Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Jornal da Lei

- Publicada em 12 de Setembro de 2017 às 15:56

Sistema virtual agiliza gestão de processos no Estado

Laura Franco
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) vem apostando em um sistema de gestão virtual baseado em inteligência analítica. A ferramenta traz mais eficiência à Justiça Federal e disponibiliza, de maneira mais rápida, as informações relacionadas aos processos em andamento.
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) vem apostando em um sistema de gestão virtual baseado em inteligência analítica. A ferramenta traz mais eficiência à Justiça Federal e disponibiliza, de maneira mais rápida, as informações relacionadas aos processos em andamento.
Nomeado como Sistema de Gestão da 4ª Região (G4), ele é desenvolvido a partir da plataforma de business intelligence (BI) da MicroStrategy. Integra todos os sistemas informatizados, com maior imediatismo no acesso às demandas mais urgentes e relevantes.
De acordo com Cláudio Glock, servidor de Planejamento e Gestão do TRF4, a ferramenta surgiu a partir de uma demanda já instaurada no tribunal. Isso porque são poucos os processos que seguem na forma física, todos aqueles originados na Justiça Federal já surgem de forma eletrônica. Por esse motivo, a necessidade de um sistema que integrasse de forma organizada esses processos se tornou inevitável. Para Glock, o sistema dá "visão concreta e resgate da parte visual dos processos".
A ferramenta permite visualizar dados sobre a movimentação processual do acervo dos gabinetes de desembargadores e varas federais, e de acompanhar informações atualizadas sobre a quantificação dos processos que estão sendo distribuídos para os gabinetes. Além disso, pode-se visualizar o que está sendo produzido por cada um deles, abrindo a possibilidade de traçar metas, controlar fluxo de trabalho e projetar resultados. Relatórios, análises e painéis são atualizados continuamente e de maneira automática.
O projeto está em execução desde junho de 2015. Hoje, ao todo 773 gestores, sendo 385 juízes federais, 385 diretores de secretaria e três diretores de foro podem acessar via web, inclusive em dispositivos móveis, uma série de painéis. Esses painéis estratégicos são, contudo, de uso geral.
A estratégia é ampliar o projeto, buscando sua utilização em todos os processos da instituição. "A intenção é contemplar não só a área judiciária, como a administrativa, envolvendo o financeiro e o RH", garante o assessor. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) vem apostando em um sistema de gestão virtual baseado em inteligência analítica. A ferramenta traz mais eficiência à Justiça Federal e disponibiliza, de maneira mais rápida, as informações dos processos em andamento.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO