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Varejo

- Publicada em 10 de Julho de 2017 às 22:05

Porto Alegre ganha novo centro de atendimento ao consumidor

Consumidor passa a contar com orientação para regularizar dívidas

Consumidor passa a contar com orientação para regularizar dívidas


MARCO QUINTANA/MARCO QUINTANA/JC
Inaugurado ontem na Capital, o novo Centro de Atendimento ao Consumidor, oferecido pela CDL Porto Alegre, ganhou reforço de tecnologia e serviços. Localizado junto à sede da CDL, na rua Senhor dos Passos, 235, no Centro da Capital, o local terá totens para autoatendimento (o que permite mais personalização e privacidade na conferência da situação de cada consumidor) e uma central de apoio a negociações.
Inaugurado ontem na Capital, o novo Centro de Atendimento ao Consumidor, oferecido pela CDL Porto Alegre, ganhou reforço de tecnologia e serviços. Localizado junto à sede da CDL, na rua Senhor dos Passos, 235, no Centro da Capital, o local terá totens para autoatendimento (o que permite mais personalização e privacidade na conferência da situação de cada consumidor) e uma central de apoio a negociações.
Para acessar os totens de autoatendimento, os consumidores precisarão primeiro fazer um cadastro de reconhecimento digital e facial. Depois disso, será necessário apenas manter atualizada a ficha cadastral. Outro serviço que deve demandar um grande volume de atendimentos é o de apoio a negociações para regularização de dívidas. A expectativa com o novo serviço, de acordo com o gerente de controladoria da instituição, Luís Stein, é passar de cerca de 600 atendimentos diários para aproximadamente 1,2 mil.
"Além de contarmos com uma equipe que vai dar apoio e orientação ao consumidor para as negociações, temos um projeto para firmar contratos com diferentes empresas para que nos autorizem a negociar também em nome delas, agilizando esse trabalho", explica Stein.
Para que o serviço seja realizado, diz o executivo, as empresas que firmarem o acordo com a CDL Poa passarão à entidade as suas principais regras e formas de negociar esses débitos. A ideia é que a entidade consiga regularizar a situação de quem está registrado no Serviço de Proteção ao Crédito, apoiando o consumidor até a finalização de todos os processos. A próxima meta, diz Stein, é ter junto ao espaço de atendimento ao público empresas que ofereçam linhas de crédito facilitadas.
"Esse serviço deve começar em breve. Teremos espaços onde as empresas poderão oferecer essas linhas de crédito e permitir que o consumidor resolva tudo ali mesmo", explica Stein, que estima haver cerca de três milhões de consumidores com restrições de crédito em todo o Rio Grande do Sul.

Documentos necessários para a consulta de CPF e CNPJ

Pessoa física
RG, CNH ou Identidade Profissional.
CPF (caso o número do CPF não esteja expresso no documento apresentado para identificação).
Quando o consulente for procurador de pessoa física, é necessário RG, CNH ou Identidade Profissional, CPF da pessoa física que será consultada ou cópia autenticada do documento e procuração com firma reconhecida e poderes específicos que ficará na posse do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC.
Pessoa jurídica
Cartão de CNPJ da pessoa jurídica.
Contrato social da pessoa jurídica, com registro na Junta Comercial (o nome do sócio deve constar no contrato), ou estatuto registrado no Registro de Pessoas Jurídicas e ata de posse (o nome do diretor/presidente deve constar), ou Requerimento de Empresário registrado na Junta Comercial, conforme o caso; RG, CNH ou Identidade Profissional do sócio, diretor/presidente ou empresário, conforme o caso.
Quando o consulente não for o sócio, diretor/presidente ou empresário (antiga firma individual), será necessário procuração da empresa, firma reconhecida e RG, CNH ou Identidade Profissional do consulente, ficando essa na posse do SCPC.