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JC Contabilidade

- Publicada em 15 de Setembro de 2017 às 15:25

Espaço permanente de informação e debate


JOÃO MATTOS/ARQUIVO/JC
Luiz Guimaraes
A ideia de criar um espaço editorial para debater o intrincado sistema tributário brasileiro, carregado de normas complexas, difusas e nem sempre claras, nasceu do interesse que a Ciência Contábil desperta e de sua importância para a sociedade. A tarefa não era fácil, porquanto inexistiam na época publicações similares em jornais de circulação diária que pudessem balizar a proposta, o que dificultava a abordagem - aquilo que em linguagem jornalística chamamos de pauta. O desafio estava posto, no entanto, e não havia como recuar.
A ideia de criar um espaço editorial para debater o intrincado sistema tributário brasileiro, carregado de normas complexas, difusas e nem sempre claras, nasceu do interesse que a Ciência Contábil desperta e de sua importância para a sociedade. A tarefa não era fácil, porquanto inexistiam na época publicações similares em jornais de circulação diária que pudessem balizar a proposta, o que dificultava a abordagem - aquilo que em linguagem jornalística chamamos de pauta. O desafio estava posto, no entanto, e não havia como recuar.
Em 18 de setembro de 2002, o Jornal do Comércio entregava a seus leitores o primeiro Jornal da Contabilidade, título que mais tarde passaria a JC Contabilidade. Ainda acanhado, impresso em preto e branco - apenas a capa era colorida -, circulou com a manchete "Como evitar escândalos". Inspirada em fraudes contábeis descobertas nos balanços das gigantes norte-americanas Enron e WorldCom, a reportagem destacava a importância do contador para lidar com situações como essas e como proceder para evitar que maquiagens contábeis contaminem a trajetória de organizações e do poder público.
Decorridos 15 anos, a manchete daquele primeiro número permanece viva nos dias de hoje, quando os escândalos financeiros no âmbito das empresas e dos governos se multiplicam. Muito do que estamos vendo nas operações Lava Jato e Zelotes passa pela má-fé, mas poderia ser pela falta de controle, fiscalização e organização financeira, comum a empresas que desprezam o trabalho do profissional contábil.
Se, nos últimos anos, corruptos e corruptores sofisticaram seus métodos, a legislação tributária também aperfeiçoou seus mecanismos de controle, obrigando o contador a se especializar e a se atualizar permanentemente. É neste sentido que o JC Contabilidade procura contribuir com a categoria, abrindo suas páginas para o debate dos temas que mais interessam ao setor. Desde sua criação, ajustes editoriais foram feitos na busca de aperfeiçoamento do conteúdo e da forma de apresentação do produto. Como estamos fazendo agora, quando passamos a circular com um novo projeto gráfico e editorial.
Espaços para opinião, dicas de leitura, entrevistas e reportagens abordando sempre temas atuais foram enriquecendo a publicação ao longo do tempo e cativando o leitor. Então o que aparentemente poderia interessar apenas a um público específico transformou-se em um fenômeno de leitura, tanto no papel quanto no veículo on-line.
Entre os produtos do jornal, o JC Contabilidade é hoje campeão de compartilhamentos na internet, atingindo os mais variados públicos. Afinal, não só ao contador interessa saber que novo imposto o governo vai criar, quais as alterações na declaração do Imposto de Renda, como proceder para abrir ou fechar uma empresa etc.
Adequar a linguagem técnica da Contabilidade para o texto jornalístico foi o primeiro desafio que a equipe de editores e repórteres enfrentou no início. Se organizar as contas de uma empresa, em um país recordista de impostos, já é uma tarefa difícil para os profissionais, levar ao leitor em linguagem fácil e acessível temas quase sempre complexos é um desafio permanente, que tentamos vencer a cada edição.
Mas não fazemos isso sozinhos. Não fossem nossos parceiros e fontes especializadas, sempre dispostos a contribuir com análises e interpretações do conjunto de normas e tributos que cercam os processos contábeis, não chegaríamos aos 15 anos renovados, revigorados e preparados para continuar entregando aos leitores um produto que ajuda a compreender a dinâmica de uma ciência cada vez mais fundamental para a prosperidade de corporações e governos.
Editor de economia
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