Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 01 de Junho de 2017 às 17:17

Morre Sereno Chaise, ex-prefeito de Porto Alegre

Chaise integrou os quadros do PTB, PDT e PT

Chaise integrou os quadros do PTB, PDT e PT


MARCELO G. RIBEIRO/JC
Morreu, nesta quinta-feira, o ex-prefeito de Porto Alegre Sereno Chaise. O político tinha 89 anos e estava há 30 dias internado no Hospital Mãe de Deus, na capital gaúcha, onde passava por tratamento de uma insuficiência renal.
Morreu, nesta quinta-feira, o ex-prefeito de Porto Alegre Sereno Chaise. O político tinha 89 anos e estava há 30 dias internado no Hospital Mãe de Deus, na capital gaúcha, onde passava por tratamento de uma insuficiência renal.
Chaise teve falência múltipla dos órgãos. O velório acontece no Cemitério Parque Jardim da Paz, desde as 19h de quinta-feira, e o sepultamento ocorre nesta sexta-feira, no mesmo local, às 11h.
Com uma trajetória de destaque na política - foi vereador, deputado estadual e dirigente partidário -, teve os direitos políticos cassados na ditadura militar. Foi prefeito da Capital por quatro meses em 1964. Eleito em 1963 pelo PTB, acabou sendo afastado em 8 de maio em meio aos efeitos do golpe militar. O ex-prefeito teve ligação direta com o ex-governador Leonel Brizola, com quem fundou o Partido Democrático Trabalhista (PDT), após a redemocratização. Chaise e Brizola foram companheiros de muitos embates. Um dos mais importantes foi a Campanha da Legalidade, em 1961.
O ex-prefeito também articulou o apoio do PDT no 2º turno ao então candidato do PT ao governo do Estado em 1998, Olívio Dutra, que derrotou o então governador Antonio Britto (PMDB), que tentava a reeleição. Chaise chegou a ser vice-presidente do Banrisul na gestão Olívio, quando o PDT decidiu sair do governo. Com isso, o ex-prefeito resolveu migrar ao PT ao lado de Dilma Rousseff, também do PDT na época. A ida de Chaise para o PT provocou sua ruptura com Brizola. Mais recentemente, atuou na Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), desde o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até 2015, quando ocupou a presidência da estatal.
O governador José Ivo Sartori (PMDB) decretou luto oficial de três dias no Estado, e a prefeitura de Porto Alegre aplicou a medida ao município. Diversos políticos também manifestaram pesar sobre o falecimento de Chaise nesta quinta-feira.
A ex-presidente Dilma disse, pelo Facebook, que "sua trajetória se confunde com a de uma geração de brasileiros que lutaram pela soberania do Brasil, pelos direitos do trabalhadores e pela democracia"; o ex-governador Tarso Genro (PT) desejou "pêsames sinceros aos familiares do grande Sereno Chaise"; também publicaram notas sobre o ex-prefeito as bancadas do PDT, PT e PTB na Assembleia Legislativa.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO