Sobre o Autor
Evelyn Coco � Leader, Personal e Professional Coaching, especializada em Career Coaching Foto: ED COSTA/ED COSTA/DIVULGA��O

Evelyn Coco

Leader, Personal e Professional Coaching, especializada em Career Coaching

Nove dicas para quem quer come�ar a empreender

O Brasil tem mais de 12 milhões de desempregados e vive um momento em que empreender passa a ser a grande aposta para superar a crise econômica. Empreender significa realizar, por isso, a principal característica que um empreendedor precisa ter é a vontade de fazer. Veja nove dicas:
1. Planeje: você sabia que a maioria das empresas brasileiras que fecham antes de completar cinco anos tem como um dos principais fatores a inexistência ou a inadequação de um planejamento estratégico? O planejamento visa tornar a empresa mais eficaz e mais eficiente, além disso, diminui a distância entre ideias e bons resultados.
2. Crie uma mente empreendedora: você já ouviu a expressão "Tenha dor de dono"?. Se você pretende empreender algum dia, comece a trabalhar como se a empresa em que trabalha hoje fosse sua.
3. Faça Benchmarking: fazer um benchmark é simplesmente realizar uma pesquisa com seus concorrentes e empresas do nicho para entender quais são as melhores e as piores práticas do seu mercado.
4. Seja especialista em algo: no livro de Jim Collins, "Empresas feitas para vencer", o autor apresenta o resultado de cinco anos de pesquisa sobre empresas que se tornaram ótimas. Na publicação, ele explica o "conceito do porco espinho". O nome do conceito é uma analogia ao ensaio de Isaiah Berlin sobre o porco espinho e a raposa. A raposa ataca o porco espinho de diversas maneiras, gastando sua energia e não trazendo resultados. Já o porco espinho age de forma focada, se defendendo da raposa ao se posicionar contra ela, apenas sendo uma bola cheia de espinhos. A raposa seria aquela marca que atua em várias frentes. O porco espinho, por sua vez, seria a marca que entende toda a complexidade à sua volta e tem a capacidade de se focar.
5. Aprenda a aprender: não basta ser bom no que você faz. Prepare-se, estude, pergunte para quem já fez.
6. Você não precisa estar sozinho: tem um ditado que diz que você não precisa saber sobre tudo, mas precisa ter o telefone de quem sabe. Procure pessoas que possam ajudá-lo a se desenvolver e empreender.
7. Faça networking: esta expressão tão usada pelos empreendedores de sucesso quer dizer apenas que você precisa ter bons relacionamentos e uma boa rede de contatos.
8. Aposte na modelagem de excelência: onde falta motivação, falta inspiração. Busque modelar quem já alcançou os resultados que você deseja.
9. Persista: no empreendedorismo acontecem altos e baixos, montanhas e vales, sucessos e retrocessos. Empreendedor não ganha todas.
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( )
Deixe um coment�rio

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio