Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Responsabilidade Social

- Publicada em 21 de Setembro de 2017 às 16:23

Petrópolis vive cultura, amizade e preservação

Praça Mafalda Verissimo, recuperada pela comunidade, receberá a quarta edição do projeto no próximo domingo

Praça Mafalda Verissimo, recuperada pela comunidade, receberá a quarta edição do projeto no próximo domingo


/PROJETO VIVE PETRÓPOLIS/DIVULGAÇÃO/JC
Porto Alegre conta com 625 praças urbanizadas, que, juntas, ocupam uma área total superior a 4 milhões de metros quadrados. Entre esses tantos locais, um abriga um evento em prol da preservação dos espaços públicos, a memória de um bairro e a disseminação da cultura. A praça Mafalda Verissimo é sede do projeto Vive Petrópolis, ação que busca ainda a união entre os moradores do bairro e a realização de eventos abertos à comunidade.
Porto Alegre conta com 625 praças urbanizadas, que, juntas, ocupam uma área total superior a 4 milhões de metros quadrados. Entre esses tantos locais, um abriga um evento em prol da preservação dos espaços públicos, a memória de um bairro e a disseminação da cultura. A praça Mafalda Verissimo é sede do projeto Vive Petrópolis, ação que busca ainda a união entre os moradores do bairro e a realização de eventos abertos à comunidade.
A quarta edição do projeto ocorrerá no dia 1 de outubro, das 10h às 18h, e é dedicada às crianças. A praça se transformará em palco para receber uma série de apresentações, todas gratuitas, como teatro, literatura, roda de poesia e música. As atrações não param por aí. É possível participar de oficinas, também de graça, que abordam temas como educação ambiental, artesanato e dança. "Nossa intenção não é comercial e sim divulgar o talento e os dotes artísticos dos moradores, criando uma empatia entre vizinhos. Sabemos que ações assim podem buscar soluções como combate a violência e fazer do bairro e da praça um lugar bem mais agradável", destaca o geógrafo Marcelo Roncato, idealizador do projeto.
Durante a quarta edição do evento, serão arrecadados livros infantis para doação ao projeto Vó Chica Vive, que serviu de inspiração para o Vive Petrópolis. A iniciativa é desenvolvida na Vila Safira, localizada no bairro Mario Quintana, que detém o menor Índice de Desenvolvimento Humano da Capital. Embora vivam realidades completamente distintas - o Petrópolis é um dos 10 bairros com o metro quadrado mais caro de Porto Alegre, segundo dados do portal de imóveis Viva Real - as duas localidades se uniram graças ao objetivo comum de buscar a recuperação de seus espaços públicos.  
"Geralmente, as periferias são locais carentes de atuação por parte do poder público e, por isso, os vizinhos tendem a se ajudar mais", comenta Roncato. Cláudio Roberto Pagno da Costa, fundador do projeto Vó Chica Vive,  lutou pela reforma da praça do bairro que, por muitos anos, funcionou como depósito de lixo. A partir da ação do morador, o local voltou a ser frequentado e a oferecer atividades culturais à comunidade.
A empatia entre vizinhos vivida no bairro Mario Quintana inspirou o geógrafo. Tudo começou no ano passado, quando um dos moradores mais ilustres do bairro, Luis Fernando Verissimo, completou 80 anos. A ideia era comemorar a data na praça, que leva o nome da mãe do escritor, mas o local estava sem condições de receber os convidados. "Os brinquedos tinham sido retirados, as calçadas estavam quebradas e, além disso, houve a poda drástica de um frondoso Angico", rememora Roncato. Isso, no entanto, não foi motivo para desistir. "A festa ocorreu em meio ao caos de galhos cortados e buracos, o que nos levou a fazer abaixo-assinado com o apoio do Proteja Petrópolis e buscar junto à prefeitura soluções, o que até hoje não ocorreu", lamenta, ao lembrar que a administração e a preservação de praças são de responsabilidade da Secretária Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).
Este evento deu início a um movimento de cuidado e atenção ao local, que faz parte da história do bairro Petrópolis e é um marco da Capital. É na Mafalda Verissimo que se encontra a caixa d'água construída em 1937, nos primórdios da ocupação da localidade, considerada patrimônio cultural do bairro pela Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (Epach) de Porto Alegre. Além disso, também foi utilizada para a exibição do documentário Petrópolis - Memória de um bairro, pelos alunos do curso de Museologia da Ufrgs.
"A praça é o escape para todos moradores desta localidade", define. A expectativa é que mais pessoas visitem o local no próximo domingo, data em que também será comemorada a obra do escritor Luis Fernando Verissimo e o primeiro ano do projeto Vive Petrópolis. "A cada evento que realizamos, percebemos que mais moradores aderem à ideia de cuidar de nossos espaços públicos como vem acontecendo em outras praças", comemora Roncato. 

PROGRAMAÇÃO

Dança Circular com Patrícia Preiss,
Oficina A Pézito Renatha Morés,
Slack Line com Ricardinho Linden, Varal de fotos na
Caixa d água e Aquarela e paisagem com Thiago
Melchiors & convidados,
Oficina Takuá - educação ambiental,
Tecido Escola Maria Pendurada.
14h Performance personagens LFV
com os contadores de histórias Bárbara e Jairo Klein,
15h OG , Orquestra de Guitarras e
meninas cantoras da Escola Guitarríssima,
Coreografia do Rosa Cia de Dança, Profª Cris Nunes
Performance músico Fredi Bessa e bailarina Cris Nunes
Canto das Marés Pocket Show,
Roda de poesia