Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 08 de setembro de 2017. Atualizado às 16h39.

Jornal do Comércio

JC Contabilidade

COMENTAR | CORRIGIR

Formação

Notícia da edição impressa de 06/09/2017. Alterada em 05/09 às 18h29min

Atuação profissional é pauta da jornada acadêmica da São Judas Tadeu

Eu, Contador encerrou os debates que envolveram profissionais, professores e estudantes de Ciências Contábeis

Eu, Contador encerrou os debates que envolveram profissionais, professores e estudantes de Ciências Contábeis


VANESSA MAGNANI/VANESSA MAGNANI/SÃO JUDAS TADEU/DIVULGAÇÃO/JC
Ciências Contábeis é o quinto curso mais procurado, de acordo com dados divulgados recentemente pelo Censo da Educação Superior feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com isso, é possível perceber um aquecimento no mercado em função da procura pela formação na área. Atenta a estes dados e movimentos, a coordenação do curso das Faculdades Integradas São Judas Tadeu organizou, entre os dias 28 e 30 de agosto, uma jornada acadêmica. O evento teve como foco oportunizar aos acadêmicos a troca de experiências com profissionais do segmento.
No primeiro dia, o conselheiro consultivo da Federação Brasileira de Contábeis (CFC) e ex-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), Rogério Costa Rockemback, compartilhou informações com os alunos durante um bate-papo. Eduardo Mendonça, primeiro coach certificado no Estado, conversou com os futuros contadores sobre "seis passos para construir uma empresa bem-sucedida".
Segundo Mendonça, o processo de construção de um negócio deve prever um mapa para auxiliar a organização e o planejamento. Durante sua palestra, ele tentou ajudar as pessoas que têm um negócio: "compartilhei com os participantes as principais questões de comportamento que atrapalham empresários a ter negócios de sucesso". Ele completou afirmando que independentemente da posição recomenda que entre em ação.
O encerramento da Jornada Acadêmica ocorreu no dia 30, com o tema "Eu, contador". O evento contou com a participação de profissionais da Contabilidade que atuam em áreas não tão tradicionais. Os convidados foram Grace Avila Rodrigues, controller e membro da Comissão de Estudos do Terceiro Setor do CRCRS, Arcelia Beatriz Machado da Rosa, contadora e assessora de profissionais liberais, e Fabrício Calistro, contador do Sport Club Internacional. A jornalista Roberta Mello, repórter do caderno JC Contabilidade do Jornal do Comércio, foi a mediadora.
Conforme a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Patricia Coelho, a jornada mostrou que os alunos estão em busca de oportunidades que não eram tão visadas. "O perfil dos acadêmicos sofreu algumas mudanças nos últimos anos. Hoje, o empreendedorismo é um ponto que deve ser considerado e os segmentos que não eram pretendidos passaram a ser procurados", destaca. Atualmente, a Ciências Contábeis tem mais de 355 mil alunos matriculados conforme o Censo da Educação Superior. De 2009 até o ano passado, o curso teve um acréscimo de 34%.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia