Tecnopuc e Carlos Gomes são os pontos do Z Café com a novidade Tecnopuc e Carlos Gomes são os pontos do Z Café com a novidade Foto: /z café/DIVULGAÇÃO/JC

Cafeteria testa venda sem atendentes

Depois das 20h, os clientes escolhem os produtos e pagam direto nos totens

Confiança. Essa é a palavra que define o novo estilo de negócios no qual o Z Café vem apostando em Porto Alegre. O modelo tradicional de seguranças na porta e clientes dependendo de atendentes no caixa para finalizar o pedido não é mais predominante em algumas unidades da marca a partir das 20h.
Os sócios Carlo e Sandro Zanette instalaram totens em duas de suas oito lojas, gerando mais autonomia aos frequentadores. Isto complementa o formato takeaway, que estimula o cliente a pegar lanches prontos e cafés e consumi-los onde quiser. Esse conceito já é bem conhecido nos Estados Unidos, pois o mercado entendeu que as pessoas têm pressa e dificilmente conseguem parar para tomar café.
As lojas Z Café oferecem serviços de almoço, café da manhã, lanche da tarde e jantar. O takeaway contempla um pouco de cada momento desses. "O cliente pega, a gente aquece. Ele compra aqui e leva para o escritório ou para a casa. Essa liberdade de consumo era uma das premissas que a gente tinha", comenta Carlo.
Com a instalação dos totens, as lojas podem continuar funcionando mesmo depois do fim do horário dos funcionários. A operação da Carlos Gomes ficava aberta até as 20h, porém, como o ambiente é um prédio restrito, os empreendedores optaram por não fechá-la após esse horário. "As pessoas podem vir na geladeira, pegar o produto e efetuar o pagamento no totem. Sem ninguém cuidando. Essa relação de confiança que a gente quer criar."
Segundo Carlo, os produtos com mais saída são as cervejas. "Aqui, a gente tem o perfil de happy hour, então sai bastante. Depois, são coisas pequenas: docinho, salgado pronto", detalha. O novo formato takeaway funciona na loja da Carlos Gomes e no Tecnopuc. A novidade registra crescimento de 15% ao ano. A terceira unidade com o modelo será no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), que deve inaugurar neste segundo semestre.
Compartilhe
Comentários ( 0 )

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio