Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 23 de Agosto de 2017 às 17:48

Justiça mantém condenação de Eduardo Azeredo

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) confirmou ontem a condenação de primeira instância do ex-governador de Minas Eduardo Azeredo (PSDB), acusado dos crimes de lavagem de dinheiro e peculato, no esquema conhecido como mensalão mineiro.
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) confirmou ontem a condenação de primeira instância do ex-governador de Minas Eduardo Azeredo (PSDB), acusado dos crimes de lavagem de dinheiro e peculato, no esquema conhecido como mensalão mineiro.
O julgamento foi concluído por volta de 0h30min desta quarta-feira. Dois desembargadores votaram pela manutenção da decisão de primeiro grau e um, contra. A pena da sentença proferida em dezembro de 2015 foi reduzida de 20 anos e 10 meses de prisão para 20 anos e 1 mês. O tucano vai recorrer em liberdade.
Segundo o Ministério Público Estadual, o ex-presidente do PSDB participou de desvios de dinheiro de estatais para abastecer sua campanha à reeleição ao governo em 1998 - ele perdeu a disputa para Itamar Franco.
Na sustentação oral, o procurador Antonio de Pádua Marques Júnior afirmou que Azeredo "tinha toda a compreensão do que estava se passando". O procurador afirmou ainda ter ficado provado que o tucano se reuniu com o empresário Marcos Valério, acusado de repassar por meio de suas empresas de publicidade recursos para a campanha de Azeredo. "Há ainda 72 ligações (telefônicas) entre Marcos Valério e Azeredo", afirmou.
O advogado do tucano, Castellar Modesto Guimarães, também em sustentação, afirmou que as ligações telefônicas "surgiram muito tempo depois" e que o MP desprezou provas importantes no processo que poderiam afastar o tucano de envolvimento no esquema. "Azeredo vive um martírio sem explicação", disse. "Vamos aguardar a publicação da decisão para avaliarmos os recursos a serem impetrados. Esperamos a reforma da sentença."
Na denúncia contra Azeredo, de 2007, o MP afirmou que o tucano, como governador, participou do desvio de R$ 3,5 milhões de estatais como a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para sua campanha. Os recursos foram repassados pelas empresas de publicidade de Marcos Valério, condenado a 37 anos de prisão pela participação no mensalão federal, que veio à tona no governo Lula (PT).
Em fevereiro de 2014, já réu no mensalão mineiro, o tucano, que à época era deputado, renunciou ao cargo, o que fez com que o processo fosse enviado à primeira instância, em Minas.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO