Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

gestão

- Publicada em 18 de Julho de 2017 às 18:27

Fiergs frisa necessidade da criação de empregos

Posse Gilberto Porcello Petry na presidência da Fiergs

Posse Gilberto Porcello Petry na presidência da Fiergs


MARIANA CARLESSO/JC
A confirmação de investimentos de maior porte no setor industrial e na economia em geral do País dependerá da geração de postos de trabalho, adianta o novo presidente da Fiergs, Gilberto Petry. "Quem está empregado hoje tem medo de gastar, ficar desempregado, e não ter emprego depois e o desempregado não tem de onde tirar", destaca.
A confirmação de investimentos de maior porte no setor industrial e na economia em geral do País dependerá da geração de postos de trabalho, adianta o novo presidente da Fiergs, Gilberto Petry. "Quem está empregado hoje tem medo de gastar, ficar desempregado, e não ter emprego depois e o desempregado não tem de onde tirar", destaca.
A solenidade de posse do empresário na presidência do Sistema Fiergs foi celebrada ontem à noite, no Teatro do Sesi, na capital gaúcha. Com o dirigente, assumiram também as diretorias da Federação e do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (Ciergs) para a gestão 2017/2020. Petry substituiu no cargo Heitor José Müller, que será delegado-representante da Fiergs na Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Petry é diretor presidente da Weco - Indústria de Equipamento Termo-Mecânico e, desde 2001, preside o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico do Estado do Rio Grande do Sul (Sinmetal) - essa função será acumulada com o comando da Fiergs. O empresário, de 69 anos, é formado pela Ufrgs em Ciências Econômicas e Administração de empresas e desde 2005 é vice-presidente da Fiergs.
Um ponto que será focado na nova gestão será atrair mais acontecimentos para o Centro de Eventos da Fiergs. "Quando a prefeitura fala em trazer um novo centro de eventos para Porto Alegre, eu acho um pouco questionável, porque já temos um aqui", diz. Sobre projeções quanto às próximas eleições presidenciais, o dirigente comenta que é muito difícil fazer qualquer previsão agora. No entanto, enfatiza que a Fiergs não se filia a partidos políticos ou se alinha a doutrinas. O industrial defende que é preciso uma reforma política para reduzir os números de partidos existentes.
O cenário atual, destaca o empresário, torna complexo compor uma base parlamentar de apoio para governar, abrindo margem para um "jogo de concessões". Quanto à sua opinião sobre as reformas trabalhista e previdenciária, o industrial acredita que a modernização das leis que regem esses assuntos é necessária.
Outro assunto que é de interesse de Petry são os impostos. Em 2015, o governo estadual conseguiu convencer a Assembleia Legislativa a ampliar a alíquota básica do ICMS de 17% para 18% e as alíquotas nominais de mercadorias e serviços dos setores de combustíveis, comunicação, bebidas e energia elétrica em até cinco pontos percentuais. "Governos têm essa vontade de sempre querer aumentar impostos, pois são demandados por coisas que prometem", aponta. Esse aumento tem a validade estimada até o final do próximo ano, quando os níveis do ICMS voltariam ao patamar anterior.
Petry frisa que existe uma lei estabelecendo esse prazo e quer crer que será cumprida. No entanto, se o Executivo pretender manter o imposto como está atualmente, a Fiergs será contrária. "Não é só por bater pé, é que faz parte da estrutura de custos dos nossos produtos", ressalta. Ao avaliar a gestão de José Ivo Sartori, o presidente considera que o governador vem fazendo um bom trabalho, mas sofre resistências quanto a mudanças que está propondo por parte de algumas corporações.
O dirigente não arrisca prever quando o Brasil sairá da atual crise, provocada especialmente pela instabilidade política. "As empresas estão sofrendo, as despesas aumentaram muito", diz. Petry já percebe os primeiros sinais de reação na economia, e a indústria gaúcha tem participação fundamental.

Diretoria gestão 2017/2020

Vice-presidentes Fiergs
Cezar Luiz Müller
Cláudio Affonso Amoretti Bier
Clovis Tramontina
Gilberto Ribeiro
José Alfredo Laborda Knorr
Ricardo Antunes Sessegolo
Vice-presidentes Ciergs
Carlos Alexandre Geyer
José Agnelo Seger
José Antonio Fernandes Martins
Marco Aurélio Vieira Paradeda
Marcos Odorico Oderich
Maristela Cusin Longhi