Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 22 de Agosto de 2017 às 22:49

Agosto, 24


MILTON GERSON/DIVULGAÇÃO/JC
O monumento da Carta Testamento de Getulio Vargas, localizado na Praça da Alfândega, chegou a ter presença diária de admiradores do presidente Gegê, mas com o correr dos anos, ele só é lembrado no dia 24 de agosto, e quase sempre por parlamentares que buscam alguma divulgação. Pré-candidato ao Planalto, Ciro Gomes (PDT) estará aqui amanhã a convite de Mauro Zacher, que preside o diretório metropolitano do PDT.
O monumento da Carta Testamento de Getulio Vargas, localizado na Praça da Alfândega, chegou a ter presença diária de admiradores do presidente Gegê, mas com o correr dos anos, ele só é lembrado no dia 24 de agosto, e quase sempre por parlamentares que buscam alguma divulgação. Pré-candidato ao Planalto, Ciro Gomes (PDT) estará aqui amanhã a convite de Mauro Zacher, que preside o diretório metropolitano do PDT.

Por falar em homenagem...

...a placa original em bronze foi surrupiada há muitos anos e em seu lugar colocaram uma de latão, que tornava sua leitura quase impossível. Ler em sânscrito seria mais fácil. A nova, que será inaugurada amanhã, volta a ser legível. É bom aparafusá-la com a melhor tecnologia. Isso se não carregarem a pedra inteira.

Vai que é tua, Perondi

Inaugurada 1959, a BR-153 que liga Marabá, no Pará, a Aceguá, na fronteira com o Uruguai, tem 4.355 quilômetros de extensão e é toda pavimentada, com exceção de um trecho de 68,4 quilômetros entre Erechim e Passo Fundo. Agora, o deputado federal gaúcho Darcísio Perondi (PMDB) informa que assumiu a bronca. Se Perondi, fiel escudeiro e amigo de todas as horas do presidente Michel Temer (PMDB) não resolver, ninguém mais conseguirá.

Chumbo grosso

Ambientalistas estão inquietos com o projeto da Votorantim Metais e a Iamgold que pretendem minerar cobre, zinco e chumbo a céu aberto numa área preservada do Pampa próxima ao Rio Camaquã, nos limites dos municípios de Caçapava do Sul, Bagé, Santana da Boa Vista e Pinheiro Machado. A mobilização está crescendo.

Novos negócios

As perspectivas de volta do crescimento da economia estão mexendo também as consultorias. Caso da M.Stortti, que implantou novo modelo com unidades de negócios que incluem infraestrutura, hotéis, varejo e franquia, tecnologias, fusões, aquisições e investimentos, desenvolvimento imobiliário e advocacia.

O sofá da sala

Com frequência as turmas que fazem a limpeza do Arroio Dilúvio divulgam a quantidade de objetos inusitados jogados no riacho pela população, sofás e geladeiras entre eles. E isso remete a uma questão: o que fazer com um sofá ou geladeira que não tem mais serventia e estão quebrados? O Mensageiro da Caridade só aceita móveis ainda servíveis e não cacos. Então fazer o quê com eles?

O último dos moicanos

Em todas as pesquisas feitas nos últimos anos sobre o prestígio das instituições, as Forças Armadas em geral e o Exército em particular sempre estiveram entre os primeiros, não raro até entre os três primeiros. Também nunca ficaram na lista dos mais desgastados. Até agora. Com essa fraude bilionária nas aposentadorias de militares, lá se vai um bom naco do prestígio dos meios castrenses.

A placa de Cairoli


ITAMAR AGUIAR/AGÊNCIA FREELANCER/DIVULGAÇÃO/JC
O vice-governador José Paulo Cairoli (PSD) fez ontem palestra na Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), onde falou sobre o Estado amistoso ao empreendedorismo (matéria nesta edição). Pouco antes, Cairoli, aqui com o presidente da ACPA, Paulo Afonso Pereira (e), foi homenageado com uma placa no quadro de presidentes da associação.
 

Liderança na Serra

Seu Eugênio Spíer da Rádio Imperial FM 104,5 está todo prosa. Segundo o site radios.com.br, a sua emissora é a mais acessada na Serra Gaúcha e outras regiões, seguindo-se a Rádio Gaúcha Serra, Rádio Viva FM Farroupilha, Rádio Nova Progresso AM São Leopoldo e Rádio Caxias FM - Caxias do Sul. A Imperial é um fenômeno de FM. Pega até em Santa Cruz do Sul.

Violência escolar I

O caso da professora Marcia Friggi, que foi espancada por um aluno em escola de Santa Catarina ganhou manchete nacional. Mas não deveria ser surpresa a torpe agressão. Isso acontece com alta frequência em todo o País, sem falar em agressões verbais, constrangimentos, chantagens como ameaçar quebrar o carro do mestre e outras vilanias do gênero, que já viraram rotina em escolas e colégios.

Violência escolar II

Não é de hoje que professores se queixam da agressividade dos alunos que não raro partem para o desforço físico. Acontece menos ou quase não acontece em cidades pequenas, onde a unidade familiar e o respeito ao professor ainda são pedras basilares, e os pais não defendem tanto seus travessos rebentos como se anjinhos fosse. Não senhores, a maioneses já desandou há muito tempo. Viveremos o pior dos futuros.

Miúdas

  • EMPRESÁRIO Ricardo Malcon foi eleito presidente-executivo da Associação do Corpo Consular do RS.
  • ESTRATEGISTA Robert Ilse será palestrante do 18º Congresso Internacional da Gestão dia 5 de setembro/Pucrs.
  • IDAS e vindas nas previsões meteorológicas de alguns profissionais poderiam ter como final "Se Deus Quiser".
  • COM alguma frequência, considerando-se as erratas, Deus não quer.
  • LEITOR pergunta por que a Smic dá uma geral nos camelôs do Centro Histórico da Capital mas livra os senegaleses.