Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 15 de agosto de 2017. Atualizado �s 22h37.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

ACONTECE

Not�cia da edi��o impressa de 16/08/2017. Alterada em 15/08 �s 15h53min

Chiquinha Gonzaga em destaque

Idealizado e dirigido por Rosana Lanzelotte, VIII Circuito Musica Brasilis chega � Capital

Idealizado e dirigido por Rosana Lanzelotte, VIII Circuito Musica Brasilis chega � Capital


B�RBARA LOPES/DIVULGA��O/JC
O VIII Circuito Musica Brasilis, idealizado e dirigido pela cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte, chega a Porto Alegre, onde faz a apresentação Abram alas para Chiquinha Gonzaga. O espetáculo acontece hoje, às 21h, no Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº).
Trata-se de uma série de espetáculos cênico-musicais em que a música clássica é contextualizada por roteiros teatrais. A apresentação marca os 170 anos de nascimento de Chiquinha Gonzaga, a primeira compositora de relevância no Brasil, que viveu entre os anos 1847 e 1935, e compôs o clássico Abre-Alas. Chiquinha Gonzaga, que rompeu as barreiras de gênero, empunhou a batuta de maestrina, criou a primeira sociedade de direitos autorais no País - a Sbat - em 1917, escreveu operetas e vasta obra para piano.
O programa inclui obras de Chiquinha, José Maurício Garcia Nunes (homenageado pelos 250 anos de nascimento) e H. Villa-Lobos (130 anos de nascimento), e será interpretado pela premiada pianista Clara Sverner, a primeira a realizar um trabalho fonográfico só com composições de Chiquinha Gonzaga.
Também no palco do Theatro São Pedro, a atriz Helena Varvaki reviverá a compositora, através do texto de Filomena Chiaradia, baseado na biografia da compositora de autoria de Edinha Diniz. A turnê nacional, de 20 apresentações, acontece em 11 cidades de seis estados. Os ingressos custam entre R$ 5,00 e R$ 20,00. 
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia