Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 12 de julho de 2017. Atualizado �s 18h56.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

LAN�AMENTO

Not�cia da edi��o impressa de 11/07/2017. Alterada em 12/07 �s 18h57min

Livro sobre o projeto N�sOutros Ga�chos ser� lan�ado nesta quarta no Sal�o de Festas da Ufrgs

Em grafite sobre papel, Francis Pelichek retratou a figura do pastor com ovelhas diante de um rio

Em grafite sobre papel, Francis Pelichek retratou a figura do pastor com ovelhas diante de um rio


ACERVO DA PINACOTECA BAR�O DE SANTO �NGELO/ACERVO DA PINACOTECA BAR�O DE SANTO �NGELO/DIVULGA��O/JC
Caroline da Silva
O Salão de Festas da Ufrgs (Paulo Gama, 110 - 2º andar) será palco, nesta quarta-feira (12), para o lançamento do livro derivado do projeto ocorrido no local em 2015, apresentando cinco encontros com intelectuais discutindo elementos formadores da cultura regional. A roda de conversa aberta com alguns dos integrantes de NósOutros Gaúchos: as identidades dos gaúchos em debate interdisciplinar (Ed. Ufrgs, 352 págs.) acontecerá às 19h.
NósOutros Gaúchos - uma parceria entre o Departamento de Difusão Cultural da universidade e o Instituto Appoa (Associação Psicanalítica de Porto Alegre), com apoio cultural da Celulose Riograndense - também promoveu um ciclo de cinema, performances de dança e espetáculos de música (Vitor Ramil e Renato Borghetti e a Fábrica de Gaiteiros), além de disponibilizar um site com textos e vídeos dos encontros.
A publicação tem como organizadores Sinara Robin (doutora em História e socióloga da Ufrgs) e Jaime Betts - psicanalista e ex-diretor do Instituto Appoa. O livro é fruto de um ciclo de palestras em que a questão das identidades gaúchas foi debatida em uma perspectiva interdisciplinar. "Foram levantados múltiplos aspectos das nossas identidades, tocando em muitos mitos, que tendem a somar a parte pelo todo, como se os gaúchos fossem só a imagem tradicional da figura divulgada do gaúcho. Os aspectos apresentados desmistificam isso e ajudam a diminuir o grenalismo, a oposição intrínseca que existe na cultura gaúcha", avalia Betts.
Do campo da História, participaram Tau Golin e os professores Cesar Augusto B. Guazzelli e José Rivair Macedo. Da Música, foram convidados José Miguel Wisnik, Pedro Figueiredo e Pirisca Grecco. Paulo Gomes analisou as artes visuais; e Luís Augusto Fischer, a literatura. Maria Ivone dos Santos e Mario Corso foram nomes presentes, entre tantos outros, como Rualdo Menegat, da área da Geografia.
"O livro foi uma tradução dos encontros, respeitando a questão da oralidade, do ambiente de debate, porque ele é cheio de imagens. Tentamos reproduzir aquela ambiência e fazer a transcrição da fala dos convidados", explica Sinara, acrescentando que, desde o início da ideia, foi projetada a intenção de publicar as atividades. "Foi a nossa proposta, que toda aquela ambiência continuasse dialogando em torno desta temática. Mas o resultado dela, agora, foi fruto da caminhada, a questão de ter gravado todas as imagens e áudios de todos os debates, todo o percurso."
Segundo Betts,, os leitores terão a oportunidade de contextualizar as discussões todas com peças - reproduzidas no livro - da produção artística do Rio Grande do Sul, cujas obras fazem parte do acervo do Instituto de Artes da Ufrgs: "Além disso, vão poder refletir sobre seus próprios posicionamentos, pré-conceitos e vícios em torno de sua identidade e a daqueles que estão à sua volta, ampliando as possibilidades de diálogo nesse sentido, de reconhecimento e aceitação das diferenças".
Sinara afirma que as identidades estão sempre em movimento. Ela reconhece que muitos discutem e já publicaram sobre essa temática, que ela está em muitos lugares. "A ideia era construir essa densidade de questões e que a arte também fosse uma voz, uma presença", completa a socióloga, destacando que a arte não foi apenas uma ilustração, ela também foi um elemento de análise, conversando sempre junto. "A performance dos alunos do grupo da professora Inês Marocco foi pensada na corporeidade e nas técnicas corporais do gaúcho; e a (atriz) Deborah Finocchiaro trouxe texto pensando todas essas questões; o cinema também fez esse diálogo."
O mito, o gentílico, as raízes, os conflitos pautaram as abordagens, "não para procurar respostas, mas para debater sobre esse volume que a ciência, a literatura e os suportes artísticos todos fazem, cada um com as suas metodologias", conforme Sinara.
A obra ficará acessível aos interessados em um e-book gratuito, que será divulgado no endereço do projeto (www.ufrgs.br/difusaocultural/nosoutrosgauchos) e no e-mail [email protected].
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia