Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 31 de agosto de 2017. Atualizado �s 22h43.

Jornal do Com�rcio

Viver

COMENTAR | CORRIGIR

cinema

Not�cia da edi��o impressa de 01/09/2017. Alterada em 31/08 �s 17h50min

Heran�as da m�fia

Exibido em Cannes, O fantasma da Sic�lia � destaque da Festa do Cinema Italiano

Exibido em Cannes, O fantasma da Sic�lia � destaque da Festa do Cinema Italiano


PANDORA FILMES/DIVULGA��O/JC
Caroline da Silva
Primeiro longa da cinematografia italiana a abrir a Semana da Crítica no Festival de Cannes, o que ocorreu neste ano, o longa O fantasma da Sicília, escrito e dirigido por Fabio Grassadonia e Antonio Piazza, é um dos destaques da 8a Festa do Cinema Italiano, que segue com exibições na Capital (sala 3 do Espaço Itaú) até quarta-feira.
O evento trouxe ao Brasil os diretores para apresentar o filme, que tem sessões nesta sexta-feira, às 21h30min, e na próxima segunda-feira, às 19h. Com locações em Palermo, gracioso de início, angustiante em um segundo momento e bem construído do início ao fim, O fantasma da Sicília estreia em circuito nacional no final do mês.
O roteiro é baseado em fatos reais, adaptado do conto Un cavaliere bianco, do livro Non saremo confusi per sempre, de Marco Mancassola. Em 23 de novembro de 1993, Giuseppe Di Matteo, filho do mafioso Santino Di Matteo, é sequestrado por integrantes da Cosa Nostra para fazer com que o pai dele parasse de cooperar com a polícia. Mas a missão falha e o garoto passa 779 dias sob domínio dos mafiosos. O desaparecimento, que chocou a opinião pública, é narrado como se fosse uma fábula gótica, misturando diferentes gêneros, com fotografia de Luca Bigazzi (A grande beleza, 2013).
Os jovens atores Julia Jedlikowska (Luna) e Gaetano Fernandez (Giuseppe) estão magistrais nos difíceis papéis dos adolescentes protagonistas. A menina entra em uma verdadeira saga por não aceitar o "simples esquecimento" do garoto pela comunidade.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia