Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 02 de agosto de 2017. Atualizado �s 00h00.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

Festival

Not�cia da edi��o impressa de 02/08/2017. Alterada em 01/08 �s 19h59min

Mosaico c�nico: vem a� mais uma edi��o do Porto Alegre em Cena

Ant�gona, com Andr� Beltr�o, � uma das atra��es do festival de teatro

Ant�gona, com Andr� Beltr�o, � uma das atra��es do festival de teatro


Jos� Maria divulga��o
Cristiano Vieira
Não é por falta de novidades e atrações de peso que o público da Capital deixará de frequentar o Porto Alegre em Cena deste ano, de 12 a 24 de setembro. Em uma programação enxuta, mas de qualidade, anunciada ontem, o evento promete agitar os palcos da cidade com espetáculos locais, nacionais e internacionais. Em tempos de escassez de dinheiro no bolso do consumidor, uma ótima notícia: os valores dos ingressos são os mesmos do ano passado: R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia-entrada).
O panorama de atrações inclui 35 espetáculos de dança, teatro e música, mais diversas atividades paralelas e formativas. Além dos teatros, 15 outros espaços culturais de Porto Alegre se juntam à programação, como a Fundação Iberê Camargo, a Galeria La Photo e a Pinacoteca Ruben Berta. O orçamento total ainda está sendo finalizado, pois depende de parcerias que serão confirmadas até setembro.
Com um novo coordenador-geral, Fernando Zugno (que sucedeu Luciano Alabarse no comando após a ida do antigo coordenador para a Secretaria Municipal de Cultura), o evento traz à cena artística da Capital uma homenagem especial às mulheres, uma vez que elas lideram as montagens de boa parte dos espetáculos.
É o caso da espanhola Angélica Liddell, fenômeno das artes cênicas, que virá a Porto Alegre pela primeira vez com a densa montagem Génesis VI:6-7. Tendo como partida uma passagem do Velho Testamento, Génesis é a terceira parte de uma trilogia idealizada do Angélica, artista obcecada por temas como morte, amor, sexo e Deus. "Será a estreia deste espetáculo na América Latina. Estamos muito felizes", avisa Zugno.
Do cenário nacional, entre os destaques estão Andréa Beltrão no monólogo Antígona, com texto da peça clássica de Sófocles; Nathalia Timberg, pela primeira vez na carreira, interpretando um personagem masculino em Chopin ou o tormento do ideal; e Afinação I, que traz a atriz e dramaturga Georgette Fadel encarnando Simone Weil, pensadora e professora francesa.
Da Colômbia, vem Maratón de New York, montagem para o texto do autor italiano Edoardo Erba concebida por El Hormiguero Teatro, grupo que se destaca pela criação de obras com diferentes linguagens cênicas e estéticas. Do Uruguai, a curadoria trará uma produção diferente das últimas que vieram do país latino-americano, investindo no espetáculo de dança contemporânea Big Bang, da Gen Danza. A segunda coreografia internacional vem da França, em Tremor and More, criação minimalista do holandês Herman Diephuis.
Entre os shows principais estão Alice Caymmi, apresentando canções do disco Rainha dos raios (2014); o grupo paulista As Bahias e a Cozinha Mineira, formado pelas vocalistas trans Assucena Assucena e Raquel Virgínia; e a comédia musical A doce Bárbara - Maria Bethânia em cantoria, do ator e cantor gaúcho Antonio Carlos Falcão.
O epicentro da agitação do Porto Alegre em Cena será o Centro Municipal de Cultura, novo ponto de encontro do evento. O espaço será decorado, receberá iluminação especial e terá food trucks. "Eu sempre quis aumentar a ocupação do Centro Municipal de Cultura. Agora, nos 12 dias do Em Cena, teremos ali um espaço de convivência. O pessoal pode sair da peça e ficar por ali mesmo, confraternizando", destaca Zugno.
Neste ano, a madrinha do evento é a pesquisadora Esther Grossi, referência em educação no Brasil e que sempre teve uma participação muito ativa no festival. Já o projeto Gaúchos em cena, que destaca um grande nome local das artes cênicas, está já na oitava edição e abre espaço, neste ano, para a atriz Tânia Farias. O livro foi escrito pelo jornalista Fábio Prikladnicki.
Tradição já no evento, a 12ª edição do Braskem em Cena irá reconhecer as melhores produções de Porto Alegre. Neste ano, concorrem 10 produções: Ícaro, com direção de Liane Venturella; Movimentos sobre rodas paradas, da Cia. In.Co.Mo.De-Te; Não me toque estou cheia de lágrimas - sensações de Clarice Lispector, da Geda Cia. de Dança; Ramal 340 sobre a migração das sardinhas ou porque as pessoas simplesmente vão embora, do Coletivo Errática; Prata-Paraíso, da Cia. Espaço em Branco; Atma, com direção de Carol Martins, Juliana Coutinho e Renata Ibis; Fala do silêncio, da Cia. Rústica; Iluminus, da New School Dreams; Parque de diversões, com direção de Diones Camargo e Marcos Contreras; e Acuados, da Ânima Cia. de Dança.
A pré-venda de ingressos começa amanhã, com entradas limitadas para as cinco atrações que terão apresentações no Theatro São Pedro (os shows de Alice Caymmi, As Bahias e a Cozinha Mineira e os espetáculos Chopin, Antígona e Lifting). Os ingressos estarão à venda a partir das 13h na bilheteria do Theatro São Pedro e no site portoalegreemcena.superingresso.com.br. A venda para a programação geral deve começar nos próximos dias. Mais informações em portoalegreemcena.com.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia