Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 08 de agosto de 2017. Atualizado às 09h19.

Jornal do Comércio

Opinião

COMENTAR | CORRIGIR

artigo

Notícia da edição impressa de 08/08/2017. Alterada em 08/08 às 09h20min

Abrir uma empresa em 24 horas é possível!

Roque Severgnini
Em Farroupilha, na Serra Gaúcha, 70% das empresas são abertas em 24 horas; e 100%, em até 48 horas. A cidade de Farroupilha fazia coro aos demais municípios do Brasil, pois seu tempo médio para abrir uma empresa era de 400 dias. Tudo mudou quando vontade política e parcerias entraram em campo.
A liderança da administração municipal e a parceria com as entidades mudaram este cenário. A legislação foi alterada, os processos foram simplificados, a Redesimples foi implantada, e surgiu a Sala do Empreendedor, dentro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ali funcionam, no mesmo espaço, o Escritório da Junta Comercial e a emissão de alvarás.
Com a unificação dos processos, permitiu-se também a entrada única de documentos: o contribuinte não precisa mais circular pela prefeitura de secretaria em secretaria peregrinando em busca de solução. A entrada e a saída de documentos são únicas, o que contribuiu para reduzir os prazos e fazer desaparecer a indesejada burocracia.
Farroupilha tornou-se um município atrativo para investimentos: além de estar estrategicamente bem posicionada do ponto de vista geográfico, tem o alvará mais rápido do Brasil e criou o Programa Inova, que oferece incentivos para empresas de inovação e ambientalmente sustentáveis.
Estas boas práticas estão ajudando muito a cidade a enfrentar o mau momento da economia brasileira. Estamos trabalhando para manter e melhorar nossos índices, preparados para cuidar bem das nossas empresas, receber as que desejam se instalar e possibilitar com que cresçam em um ambiente muito favorável.
Secretário de Desenvolvimento Econômico de Farroupilha
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia