação vai além da bela cifra de ¤ 50 milhões. Diminui a dependência exclusiva do banco com o Bndes. E é apenas o começo.

Miúdas

  • TRANSMISSÃO das sessões do STF mostram que os ministros trocaram as canetas Mont Blanc pela singela, mas confiável, Bic. 
  • INTERFERÊNCIA solar nas comunicações começou dia 11 e deveria ter terminado dia 14.
  • MAS não. Continua mais parada que a reforma da Previdência. Ontem, a internet estava um nojo.
  • BRASIL é o único país em que os furacões políticos sempre são CAT 5, e ficam parados em cima de Brasília.
  • LÍDER que é líder não joga sua culpa em uma familiar morta. Que coisa mais feia, credo!
  • NOVO desembargador do TRF-4, Luiz Carlos Canalli toma posse hoje, às 16h.
  • FIM de semana vai ser com muita chuva, garante a meteorologia. Se Deus quiser. Nem sempre Ele quer.