Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 29 de setembro de 2017. Atualizado às 09h31.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Dom Jaime Spengler

A voz do Pastor

Notícia da edição impressa de 28/09/2017. Alterada em 27/09 às 21h25min

O respeito na arte

Há um século, é comum ouvir que Deus está morto. Entretanto devemos nos confrontar com a possibilidade de o homem estar morto, de ter se transformado em coisa, produtor, consumidor, idólatra de outras coisas (E. Fromm). Elementos dessa situação se podem colher em algumas estranhas expressões daquilo que se tem denominado arte pós-moderna.
A arte é força propulsora do bem, da fraternidade, da ética, do progresso e aperfeiçoamento do ser humano (Tolstoi). Surge aqui um desafio enorme, pois termos como bem, fraternidade, ética, progresso, humano perderam sua valência. Diante do propagado avanço das ciências e da técnica, é ainda possível distinguir, por exemplo, o ser humano em sua originalidade do animal, da máquina e da coisa? O desafio já não é o de construir um novo humanismo, pois já nem sabemos mais o que diferencia o humano do não humano.
A arte expõe características históricas e culturais de determinada sociedade, tornando-se um reflexo da essência humana. Ela está em conexão com distintas dimensões que compõem a existência, como a política, a economia, a religião, a sociedade, a cultura; além disso, possui conexões com diferentes áreas do saber: filosofia, teologia, psicologia, psicanálise, estética, sociologia, ética, arquitetura, história etc.
A arte se orienta por um horizonte ético, sem permitir o relativismo irresponsável e tacanho, vulgar e laxista. Desde suas origens, ela, de algum modo, sempre esteve ligada às práticas religiosas e aos elementos míticos.
A linguagem da arte é parabólica, dotada de uma especial abertura universal e influenciada por diferentes circunstâncias culturais e sociais. Por isso, as expressões de autêntica arte sabem respeitar os valores que regem uma determinada sociedade e suas referências culturais. Quando se extrapolam valores e referências culturais de uma sociedade, a insanidade faz morada na "terra dos homens".
Quando em nome da arte se desrespeita a identidade do outro, quando uma antropologia vazia escarnece a antropologia ocidental judaico-cristã - que forjou princípios como a Declaração Universal dos Direitos Humanos -, quando se perde cada vez mais a serenidade das coisas e o sentido do mistério, então se perdem os princípios do bem e do mal. Desse modo, o que entra verdadeiramente em causa é a persistência e a continuidade da humanidade dos seres humanos.
Não se pode esquecer que uma "obra de arte é fruto da capacidade criativa do ser humano, que se interroga diante da realidade visível, procura descobrir o seu sentido profundo e comunicá-lo através da linguagem, das formas, das cores e dos sons. A arte é capaz de expressar e de tornar visível a necessidade que o homem tem de ir além daquilo que se vê, pois manifesta a sede e a busca do infinito. Aliás, é como uma porta aberta para o infinito, para uma beleza e para uma verdade que vão mais além da vida cotidiana. E uma obra de arte pode abrir os olhos da mente e do coração, impelindo-nos rumo ao alto" (Bento XVI).
Por isso, é inadmissível que se desconsidere o sentido ético e moral presente nas expressões artísticas de uma cultura. Além do mais, não se pode agredir de forma rancorosa, preconceituosa e desrespeitosa princípios constitucionais de um povo quando se vilipendia um culto religioso e se zomba de uma fé que produziu e produz frutos de paz, fraternidade, justiça, solidariedade, amor, caridade, perdão, misericórdia, compaixão.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Dorian R. Bueno 29/09/2017 09h02min
A ARTE DE DEUS X MULHER X NÓS HOMENS !!! n nAs maiores, infinitas, melhores e abençoadas ARTES do Mundo, foram esculpidas de forma maravilhosa pelo o nosso Grandioso Deus e Senhor dos Céus. É terrível que em pleno século XXI tanto o homem como a mulher, ainda tentam distorcer a verdade das coisas certas para gerar mídia e bilheteria. A mulher somente está abaixo de Deus !!! Até Jesus precisou do seu ventre para vir conhecer a terra e salvar muitos irmãos que viviam aumentando seus pecados dia-a-dia. A história diz que Deus utilizou uma parte do corpo do homem para gerar a mulher. E se fosse ao contrário será que teríamos mais sorte na vida, menos guerras, injustiça social, mais saúde, menos impostos, entre outros problemas através do corpo da mulher desde o início, mesmo com seus pecados? A mulher mesmo sendo uma pecadora como o homem desde os primórdios da vida, não se deixou amedrontar e seguiu em frente mesmo sendo apedrejada por tolos sem moral que já possuíam dentro dos seus corações uma pedreira em chamas. O homem não vive sem a mulher, e isto é verídico. A mulher sim que é forte para suportar e ficar com a parte mais difícil da vida que é gerar filhos pelo seu ventre mesmo tendo que suportar a dor do antes, durante e depois. O homem ainda não aprendeu a ser uma mulher de verdade. Alguns tentam transverter-se devido os hormônios femininos que possuem no seu DNA, tentam moldar o seu corpo para ficar mais feminino, tirando o pênis, afinando a voz, subindo no salto e mesmo assim, não conseguem ter o prêmio da vida que é gerar um FILHO com todos os procedimentos espirituais abençoados por DEUS. A mulher já aprendeu a ser homem e com êxito têm tomado o espaço do homem. O mercado de trabalho está cada vez mais está repleto de mulheres ocupando várias funções profissionais, sejam elas anônimas, privadas, governamentais de forma cada vez mais independente. Sabemos que muitas sem qualquer tipo de preconceito, também se modificam para engrossar a sua voz, vestir-se como um homem e direitos iguais quanto ao seu lado sexual que mais lhe aflora para lhe deixar feliz. Agradeço a DEUS por ter uma linda mãe, uma linda esposa, lindas filhas, irmã, sobrinhas, sogra, cunhadas, colegas de trabalho, clientes mulheres que me ajudam muito, a fim de que eu possa cada vez mais ter qualidade de vida junto às mulheres que tanto amo. OBRIGADO MULHERES !!! nnAbs. Dorian Bueno Google+Plus, 29.09.2017nn
leonardo dadda rodrigues 28/09/2017 09h50min
Solidariedade, Tolerância é isso o que eu espero do senhor como meu representante não esse chá de moral, Sou Cristão e a Arte é Livre não nos pertence.