Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Clima

- Publicada em 20 de Junho de 2017 às 23:32

Inverno será menos rigoroso que o de 2016

Em Porto Alegre, temperatura mínima registrada ontem foi de 4,2 graus

Em Porto Alegre, temperatura mínima registrada ontem foi de 4,2 graus


MARCELO G. RIBEIRO/MARCELO G. RIBEIRO/JC
O inverno, que começou oficialmente à 1h24min desta quarta-feira, não será tão intenso como o do ano passado, uma vez que não terá influência dos fenômenos El Niño e La Niña. A MetSul Meteorologia espera que esse cenário se mantenha por todo o período. Apesar de um início muito frio hoje, essa não deve ser uma constante na nova estação.
O inverno, que começou oficialmente à 1h24min desta quarta-feira, não será tão intenso como o do ano passado, uma vez que não terá influência dos fenômenos El Niño e La Niña. A MetSul Meteorologia espera que esse cenário se mantenha por todo o período. Apesar de um início muito frio hoje, essa não deve ser uma constante na nova estação.
Os períodos mais frios costumam ocorrer sob influência de ciclones extratropicais intensos no Atlântico Sul, responsáveis por impulsionar massas de ar gelado para o Rio Grande do Sul. Quando o frio está acompanhado de um ciclone potente, é comum os gaúchos sentirem o vento minuano, que inclui sensação térmica negativa, mínimas baixíssimas, geada e, em alguns casos, neve. No entanto, mesmo no inverno, são normais dias com calor, especialmente em agosto e setembro. 
A chuva deve apresentar grande variabilidade regional. Algumas regiões terminarão o inverno com precipitação abaixo da média, enquanto outras tendem a ter registros próximos ou acima da média. Mesmo que não seja esperado um grande volume de chuva, eventos isolados de muita instabilidade podem ocorrer, causando, inclusive, cheias, como a que houve no final do outono. 
A meteorologista Estael Sias destaca que o inverno começa nesta quarta pelo critério da astronomia, porque, na prática, o clima não respeita calendário e o frio chega muito mais cedo. O último dia do outono, por exemplo, teve temperatura de 4,4 graus abaixo de zero no Estado, mas as primeiras mínimas negativas do ano foram registradas ainda no final de abril. O outono teve duas ocorrências de neve, em 9 e 19 de junho. 
No demais estados, a estação será marcada por temperaturas irregulares, com picos de muito frio e dias quentes. A chuva no País, em geral, deve ficar entre normal ou abaixo da média. 

Estado ainda tem 9 mil pessoas fora de casa devido às chuvas

Mesmo com a considerável trégua na instabilidade, o Rio Grande do Sul ainda sofre com as enchentes em diversas cidades. Quase metade dos municípios gaúchos foi afetada de alguma forma pelo excesso de chuvas das últimas semanas - no total, são 226, e, destes, 162 já declararam situação de emergência. O Estado ainda contabiliza 1.928 pessoas desabrigadas e 8.303 desalojadas, principalmente em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, onde 1.399 famílias se encontram em abrigos improvisados.
Pelo menos até sábado, não há previsão de chuva para o Rio Grande do Sul. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há condição favorável para formação de geada em áreas isoladas dos Campos de Cima da Serra, da Encosta Superior do Nordeste e da Encosta Inferior do Nordeste hoje. A temperatura varia entre -1 e 22 graus no Estado e entre 7 e 18 graus em Porto Alegre. De quinta-feira até sábado, o céu fica nublado, com névoa úmida.
Ontem, a temperatura mais baixa no Rio Grande do Sul, de 4,4 graus abaixo de zero, foi registrada em São José dos Ausentes, e a mais alta, de 16,2, foi sentida em Santa Rosa. Na Capital, os termômetros oscilaram entre 4,2 e 15,6 graus.
Houve geada forte ontem em São Luiz Gonzaga, Bom Jesus, Uruguaiana, Santa Maria, Bagé e Pelotas. Em Santana do Livramento, onde também geou, o termômetro marcou 0,3 grau negativo. Temperaturas abaixo de zero foram sentidas ainda em Bom Jesus e Cambará do Sul, que registraram dois graus negativos.