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Economia

- Publicada em 24 de Julho de 2017 às 23:01

Empreendedores digitais podem ajudar na crise, afirma Neil Patel

Neil Patel acredita no potencial de crescimento do Brasil

Neil Patel acredita no potencial de crescimento do Brasil


BRUNO TODESCHINI/PUCRS/DIVULGAÇÃO/JC
Patricia Knebel
Neil Patel é um dos gurus do marketing digital, considerado um dos 10 influenciadores digitais mais importantes do mundo e tratado como sinônimo de aplicação de estratégias de marketing inteligentes. Entusiasta do Brasil, acredita que o País vai superar a crise e aposta que os jovens empreendedores é que darão um impulso e tanto para isso. "De todos os países do mundo, o Brasil é o que tem mais potencial de crescimento. Não tenham medo da crise econômica, vocês vão ficar mais fortes depois disso", projeta. A aposta é tão grande que ele viu no Brasil uma oportunidade de negócios e abriu aqui uma consultoria de marketing digital para pequenas e médias empresas. "Meu foco principal é ajudar os brasileiros a aprender a usar melhor o marketing digital. Eu faço isso fornecendo artigos detalhados, guias e vídeos que ensinam informações atualizadas", conta.
Neil Patel é um dos gurus do marketing digital, considerado um dos 10 influenciadores digitais mais importantes do mundo e tratado como sinônimo de aplicação de estratégias de marketing inteligentes. Entusiasta do Brasil, acredita que o País vai superar a crise e aposta que os jovens empreendedores é que darão um impulso e tanto para isso. "De todos os países do mundo, o Brasil é o que tem mais potencial de crescimento. Não tenham medo da crise econômica, vocês vão ficar mais fortes depois disso", projeta. A aposta é tão grande que ele viu no Brasil uma oportunidade de negócios e abriu aqui uma consultoria de marketing digital para pequenas e médias empresas. "Meu foco principal é ajudar os brasileiros a aprender a usar melhor o marketing digital. Eu faço isso fornecendo artigos detalhados, guias e vídeos que ensinam informações atualizadas", conta.
Jornal do Comércio - Como as empresas podem transformar o engajamento nas redes sociais em vendas?
Neil Patel - O engajamento é incrivelmente importante. É muito mais importante ter grande envolvimento do que muitos seguidores que não se importam com o que você está postando. Nas mídias sociais, por exemplo, não preste atenção apenas a quem está curtindo e comentando seu conteúdo; esteja atento também ao quanto os seus posts estão aumentando o tráfego para o seu site. Há muitas pessoas que podem estar se envolvendo, lendo o seu conteúdo e aprendendo com você, e não apenas curtindo. Ao mesmo tempo, muitos usuários que curtem a sua publicação no Facebook podem nem sequer clicar em seu artigo. É importante rastrear o que está produzindo o maior tráfego e, então, você pode começar a pensar em converter esse tráfego em clientes.
JC - Qual é a sua aposta como maior tendência do marketing digital para os próximos anos?
Patel - O vídeo é definitivamente a maior tendência, pois tem um grande alcance em termos sociais e obtém alto envolvimento. Hoje em dia, a tecnologia tornou possível a qualquer pessoa gravar e editar seus próprios vídeos, mantendo a qualidade. Até pouco tempo atrás, para fazer isso, eram necessários equipamentos caros e pessoas altamente especializadas. Claro que produzir um vídeo de alta qualidade não é uma tarefa fácil, mas a tecnologia disponível hoje facilita muito isso.
JC - De que forma o marketing digital pode estimular o surgimento de novos perfis de negócios?
Patel - Há muito tempo, tínhamos poucas escolhas sobre onde comprar as coisas que queríamos e precisávamos. A gente ia na loja na rua perto de casa. Agora, você pode comprar qualquer coisa de qualquer lugar e receber rapidamente. Esta é uma ótima notícia para jovens empresários que querem fazer algo grande. A tecnologia disponível não o limita à sua cidade, estado ou mesmo país. Você pode ter um cliente satisfeito que adora seu produto ou serviço do outro lado do planeta, e com o qual você se comunica em tempo real. Isso é simplesmente incrível.
JC - Por que muitas das empresas mais tradicionais enfrentam dificuldade para aderir às novas ferramentas de marketing?
Patel - Muitas empresas cresceram usando nas suas ações de marketing os meios tradicionais, como televisão, rádio e outdoors. Eram estratégias que funcionavam e, portanto, isso as deixava confortáveis. Agora que o marketing digital está se tornando tão importante, muitas companhias tradicionais se sentem intimidadas, porque não se prepararam. Elas sabiam que algo novo estava chegando, mas decidiram continuar fazendo o que sempre deu certo, e não realizaram os ajustes necessários. Mas agora o marketing digital é mais importante do que nunca, e isso vale não apenas para as startups, mas também para as grandes corporações. As companhias que decidirem não investir em marketing digital agora ficarão anos atrás dos competidores. Isso eu garanto.
JC - Você sempre fala muito sobre o potencial do Brasil nas suas apresentações. O que o leva a ser tão otimista com o País?
Patel - O Brasil tem um potencial incrível. É o primeiro país onde expandi meus negócios, e estou muito feliz com isso. O Brasil crescerá significativamente nos próximos 10 anos, especialmente no espaço digital. Embora a aceitação e a execução de estratégias de marketing digital estejam um pouco atrás dos Estados Unidos, os brasileiros estão aprendendo rapidamente o que realmente é ser digital. Fui ao Brasil oito vezes nos últimos dois anos, e sempre fico feliz de conhecer mais e mais jovens brasileiros apaixonados por empreendedorismo, tecnologia, inovação e marketing digital. É incrível a quantidade de jovens brasileiros que encontrei que já começaram suas próprias empresas. Estes serão os empreendedores, jovens e inovadores, que encontrarão uma saída para a recessão econômica do Brasil, por meio das suas ideias. E o marketing digital está ajudando isso a se tornar possível.
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