Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 11 de Agosto de 2017 às 13:02

As mulheres da Assembleia


CRISTINA ELY/DIVULGAÇÃO/JC
Como parte dos cinco projetos da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, que tem a deputada Manuela d'Ávila (PCdoB) como procuradora, "A História das Mulheres no Parlamento" teve sua primeira de seis gravações realizada ontem pela TV Assembleia. O encontro, mediado pela jornalista Joanna Burigo, recebeu as ex-deputadas Jussara Cony (e) e Dercy Furtado, três das 35 deputadas que integraram ou integram o Parlamento gaúcho.
Como parte dos cinco projetos da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, que tem a deputada Manuela d'Ávila (PCdoB) como procuradora, "A História das Mulheres no Parlamento" teve sua primeira de seis gravações realizada ontem pela TV Assembleia. O encontro, mediado pela jornalista Joanna Burigo, recebeu as ex-deputadas Jussara Cony (e) e Dercy Furtado, três das 35 deputadas que integraram ou integram o Parlamento gaúcho.

Tudo está no seu lugar

Bem, tudo volta ao normal no nosso Rio Grande amado. Chuva torrencial, muitos raios, granizo, ventos fortes atingindo com mais força o Uruguai, parte do Oeste, Centro Sul e Leste, pacote extensível ao final da semana, informa a MetSul no seu aviso especial. Pelo tom da nota, podemos esperar um bocado de transtornos nos próximos dias. Feliz Dia dos Pais.

Historinha de sexta

Dois mendigos tiritam de frio debaixo do viaduto Otávio Rocha. O vento frio encana nas laterais. Um deles esfrega as mãos para aquecê-las e dirige-se para o colega.
Se eu tivesse a fortuna do Joesley Batista, seria ainda mais rico que ele.
Não entendo - retruca o outro -, por que mais rico?
Achas que só por eu ser um Batista eu deixaria de pedir esmola?

Os insones

Durante a Guerra Fria, anos 1950/60, quem não dormia de noite eram os alemães ocidentais, porque, em caso de conflito com a União Soviética, a primeira bomba explodiria na casa deles. Hoje, quem não dorme de noite são os sul-coreanos.

Máquina do tempo

A crise não é de hoje, nem do ano passado. Na consulta da edição do Jornal do Comércio de 2009, na página 9 da edição de 30 de março, há destaque para a matéria cujo título era "Crise freia avanço da classe média", chamando ainda a atenção para o fato de a classe C ter perdido 11% do seu contingente para as classes D e E durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De Osório para a Arena

Ex-presidente do PDT do Rio Grande do Sul e ex-prefeito de Osório, Romildo Bolzan Junior participa, às 19h desta segunda-feira, de um debate no Diretório Metropolitano, presidido pelo vereador Mauro Zacher. Bolzan falará sobre os modelos de gestão que implantou como prefeito de Osório e como presidente do Grêmio. Haveria aí um aceno para 2018?

Explosão externa

A The Economist desta semana trata sobre a "morte" dos motores de combustão interna, assunto que apavora menos as montadoras e mais os milhões dos seus empregados. Empregos serão extintos com o advento total de carros elétricos. Se a aterrissagem for forçada, e não um pouso suave com longo período de transição, sem dúvida, teremos desemprego em massa. E não só de engenheiros e técnicos: de fornecedores de autopeças, até do humilde mecânico de beira de estrada.

Distritão, uma pérola...

O Brasil tem uma capacidade extraordinária de fazer leis malfeitas. Essa de criar de afogadilho o distritão e, depois de um certo tempo, o distrital misto bem mostra que suas excelências não conseguem (ou não querem) preparar um projeto mais palatável ao universo de eleitores. Levaria um bocado de tempo para o TSE e os partidos explicarem como ele funcionaria já em 2018.

...do fazer malfeito

Dizem por aí que o voto distrital puro ou distrital misto é discutido há 20 anos nos meios políticos. É muito mais que isso. Quem lançou a ideia de o Brasil aderir ao distrital misto baseado no sistema alemão foi o presidente Ernesto Geisel, nos anos 1970. Enfrentou resistências até do partido do governo, a Arena, objeções tão fortes que acabou por desistir dele.

Finais

  • ADVOGADO criminalista gaúcho Daniel Gerber, radicado em Brasília, recebeu nesta quinta-feira homenagem da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
  • FESTIVAL da Primavera de Nova Petrópolis - Frühlingsfest (paisagismo e flores) começa dia 20 de setembro. Lançamento será dia 23 deste mês.

Miúdas

  • BLOCO do Congresso conhecido como Centrão cobra cargos e ameaça travar a Previdência. No popular, chantagem.
  • APONTA na curva outro ão, o Distritão. E, com ele, o financiamento público das campanhas. Adivinha quem paga a conta?
  • HOUVE tempo em que Dodge era apenas uma marca de veículos.
  • quanto tempo o distinto leitor não houve falar em cheque frio ou borrachudo?
  • PORTO ALEGRE é a capital da procrastinação, graças à Câmara dos Vereadores. Há problema? Empurre com a barriga.
  • POR exemplo: que fim levou a ideia de colocar o número da placa no baú dos motoboys?
  • HOJE é o Dia do Estudante. Alguns não estudam porque não podem; outros, porque não querem.