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Economia

- Publicada em 10 de Julho de 2017 às 17:51

Procon realiza mais de 12 mil assistências até junho

Companhias informaram que apresentarão, até a próxima semana, seus cálculos à Anatel

Companhias informaram que apresentarão, até a próxima semana, seus cálculos à Anatel


/JOÃO MATTOS/ARQUIVO/JC
O Procon Porto Alegre realizou, no primeiro semestre deste ano, na sede do Centro Histórico e pela internet, 12.359 atendimentos, obtendo resolução de 82,57% das reclamações. Do total de atendimentos na sede do órgão, o setor de produtos computou 30,19% das queixas, a maioria sobre defeitos em aparelhos telefônicos fixos e celulares, em geladeiras e freezers, e problemas com assinaturas de jornais e revistas.
O Procon Porto Alegre realizou, no primeiro semestre deste ano, na sede do Centro Histórico e pela internet, 12.359 atendimentos, obtendo resolução de 82,57% das reclamações. Do total de atendimentos na sede do órgão, o setor de produtos computou 30,19% das queixas, a maioria sobre defeitos em aparelhos telefônicos fixos e celulares, em geladeiras e freezers, e problemas com assinaturas de jornais e revistas.
A segunda área mais reclamada foi a de assuntos financeiros, que reuniu 25,40% das queixas referentes a cartão de crédito e empréstimos bancários. Cobrança indevida, questionamento sobre taxa de juros e irregularidade no cumprimento do contrato são as principais queixas registradas na sede do Procon sobre a área financeira.
Composto por empresas de telefonia fixa e celular, o setor de serviços essenciais teve 20,72% das reclamações. A maioria das queixas do segmento refere-se a problemas de cobrança abusiva por parte das operadoras de telefonia, serviço não fornecido e demora para o cancelamento do serviço.
A área de serviços privados representada por TVs por assinatura e provedores de internet computou 19,63% das queixas. Os principais motivos são publicidade enganosa, cobrança indevida e serviço não fornecido. Os setores de alimentos, habitação e saúde computaram 4,06% do total das queixas.
O setor de Fiscalização do Procon municipal esteve presente em 1.445 estabelecimentos comerciais, como shoppings, bares, hipermercados, restaurantes, postos de gasolina e revendas de veículos. Foram notificados 264 estabelecimentos e autuados outros 88 por irregularidades.
 
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