Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Operação Lava Jato

- Publicada em 24 de Julho de 2017 às 16:16

'Propina foi criada por empresários e MP', diz Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ontem que a palavra "propina" foi "inventada" por empresários e pelo Ministério Público (MP) para "tentarem culpar os políticos". Segundo o petista, todos os políticos, "desde que foi proclamada a República", sempre usaram doações empresariais nas campanhas.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ontem que a palavra "propina" foi "inventada" por empresários e pelo Ministério Público (MP) para "tentarem culpar os políticos". Segundo o petista, todos os políticos, "desde que foi proclamada a República", sempre usaram doações empresariais nas campanhas.
"A palavra propina foi inventada pelos empresários para tentarem culpar os políticos. Ou pelo Ministério Público. Por tudo o que leio na imprensa, todas as campanhas do Brasil sempre foram feitas (com financiamento de empresas)", disse o ex-presidente em entrevista à rádio Tiradentes do Amazonas, transmitida ao vivo pelo Facebook de Lula. O petista defendeu, ainda, a criação de um fundo público eleitoral, em discussão na Câmara. "Se os políticos não tiverem coragem de mudar a legislação eleitoral, de criar um fundo de financiamento de campanha para que não fiquem mais dependentes de empresário, o Brasil não vai ter jeito", disse. Ao falar diretamente em caixa-2, Lula disse que o candidato que prestou contas à Justiça Eleitoral sobre doações empresariais, e elas foram aprovadas, não teria culpa.
"Quando o empresário deu o dinheiro, certamente ele não disse 'vou te dar o dinheiro, mas é propina'. Se ele avisasse e o candidato aceitasse, deveria ser preso, o empresário e o candidato", disse o ex-presidente. "Se ele (empresário) deu dinheiro, o candidato colocou na prestação de conta, e a Justiça Eleitoral aprovou, que culpa tem esse candidato?"
O ex-presidente voltou a negar que soubesse de casos de corrupção dentro do partido. "Tem muitas coisas que acontecem dentro da sua casa, na sala do lado do seu trabalho, e você não sabe. Você não é obrigado a saber", disse.
Condenado a nove anos e meio de prisão pelo juiz Sérgio Moro e com seus bens bloqueados a pedido do magistrado, Lula afirmou que irá recorrer das decisões. "Vamos ver se desmontamos isso", disse o petista, que voltou a chamar o processo de mentiroso e a culpar a participação da imprensa.

Ajufe sai em defesa do juiz Sérgio Moro

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) saiu ontem em defesa do juiz Sérgio Moro. A maior entidade dos juízes federais manifestou "veemente repúdio" contra "atitudes ofensivas" a Moro decorrentes da sentença que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso triplex. Depois da condenação imposta a Lula, Moro passou a ser alvo de ataques de aliados do ex-presidente. A Ajufe, "tendo em vista os ataques sofridos nos últimos dias pelo juiz federal Sérgio Moro, vem manifestar seu veemente repúdio contra as atitudes ofensivas à honra pessoal do magistrado por estar cumprindo o seu dever".