Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 06 de Julho de 2017 às 17:42

A Osvaldo...


JONATHAN HECKLER/JC
A avenida Osvaldo Aranha foi aberta em 1833, ganhou o nome quase 100 anos depois e vive nova mudança. Não de nome, mas de ares. A transformação será contada em um especial preparado pela equipe do site do Jornal do Comércio, liderado pela repórter Bruna Oliveira, e que vai ao ar neste fim de semana, pelos canais digitais.
A avenida Osvaldo Aranha foi aberta em 1833, ganhou o nome quase 100 anos depois e vive nova mudança. Não de nome, mas de ares. A transformação será contada em um especial preparado pela equipe do site do Jornal do Comércio, liderado pela repórter Bruna Oliveira, e que vai ao ar neste fim de semana, pelos canais digitais.

...não se entrega

Na segunda-feira, a edição impressa continua a contar essa história. Uma pista: existem 18 imóveis comerciais desocupados, com placas de aluga-se, vende-se, em nove quadras. Mas isso não significa que a Osvaldo sucumbiu à crise. A avenida parece como o samba, agoniza, mas não morre. Como a cidade, aliás.

Reintegração da própria posse

Se algum turista desavisado chegasse ao Brasil sem conhecer usos e costumes, ficaria convicto de que somos uma república socialista, onde a propriedade privada é vagamente reconhecida, talvez, foi até abolida. Tome-se o caso das invasões de terras, de terrenos e de prédios, como o antigo Hotel Açores. Para invadir é um upa, para retomá-los é um longo calvário jurídico.

Móveis de papelão

A gaúcha Eu Amo Papelão, que produz brinquedos e móveis em papelão, lançou um novo projeto para o mundo corporativo, chamado "Tempo Para Ser Feliz". O programa oferece descontos de 20% nos produtos para funcionários das empresas participantes.

Um outro olhar


MARCO QUINTANA/JC
A beleza da fotografia é que ela consegue captar uma imagem diferente da mesma paisagem e, não raro, leva quem a vê a se perguntar qual cidade ou rua ela retrata. Não fosse a silhueta inconfundível do portal do Cais do Porto da Capital, poderia ser qualquer outra cidade portuária. No primeiro plano, a cúpula do Margs. As palmeiras e o P&B fazem muita diferença.
 

A volta de Cama

Quem viveu a propaganda gaúcha dos anos 1960 e 70 certamente lembra do publicitário Luiz Augusto Cama, um dos profissionais homenageados pelo Prêmio Origens ARP 60 anos. Cama está de volta a Porto Alegre para ministrar um workshop exclusivo para a entidade, dia 28, a partir das 9h, no Swan Tower Porto Alegre.

Incubação

O Instituto Empresarial de Incubação e Inovação Tecnológica de Canoas, que tem o Simecan como entidade mantenedora, representará o Rio Grande do Sul na final do Desafio de Incubação e Aceleração de Impacto 2017, que acontece em São Paulo, entre os dias 24 e 26. O Desafio é fruto de uma parceria entre a Anprotec, o Instituto de Cidadania Empresarial e o Sebrae.

Os intransponíveis

Um ex-vereador da Capital foi visto subindo penosamente a calçada da avenida Borges de Medeiros durante a tarde com um andador. Além da dificuldade de se locomover usando este recurso ortopédico, dava pena ver como ele driblava os badulaques expostos dos dois lados da calçada, e fazendo ziguezague para contornar as vitrines horizontais.

Citações perigosas

Vamos que o presidente Michel Temer (PMDB) sofra impeachment. Neste caso, assume o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Mas o País não terá paz para trabalhar. Maia também tem citações perigosas. Aí vem as eleições de 2018 e não há garantia, pelo retrospecto, que vivamos felizes para sempre depois delas. É melhor botar umas fichas em Dante Alighieri. Lasciate ogni speranza, o voi che entrate. "Deixai qualquer esperança vós que entrais."

Miúdas

  • NÃO há diferença entre as invasões dos bárbaros de antigamente e as de hoje. Seguem bárbaras.
  • SEGUNDO aviso: afundamento do asfalto na avenida Goethe perto da parada de ônibus é cada vez maior, é região do Conduto Álvaro Chaves.
  • VOLVO só vai fabricar carros elétricos e híbridos depois de 2019.
  • CORREÇÃO: o nome do personagem do Mercado Público de Porto Alegre é Paulo Artur Godoy.

Finais

  • MARIA Elena Pereira Johannpeter será palestrante no Congresso da Federasul neste sábado/11h50min/Hotel Continental em Canela.
  • ENCONTRO Regional de Corretores de Seguros será dias 3 e 4 de agosto/Hotel Dall'Onder/Bento Gonçalves.