Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 03 de Agosto de 2017 às 00:00

Construsul começa em clima de otimismo

Vice-governador Cairoli participou da abertura do evento

Vice-governador Cairoli participou da abertura do evento


KARINE VIANA/PALÁCIO PIRATINI/DIVULGAÇÃO/JC
A abertura da 20ª edição da Construsul - Feira Internacional da Construção, realizada ontem na Fenac, em Novo Hamburgo, foi marcada pelas manifestações de reconhecimento ao setor como um importante instrumento na desejada retomada econômica do País. O segmento pode funcionar como uma mola propulsora de emprego e renda.
A abertura da 20ª edição da Construsul - Feira Internacional da Construção, realizada ontem na Fenac, em Novo Hamburgo, foi marcada pelas manifestações de reconhecimento ao setor como um importante instrumento na desejada retomada econômica do País. O segmento pode funcionar como uma mola propulsora de emprego e renda.
"Aqui estão os empreendedores que geram riqueza para nosso Estado e para nosso País. O que está sendo construído permite que possamos desejar um 2018 e 2019 melhores do que o que estamos vivendo. Vivemos em um País continental e como empresários queremos avançar", afirmou o vice-governador José Paulo Cairolli, que esteve presente na solenidade de abertura.
O diretor da Sul Eventos, Paulo Richter, lembrou das duas décadas de feira e destacou que os expositores estão otimistas com a retomada da economia para os próximos anos. "A Construsul está completando 20 anos e vamos seguir construindo a feira cada vez melhor. Somos uma empresa gaúcha, organizando um evento gaúcho no solo gaúcho e isso nos orgulha muito. Conversando com os expositores, percebemos que eles estão otimistas com os negócios. Não é a Sul Eventos a responsável pelo sucesso da Construsul, mas as entidades, os expositores e as pessoas que nos apoiam e que colocam a energia necessária para a máquina trabalhar", avalia Richter.
A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, ressaltou a importância econômica para o município receber um evento do porte da Feira Construsul. "Sem dúvida tem uma importância muito grande para cidade e é bom lembrar que quando falamos em construção civil, não nos limitamos ao setor especificamente. Quando se constrói um apartamento, por exemplo, precisa-se mobiliar e decorar, então há toda uma movimentação econômica no entorno disso", afirmou.
O setor alimenta uma grande expectativa por medidas políticas e econômicas que auxiliem a promover a tão esperada retomada do crescimento. "Esperamos que o Congresso Nacional resolva essa crise política e desejamos que o país volte a pensar no crescimento econômico. Queremos que os políticos se concentrem nas reformas que precisam ser feitas. Não há mais estrutura para pagar salários e aposentadorias absurdas, diante de um cenário de um País absurdamente arrecadador", afirmou o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinducon-RS), Ricardo Antunes Sessegolo.
Uma das atrações no primeiro dia foi o 5º Seminário de Inovação e Tecnologia da Construção Civil promovido pelo Sinduscon-NH. O objetivo central do encontro foi provocar uma mudança que precisa ser feita em empresas ligadas à construção. A metodologia usa um conjunto de softwares e processos que ajudam a planejar e avaliar melhor os materiais.
"Hoje é possível fazer um planejamento visual que até pouco tempo era menos presente nas obras. Consegue-se extrair orçamentos em um tempo muito menor. É preciso saber usar essas informações usando a tecnologia como base nessa mudança", explicou o consultor da RS Consultoria, Rogério Suzuki.
A 20ª Construsul espera receber 45 mil visitantes até o próximo sábado. O horário de visitação é das 14h às 21h durante a semana e das 11h às 18h no sábado. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site feiraconstrusul.com.br.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO