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Palavra do Leitor

- Publicada em 25 de Julho de 2017 às 22:40

Metrô da Capital

A matéria do Jornal do Comércio (12/06/2017) sobre o metrô de Porto Alegre mostra claramente aos cidadãos a falta de interesse dos governantes em resolver os problemas críticos da mobilidade. Estamos atrasados, no mínimo, três décadas com relação ao metrô, e os estudos sempre se mostram inadequados e equivocados. Existe uma alternativa viável e responsável do metrô elevado, com valores acessíveis e que atenderia primeiramente à Zona Norte da Capital (Centro, avenidas Voluntários da Pátria, Farrapos, Cairú, Bejamin Constant e Assis Brasil, até a Fiergs). Essa opção de investimento pode ser construída com a parceria dos empresários dos transportes coletivos, pois, tecnicamente, os ônibus seriam o complemento das operações através das integrações/transversais de toda a demanda de usuários. Ainda, o uso dos canteiros centrais de avenidas para a construção das elevadas reduziria o custo, não interferiria nas edificações e neutralizaria a chantagem nas obras públicas, as desapropriações. (Marcelino Pogozelski, presidente do Sintran-RS)
A matéria do Jornal do Comércio (12/06/2017) sobre o metrô de Porto Alegre mostra claramente aos cidadãos a falta de interesse dos governantes em resolver os problemas críticos da mobilidade. Estamos atrasados, no mínimo, três décadas com relação ao metrô, e os estudos sempre se mostram inadequados e equivocados. Existe uma alternativa viável e responsável do metrô elevado, com valores acessíveis e que atenderia primeiramente à Zona Norte da Capital (Centro, avenidas Voluntários da Pátria, Farrapos, Cairú, Bejamin Constant e Assis Brasil, até a Fiergs). Essa opção de investimento pode ser construída com a parceria dos empresários dos transportes coletivos, pois, tecnicamente, os ônibus seriam o complemento das operações através das integrações/transversais de toda a demanda de usuários. Ainda, o uso dos canteiros centrais de avenidas para a construção das elevadas reduziria o custo, não interferiria nas edificações e neutralizaria a chantagem nas obras públicas, as desapropriações. (Marcelino Pogozelski, presidente do Sintran-RS)
Preço da gasolina
Com este último aumento, mais da metade do preço da gasolina vendida no Brasil pelos postos é imposto (57,13%). Ao colocar R$ 100,00 de gasolina no carro, fique certo que mais de R$ 50,00 vão direto para os cofres do governo. (Claudio Peña, engenheiro)
Dia do Ovo
Será que o deputado estadual Sérgio Turra (PP) - na investidura do precioso mandato legislativo que o povo gaúcho lhe confiou para bem representá-lo - não tem algo mais útil do que propor o "Dia Estadual do Frango e do Ovo"?! (coluna Espaço Vital, Jornal do Comércio, 21/07/2017). O "circo" em chamas, e ele brincando com fogo, em pleno incêndio. (Manoel Santos, Porto Alegre)
O 156 da prefeitura
Aglutinar secretarias é boa ideia. Mas os serviços básicos devem continuar funcionando. Liguei para o 156 da prefeitura de Porto Alegre e ninguém atendeu. Queria saber, afinal, qual secretaria agora fiscaliza os ambulantes (fixos?) da Capital? (Norma Castro, Porto Alegre)
Igreja
Fico surpresa quando assisto à missa em algumas igrejas de Porto Alegre. Poucos, quase nenhum, jovens presentes. Quem é "moço" e está nas missas dominicais tem na base de 50 anos. Geralmente até um pouco mais. A Igreja Católica tem que se renovar com os jovens. O avanço de cultos que oferecem tudo o que é tipo de "milagre" em troca de dinheiro está levando muita gente, antes católica. (Rosane de Figueira)
 
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