Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Leitura

- Publicada em 17 de Agosto de 2017 às 15:52

Inovação

O jornalista Brad Stone, que cobre Amazon e áreas de tecnologia do Vale do Silício há 15 anos para publicações como Newsweek e The New York Times, conta, em seu mais novo livro, a história de duas empresas que revolucionaram o mercado de transportes e de hospedagem: Uber e Airbnb. "As upstarts" traz o caso dos dois maiores expoentes da chamada economia do compartilhamento, que facilita a vida de milhares de pessoas por aplicativos e sites que conectam necessidades a indivíduos capazes de atendê-las, sem o vínculo trabalhista empresa-funcionário tradicional.
O jornalista Brad Stone, que cobre Amazon e áreas de tecnologia do Vale do Silício há 15 anos para publicações como Newsweek e The New York Times, conta, em seu mais novo livro, a história de duas empresas que revolucionaram o mercado de transportes e de hospedagem: Uber e Airbnb. "As upstarts" traz o caso dos dois maiores expoentes da chamada economia do compartilhamento, que facilita a vida de milhares de pessoas por aplicativos e sites que conectam necessidades a indivíduos capazes de atendê-las, sem o vínculo trabalhista empresa-funcionário tradicional.
Stone afirma que, há pouco tempo, seria inimaginável alguém entrar no carro de um completo estranho e ir trabalhar, tampouco viajar para outro país e se instalar na casa de desconhecidos. No entanto, o crescimento dessas companhias mostra como a ideia deu certo, a ponto de alguns especialistas apontarem estes como símbolos de uma nova era de consumo.
Por meio de entrevistas com fundadores das duas empresas e profunda pesquisa e análise do assunto, o autor aborda tópicos como o ímpeto e a autoconfiança do empreendedor, trocas culturais e foco em comunidades para desenvolver negócios, como lidar com a insatisfação de parceiros, entre outros. Ele também não deixa de fora os questionamentos éticos acerca de condições de trabalho e segurança dos usuários..
As upstarts; Brad Stone; Editora Intrínseca; 384 páginas; R$ 54,90; disponível em versão digital

Rivalidade

A rivalidade desenvolveu a arte e nos brindou com obras incríveis, que influenciaram gerações e tiram, até hoje, o fôlego de amantes em museus e exposições. É o que mostra o crítico Sebastian Smee, vencedor do prêmio Pulitzer, no livro "A arte da rivalidade", que acompanha quatro amizades intensas, conturbadas e competitivas entre oito artistas excepcionais, que revolucionaram o campo.
Admiração, inveja e ambição fizeram parte da vida de Édouard Manet e Edgar Degas; Henri Matisse e Pablo Picasso; Jackson Pollock e Willem de Kooning; e Lucian Freud e Francis Bacon. De diferentes formas, a proximidade e as relações tumultuadas acabaram forjando a arte moderna, modificaram o trabalho de cada um dos envolvidos e os impulsionou a novos patamares criativos - seja em Paris, Londres ou Nova York, atravessando os séculos XIX e XX.
Ao abordar a rivalidade e o contato com o trabalho do outro - que muitas vezes disputava apoio de colecionadores e liderança no "mercado", ou seja, a vanguarda artística - que impacta positivamente o trabalho próprio, o livro de Smee transcende o campo da arte moderna, servindo também a empreendedores contemporâneos capazes de perceber e analisar a atuação de adversários e as inovações à volta. Empresários que se aproveitam disso para melhorar o próprio desempenho e alcançar o topo.
A arte da rivalidade; Sebastian Smee; Editora Zahar; 336 páginas; R$ 69,90; disponível em versão digital
 

Coaching

Uma lição sobre liderança, gestão, criatividade e produtividade para cada dia do ano: assim é colocado o livro "Passos de gigante", obra do escritor, filantropo, palestrante motivacional, coach e empresário Anthony Robbins, em nova edição pela Record.
De origem pobre, Robbins diz que transformou sua vida por meio dos métodos da controversa teoria da Programação Neurolinguística (PNL), que tem como base a ideia de que é fundamental repetir frases e pensamentos positivos até que se tornem realidade, mas que encontra fortes resistências no meio acadêmico e científico. De qualquer maneira, a abordagem e as frases inspiradoras do autor nos 365 pequenos capítulos servem à reflexão de empresários e funcionários preocupados em desenvolver a competência, a criatividade e a produtividade no trabalho.
Robbins foi eleito um dos 50 melhores especialistas em negócios do mundo, pela Accenture, e como um dos 200 melhores gurus de negócios, pela Harvard Business Press. Também é conhecido por treinamentos de personalidades internacionais, como Andre Agassi, Princesa Diana, Bill Clinton, Anthony Hopkins, Arnold Schwarzenegger e Quincy Jones. Outros sucessos de vendas são "Poder sem limites" e "Desperte o seu gigante interior", além do documentário "Eu não sou seu guru", exibido pelo Netflix.
Passos de gigante: pequenas mudanças que fazem grande diferença; Tony Robbins; Editora Best Seller/Grupo Editorial Record; 406 páginas; R$ 49,90 (nova edição)