Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 13 de Julho de 2017 às 08:06

Bolsas asiáticas fecham majoritariamente em alta, após Yellen e dado chinês

Agência Estado
As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam em tom majoritariamente positivo nesta quinta-feira (13), após comentários favoráveis da presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Janet Yellen, e a divulgação de números chineses de comércio exterior melhores do que o esperado.
As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam em tom majoritariamente positivo nesta quinta-feira (13), após comentários favoráveis da presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Janet Yellen, e a divulgação de números chineses de comércio exterior melhores do que o esperado.
Em depoimento na Câmara dos Representantes, Yellen disse ontem que o Fed vai começar a reduzir seu balanço patrimonial este ano e que a instituição está atenta aos dados de inflação dos EUA. Segundo Yellen, no entanto, seria prematuro dizer que o país se encaminha para uma taxa de inflação de 2%, meta buscada pelo BC americano. A fala da comandante do Fed foi considerada "dovish", ou seja, favorável à manutenção de estímulos monetários.
O Fed já elevou suas taxas de juros em duas ocasiões este ano, mas vem enfatizando que futuros novos aumentos ocorrerão de forma gradual.
Na China, tanto as exportações quanto as importações surpreenderam positivamente em junho. Na comparação anual, as exportações chinesas medidas em dólares avançaram 11,3% no mês passado e as importações saltaram 17,2%. Analistas previam ganhos menores, de 9% e 12,4%, respectivamente.
Após três pregões negativos, o índice Xangai Composto subiu 0,64% hoje, a 3.218,16 pontos. Já em Hong Kong, o Hang Seng avançou 1,16%, a 26.346,17 pontos, o maior nível em dois anos. Em Shenzhen, por outro lado, a bolsa local teve baixa marginal de 0,04%, a 1.888,70 pontos.
Em Tóquio, o mercado japonês ficou praticamente estável, com ligeira alta de 0,01% do Nikkei, a 20.099,81 pontos, em meio à valorização recente do iene ante o dólar.
Em outras partes da região asiática, o sul-coreano Kospi subiu 0,74% em Seul, a 2.409,49 pontos, após tocar uma máxima intraday histórica, enquanto o Taiex mostrou alta de 0,38% em Taiwan, a 10.460,15 pontos, mas o filipino PSEi registrou leve perda de 0,02% em Manila, a 7.936,85 pontos. No fim da noite de ontem, o Banco Central da Coreia do Sul manteve sua taxa básica de juros em 1,25%, mas elevou sua projeção de crescimento da economia do país para este ano, de 2,6% para 2,8%.
Investidores ficarão atentos a um novo depoimento de Yellen nesta quinta, desta vez no Senado americano.
Na Oceania, a bolsa australiana seguiu a maioria das asiáticas e o S&P/ASX 200 registrou alta de 1,11% em Sydney, encerrando o dia a 5.736,80 pontos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO