Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 11 de Agosto de 2017 às 08:06

Preocupação com EUA e Coreia do Norte causa fortes perdas nas bolsas asiáticas

Agência Estado
As bolsas asiáticas fecharam em baixa significativa nesta sexta-feira (11), à medida que investidores continuaram evitando ativos considerados mais arriscados - caso das ações -, diante da recente escalada das tensões entre EUA e Coreia do Norte.
As bolsas asiáticas fecharam em baixa significativa nesta sexta-feira (11), à medida que investidores continuaram evitando ativos considerados mais arriscados - caso das ações -, diante da recente escalada das tensões entre EUA e Coreia do Norte.
Ontem, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que a ameaça de "fogo e fúria" que havia feito à Coreia do Norte na terça-feira talvez não tenha sido "suficientemente forte", levando os mercados de Nova Iorque a registrar as maiores perdas desde 17 de maio.
A China ampliou a polêmica ao publicar editorial no jornal estatal Global Times alertando que Pequim intervirá se houver um primeiro ataque contra a Coreia do Norte.
"Essa situação está começando a se transformar na crise dos mísseis de Cuba desta geração", avaliou Robert Carnell, economista-chefe do ING para a Ásia e o Pacífico.
Também nos últimos dias, o regime norte-coreano ameaçou atacar o território de Guam, que é administrado pelos EUA.
Antes das perdas recentes, as bolsas asiáticas vinham acumulando fortes ganhos este ano. Para alguns investidores, o embate retórico entre EUA e Coreia do Norte - e a menor liquidez, típica desta época do ano - traz uma oportunidade para realização de lucros.
Na Coreia do Sul, o índice Kospi caiu 1,69% hoje, a 2.319,71 pontos. Ao longo da semana, a desvalorização em Seul foi de 3,2%, a maior desde que uma proposta para a retirada do Reino Unido da União Europeia - o chamado Brexit - foi aprovada em plebiscito, em junho do ano passado.
Já na China, os mercados aprofundaram as perdas, após reagirem de forma mais comedida nos dois pregões anteriores. O índice Xangai Composto teve baixa de 1,63%, a 3.208,54 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 1,60%, a 1.842,60 pontos. No Japão, não houve negócios hoje devido a um feriado local.
Em outras partes da Ásia, o Hang Seng caiu 2,04% em Hong Kong, sua maior queda em nove meses, a 26.883,51 pontos, e o filipino PSEi recuou 0,47% em Manila, a 7.928,43 pontos, mas o Taiex ficou estável, a 10.329,57 pontos, recuperando-se depois de abrir a sessão em baixa de quase 1%.
Na Oceania, a bolsa australiana foi também influenciada pelos temores geopolíticos e o índice S&P/ASX 200 sofreu queda de 1,18% em Sydney, a 5.693,10 pontos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO