Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 30 de agosto de 2017. Atualizado �s 22h23.

Jornal do Com�rcio

Expointer 2017

COMENTAR | CORRIGIR

Ve�culos

Not�cia da edi��o impressa de 31/08/2017. Alterada em 30/08 �s 21h19min

Agroneg�cio 'segura' perdas de montadoras

Picapes e SUVs t�m crescido ano a ano na prefer�ncia dos produtores rurais

Picapes e SUVs t�m crescido ano a ano na prefer�ncia dos produtores rurais


JONATHAN HECKLER/JONATHAN HECKLER/JC
Samuel Lima
Picapes e SUVs não são exatamente equipamentos agrícolas, mas também têm venda impactada pelo resultado da safra ao longo dos anos, garantem representantes de montadoras e concessionárias presentes na 40ª Expointer. O agronegócio, setor da economia que teve menor retração nos anos de crise, teria, portanto, ajudado as montadoras a sofrer um pouco menos no segmento de comerciais leves, que inclui esses modelos.
Para este segmento, a queda foi de 38,1% na comparação dos primeiros semestres de 2013 e 2017, segundo dados de emplacamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Já a retração no segmento de automóveis foi de 42,3% no mesmo período. Além disso, a venda de comerciais leves chegou a crescer 8,4% logo após a safra recorde de grãos brasileira 2013/2014, na contramão dos números gerais.
Vladimir Centurião, diretor comercial da Toyota no Brasil, garante que a venda tem subido ano a ano para o comprador do meio rural. "Não vemos nenhum problema. O setor de picapes e SUVs está muito bem, principalmente no agronegócio", afirmou ele, que participou de coletiva de imprensa organizada pela montadora em Esteio, na última segunda-feira, dia 28. A meta é comercializar 210 unidades nesta edição da Expointer, o que representaria alta de 16% em relação a 2016, com cerca de metade da saída para produtores rurais e familiares. Ele também ressalta que a exposição tende a trazer resultados até, pelo menos, três meses depois.
A Expointer também é uma oportunidade para concessionárias mais urbanas, afastadas da produção agrícola, atingirem esse público. A Sinoscar Chevrolet, por exemplo, que tem 10 lojas na Região Metropolitana, Serra e vales do Caí e Paranhana, espera vender 200 carros durante a feira, superando as 167 unidades vendidas na edição passada e com cerca de 60% da saída para agricultores e pecuaristas, público pouco comum no restante do ano. O primeiro fim de semana empolgou: foi 40% melhor em negócios, por conta de um público mais comprador, segundo o gerente de vendas da empresa, Marlo Hermann. "O brasileiro cansou de esperar para trocar, e a safra tem a ver diretamente", avalia.
A iniciativa do setor de ocupar parte significativa do parque Assis Brasil também se deve ao costume do produtor rural de esperar a Expointer para adquirir um carro novo, conta o gerente comercial da Iesa Nissan, Alexandre Barbosa, para quem 60% dos visitantes do estande trabalham no meio rural. "Dois meses antes da feira, para a venda de picapes e SUVs por causa disso", afirma ele. A expectativa é vender 50 veículos do modelo "top de linha" da Frontier até domingo.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia