Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#Intervalo - Vieira da Cunha

- Publicada em 13 de Agosto de 2017 às 22:28

Memória em apuros

O mais rico acervo sobre a propaganda brasileira repousa inerte em alguma sala da ESPM-Sul, para desapontamento da publicitária gaúcha Áurea Helena Silveira. Foi ela quem, ao longo de quase quatro décadas, se deu ao trabalho de colecionar milhares de filmes, livros, anúncios, jingles e peças publicitárias, criando o Museu Memória da Propaganda, que tentou manter no Estado. Como não encontrou nenhum mecenas por aqui, acabou negociando o material com a Rede Globo em novembro de 2013 e, conforme relembrou Coletiva.net, entregou-o à escola.
O mais rico acervo sobre a propaganda brasileira repousa inerte em alguma sala da ESPM-Sul, para desapontamento da publicitária gaúcha Áurea Helena Silveira. Foi ela quem, ao longo de quase quatro décadas, se deu ao trabalho de colecionar milhares de filmes, livros, anúncios, jingles e peças publicitárias, criando o Museu Memória da Propaganda, que tentou manter no Estado. Como não encontrou nenhum mecenas por aqui, acabou negociando o material com a Rede Globo em novembro de 2013 e, conforme relembrou Coletiva.net, entregou-o à escola.

... por falta de recursos

Em entrevista ao Coletiva.net, Áurea, que hoje reside no Rio de Janeiro, se disse triste: "Infelizmente, parece que a ESPM não deu muito valor". Já a instituição informou que está tentando digitalizar o material desde que recebeu o acervo da Rede Globo, mas tem enfrentado dificuldades devido a falta de recursos. A publicitária trabalha agora em um projeto no Instituto Europeu de Design (IED), situado no prédio da antiga TV Tupi. "Sempre sonhei em levar o 'Memória da Propaganda' para lá. Eles estão bastante animados com a minha participação. Tomara que, juntos, possamos fazer coisas boas", falou.

E os negócios melhoram

Uma boa nova foi revelada pela pesquisa Visão de Ambiente de Negócios em Agência de Propaganda (Van Pro), realizada pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) em julho de 2017, com 167 organizações do setor de todo o Brasil. O levantamento revelou que, em comparação ao primeiro trimestre deste ano, o desempenho das agências subiu para 51%, enquanto pouco mais de 40% das empresas disseram que houve melhoria nos negócios. E mais: outros dados do estudo mostram que 58,23% das agências esperam crescimento de investimento publicitário.

Alerta para o que ofende

Está no ar a nova campanha do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), que procura detalhar a importância do órgão como autoridade para regulamentar a propaganda brasileira. Anúncios, spots e dois filmes criados pela AlmapBBDO destacam que o Conar tem legitimidade para diferenciar o que é gosto pessoal do que é antiético e ofensivo. O órgão é formado por representantes da indústria - agência, veículos e anunciantes - e por personalidades independentes que representam a sociedade civil.

Top dos mídias

Será na noite desta quarta-feira a realização da edição 2017 do Top Of Mídia, promoção do Grupo de Mídia que busca destacar os melhores trabalhos de mídia e os profissionais de veículos. A temática desta vez é "Adaptação", uma referência às mudanças provocadas no mercado da propaganda e aos questionamentos diários dos profissionais da área, como destacou a presidente do grupo, Renata Shenkel. Mais informações, inclusive sobre ingressos, estão no site www.grupodemidiars.com.br.
 

Tá ligado

Prefeitura de Porto Alegre prepara edital para a licitação de agência de publicidade, a ser publicado nos próximos 40 dias. A administração municipal está sem agência e negocia com veículos pagamentos atrasados referentes a veiculações ocorridas ainda na gestão anterior.
É neste sábado o BS Festival, promoção que o Black Sheep Project realiza em parceria com o Espaço Voz, com o Grupo Austral e com o Nós Coworking. Evento de inovação ocorrerá das 8h30min às 22h em quatro locais diferentes do Shopping Total e seus arredores, de forma simultânea, possibilitando que os participantes selecionem os conteúdos de sua preferência. A programação está disponível no site do Black Sheep Project, assim como a compra de ingressos.
 

Parceiros

O professor da Pucrs e economista da Fundação de Economia e Estatística (FEE) Alfredo Meneghetti Neto ministrará um workshop sobre os desafios da economia gaúcha às 19h30min desta terça-feira, na Associação Riograndense de Imprensa (avenida Borges de Medeiros, 915). Vai abordar assuntos como dúvidas frequentes sobre o PIB, inflação e juros. O evento tem entrada franca, mas exige reserva prévia, que pode ser feita pelo telefone da ARI: 3211-1555.
 

Agências


COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
SINAPRO lidera um movimento em que pelo menos 12 agências já estão integradas, trabalhando para traçar um quadro de cargos e salários do setor. Uma pesquisa será iniciada nos próximos dias, e o sindicato está aberto à adesão de mais empresas interessadas.
ESCALA criou a campanha "É hora de fazer", que apresenta a linha de motosserras da Stihl. Agência renovou a linguagem de comunicação da marca a partir de um estudo com o público consumidor, cujo resultado mostrou que os cientes têm gosto pelo trabalho.
MATRIZ assina a campanha de Dia dos Pais para a rede Farmácias Associadas. A ação conta com jingle produzido pelo estúdio Batuque Música e vinheta para TV elaborada pela produtora Pé Grande.

Gente


COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
O publicitário Alberto Meneghetti dará uma palestra para contar sua experiência, percepções e insights sobre o Festival Internacional de Criatividade de Cannes, evento do qual já participou em três edições. "Cannes Review - A visão de quem viu Cannes além dos Grand Prix" é o tema da palestra marcada para esta quinta-feira, às 19h30min, no auditório B da ESPM. O sócio-diretor da e21 promete detalhar o que observou na edição deste ano e trazer "um olhar que vai além dos prêmios". Informação sobre participação pode ser obtida pelo telefone 3218-1300.

Perfil


COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é do empresário Jonatas Abbott.

By the way...

... a série Game of Thrones também traz bons ensinamentos. Como este: Não há vergonha no medo. O importante é como o encaramos.