Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Inovação

- Publicada em 28 de Julho de 2017 às 18:40

Plataforma integra dados de atletas em um só lugar

Solução capta informações como batimentos cardíacos e peso

Solução capta informações como batimentos cardíacos e peso


ONE SPORTS/ONE SPORTS/DIVULGAÇÃO/JC
Dados captados em treinos dos jogadores de futebol, vôlei e outros esportes já estão ajudando as comissões técnicas a definir o melhor treinamento para cada atleta, de forma a aumentar a performance e prevenir lesões. 
Dados captados em treinos dos jogadores de futebol, vôlei e outros esportes já estão ajudando as comissões técnicas a definir o melhor treinamento para cada atleta, de forma a aumentar a performance e prevenir lesões. 
Soluções que usam a tecnologia no esporte não são novidade. Mas a One Sports, empresa de Sorocaba (SP), quer ir além. A empresa desenvolveu uma plataforma completa, que capta e disponibiliza dados como batimentos cardíacos, evolução do peso, qualidade do sono, explosão muscular e até informações que analisam os membros inferiores para ver se as pernas dos jogadores estão preparadas para jogo.
O principal produto da One Sports é o 1Core, plataforma online de inteligência analítica esportiva. O sistema coleta, analisa, compara e integra dados de diferentes atividades e equipamentos, possibilitando novos conhecimentos para gerar planos estratégicos e ações precisas por parte dos técnicos, melhorando os resultados individuais e coletivos dos atletas. São parâmetros que ajudam a traçar um perfil e o comportamento de cada atleta, de forma que a comissão técnica faça as suas escolhas de acordo com o que estiver melhor preparado.
A grande novidade é o fato desta plataforma integrar vários tipos de informações dos atletas em um único lugar. "Temos concorrentes nas cinco categorias de produtos que desenvolvemos, mas nenhuma empresa no mundo que reúne tudo isso e ainda aplica Big Data e Inteligência Artificial em cima", afirma um dos sócios da One Sports, Alexandre Álvaro.
A empresa iniciou a sua caminhada há cinco anos, com foco no futebol, onde tem clientes como Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo. Mas, desde o ano passado, começou a ampliar o escopo, passando a atuar com vôlei de praia, vôlei de quadra e futsal.
Prova disso é que a grande novidade da empresa é uma solução que está sendo desenvolvida, e que conta com a parceira do Bernardinho, ex-técnico da seleção brasileira de vôlei masculina e feminina. O produto é formado por um conjunto de sensores que fazem a análise em tempo real dos saltos dos atletas durante os jogos.
A comissão técnica vai receber as informações sobre a altura alcançada em um bloqueio ou cortada, por exemplo, e comparar o rendimento ao longo da partida. "Isso vai permitir uma melhor orientação sobre o momento mais adequado de fazer uma substituição, para que a equipe não tenha perda de performance", explica. Segundo ele, a solução usada atualmente é dos Estados Unidos, e deixa a desejar em algumas funcionalidades.
A One Sports tem como meta de crescimento aumentar a capilaridade no Brasil e, em 2018, olhar com mais atenção o mercado da América do Sul. Mas voos mais ousados também estão na mira. Após iniciar conversas com investidores, a startup sorocabana também passou a apostar em captação de investimentos e formalização de parcerias no continente europeu e norte-americano. "Os competidores nestes mercados são maiores, e precisamos ir com mais calma. Mas já estamos participando de eventos internacionais e fazendo alguns movimentos de olho em novas possibilidades", avalia Álvaro.

Startup Garagem, da Incubadora Raiar, abre inscrições

Estão abertas, até o dia 6 de agosto, as inscrições do Startup Garagem, programa de modelagem de negócios da Incubadora Raiar, instalada no Tecnopuc.
Durante três meses, os participantes receberão gratuitamente consultorias com profissionais experientes para amadurecer e detalhar os projetos para concretizar o negócio. A quarta edição do Startup Garagem conta com o apoio das aceleradoras de empresas Wow e da Ventiur.
As inscrições para participar podem ser feitas no site www.pucrs.br/raiar. A iniciativa receberá grupos de no mínimo dois e no máximo quatro empreendedores, com ao menos um integrante oriundo das unidades acadêmicas da Pucrs - alunos de graduação e pós-graduação, professores e técnicos administrativos - que buscam apoio para desenvolver um modelo de negócio.
Os finalistas do Startup Garagem terão a oportunidade de apresentar suas ideias para as aceleradoras parceiras Wow e Ventiur e participarão do Pitch Day, quando os empreendedores apresentam seus modelos de negócios para investidores. Os selecionados para participar desse evento final serão premiados com seis meses gratuitos do processo de desenvolvimento de startups da Raiar.