Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 13 de julho de 2017. Atualizado às 21h42.

Jornal do Comércio

Dia do Comércio 2017

COMENTAR | CORRIGIR

entidades

Notícia da edição impressa de 14/07/2017. Alterada em 13/07 às 20h49min

Senac mantém portfólio com mais de 600 cursos

Modalidades de cursos na área de beleza estão entre as mais procuradas pelos alunos da instituição

Modalidades de cursos na área de beleza estão entre as mais procuradas pelos alunos da instituição


FERNANDA BUGS/FERNANDA BUGS/DIVULGAÇÃO/JC
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul (Senac-RS) é uma entidade com mais de 70 anos que atende, hoje, um contingente de mais de 150 mil pessoas. O presidente da Fecomércio-RS, a qual pertence o Senac, Luiz Carlos Bohn, lembra que, em 2007, com uma economia em desenvolvimento - o PIB crescendo 6,1% -, as empresas queriam contratar, mas faltavam trabalhadores. Passada uma década, o País tem 14 milhões de desempregados, as empresas querem contratar mas não encontram pessoas com a formação, ou com o perfil desejado. "Com PIB positivo e com PIB negativo, é difícil empregar. Por isso a importância da qualificação profissional. E o Senac oferece cursos desde a Aprendizagem (Jovem Aprendiz), até cursos de pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância", lembra.
O Senac mantém um portfólio com mais de 600 cursos nas áreas de ambiente, artes, beleza, comércio, comunicação, design, educação, gastronomia, gestão, idiomas, informática, moda, saúde, segurança, trânsito, turismo e zeladoria. Atualmente, a instituição oferece módulos de aprendizagem, cursos livres, técnicos, graduação, pós-graduação e extensão, nas modalidades presencial e a distância. Entre os mais procurados estão os nas áreas de beleza, gastronomia, informática, gestão, saúde e idiomas.
Desde 2015, a entidade também oferta cursos técnicos a distância para brasileiros que residem no Japão. E, desde janeiro deste ano, o Senac-RS também conta com um Programa de Intercâmbios, com preços diferenciados para seus alunos. São 43 Unidades Educacionais, distribuídas em 33 municípios do interior do Estado, além de Porto Alegre. Destas, duas Unidades são faculdades, sendo uma na Capital e outra em Pelotas, além de uma Unidade Móvel, que circula pelo Rio grande do Sul com atendimentos gratuitos na área de informática. A estrutura de atendimento também compreende 23 Balcões de Atendimento, que são operados em parceria com o Sesc-RS. São mais de 60 pontos, alcançando os 497 municípios gaúchos.
O Senac oferece ainda cursos do Programa Senac de Gratuidade (PSG), a custo zero,  para pessoas cuja renda familiar per capita mensal não ultrapasse dois salários mínimos. O principal objetivo é promover a inserção no mundo do trabalho pela educação profissional, através da qualificação. No ano passado, o Senac-RS também lançou o Programa Master Garçom, com o objetivo de aprimorar e acrescentar novas técnicas aos garçons. Somente neste ano, foram abertas 1.250 vagas para a capacitação gratuita, em todo o Estado.
Os cursos de Aprendizagem são voltados a jovens com idade entre 14 e 24 anos, que estejam cursando o Ensino Fundamental (a partir da 7ª série) ou o Ensino Médio. Com cerca de 20 mil alunos por ano, os cursos proporcionam a inserção de jovens no mercado de trabalho, com possibilidade de cursar o ensino regular junto com o profissional e formação técnico-profissional. O Senac-RS também oferece cursos de aprendizagem para pessoas com deficiência em diversas unidades do Estado. Somente em 2016, foram mais de 1,5 mil alunos da formação. Neste caso, não há limite de idade e não se aplica o grau de escolaridade.
A entidade terá um segundo semestre agitado. Além da participação no WorldSkills 2017, nos Emirados Árabes, também terá atividades de inovação e gastronomia. Nos dias 26 e 27 de julho, Porto Alegre recebe a 3ª edição do Mesa ao Vivo RS, evento promovido e,m parceria com a revista Prazeres da Mesa, com patrocínio do sistema de cartões Rede e apoio da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).
Durante os dois dias, o público terá acesso a uma programação completa que inclui aulas com grandes nomes da gastronomia do país, palestras, além de sessões de degustação de vinhos em espaços montados especialmente para ocasião. O tema é "Minha Herança de Família", onde cada chef irá reestudar a receita de família que o lançou no mundo da gastronomia ou que o liga emocionalmente à sua origem. Por um ingresso único, o participante tem acesso a cerca 20 atividades diárias, que incluem ainda o Melhor das Cidades, onde restaurantes, bares, cafés e docerias colocam à prova do público seus pratos mais emblemáticos.
De 16 a 18 de agosto, acontece ainda a 8ª Feira de Projetos e 5ª Mostra Inovação Senac-RS, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, em Porto Alegre. O público poderá conferir de perto os projetos criados por alunos das unidades de todo o Estado. Com o tema "Construindo Soluções para Empresas de Comércio de Bens, Serviços e Turismo", o evento tem como objetivo articular teoria e prática e divulgar a produção científica e tecnológica desenvolvida pelos estudantes de cursos livres, de Aprendizagem Comercial, Qualificação Profissional, Técnicos e Educação Superior.

Gaúchos participam de maior competição de educação profissional do mundo

Júlia, Nunes e Vitória representarão a instituição em Dubai e preparam-se para o mundial
Júlia, Nunes e Vitória representarão a instituição em Dubai e preparam-se para o mundial
CAROLINA GROSSINI/DIVULGAÇÃO/JC
No segundo semestre, os estudantes do Senac-RS Vitória Menezes, Júlia Goulart e Gérson Nunes irão representar o Brasil na WorldSkills 2017, respectivamente, nas ocupações Cabeleireiro, Cuidados de Saúde e Apoio Social e Cozinha, entre os dias 14 e 19 de outubro. Os alunos, que agora preparam-se para o mundial, disputaram em 2016 nas Competições Senac de Educação Profissional, realizadas com representantes de diferentes Estados, e garantiram a vaga para Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes.
Realizado a cada dois anos, o evento é a maior competição de educação profissional do mundo, no qual competidores de 77 países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul simulam desafios de 51 profissões que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade. Eles demonstram habilidades técnicas individuais e coletivas para executar tarefas específicas de cada uma das ocupações. Com mais de 60 anos de história, a competição reúne jovens qualificados de todo o mundo, que representam os melhores alunos selecionados em olimpíadas de educação profissional de seus países, realizadas em etapas regionais e nacionais.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia