Sobre o Autor
Vanessa de Souza Batisti, S�cia e cofundadora da H2H Hub Virtual e professora universit�ria Foto: ARQUIVO PESSOAL/Arquivo Pessoal/JC

Vanessa Batisti

S�cia e cofundadora da H2H Hub Virtual e professora universit�ria

O cen�rio empreendedor no Vale do Sinos

A região do Vale do Sinos pode ser considerada bastante empreendedora. Berço da colonização alemã no nosso Estado e origem da indústria coureiro-calçadista, o Vale do Sinos (considerado aqui como parte Norte da Região Metropolitana de Porto Alegre, ou seja, de São Leopoldo em diante) tem mais de 23 mil empresas constituídas, as quais respondem pela geração de mais de 243 mil empregos diretos (dados da Relação Anual de Informações Sociais, 2015). Estes números correspondem a 7,6% do total de estabelecimentos e 8,1% do total de empregos do Rio Grande do Sul.
Mais recentemente, a partir dos anos de 1990, o Vale vem buscando se reinventar e diversificar sua matriz produtiva regional com o estímulo a setores mais calcados em conhecimento. Prova disto são os dois parques tecnológicos existentes na região - o Tecnosinos, em São Leopoldo, e o Feevale Techpark, com unidades em Novo Hamburgo e Campo Bom. Estes parques localizados junto das universidades Unisinos e Feevale contam com incubadoras que são estruturas de apoio importantes para os empreendedores que querem começar um novo negócio e têm um perfil mais técnico (ou seja, são especialistas em desenvolver seus produtos e serviços tecnológicos, mas carecem de conhecimentos e habilidades de gestão).
Destaca-se também a existência na região de muitas associações e outras entidades de classe, como as associações comerciais e industriais (Acis-SL e Acinh), que promovem muita troca entre os empreendedores e empresários da região.
O Vale se destaca tanto na indústria tradicional - a já mencionada coureiro-calçadista, a metalmecânica, a química, de borracha, de plásticos, de alimentos e bebidas, entre outras -, quanto na indústria de tecnologia da informação. Esta última começou a se desenvolver a partir da década de 1990, quando algumas prefeituras implementaram políticas públicas locais para atrair empresas deste setor.
Quem quiser prosperar, seja aqui no Vale do Sinos ou em qualquer outro lugar, inicialmente precisa se informar e se capacitar.
Existe uma ampla oferta de cursos e eventos pagos e gratuitos, além de muito conteúdo disponível na internet. E quem está iniciando pode buscar apoio nas incubadoras, universidades e outros atores do ecossistema empreendedor. Sempre há alguém que pode ajudar.
É preciso identificar uma oportunidade de mercado, em setores tradicionais ou tecnológicos, com a qual a pessoa se identifique e tenha competências para implementá-lo. Todo negócio precisa de muita dedicação e empenho por parte do empreendedor.
Por isso, se não gostar do que estiver fazendo, vai ser difícil aguentar a carga de trabalho que o novo negócio precisa. E aí é mão na massa. Muito esforço, persistência e resiliência!
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( )
Deixe um coment�rio

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio