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Consumo

- Publicada em 02 de Julho de 2017 às 22:47

Garrafas retornáveis atraem consumidores

Sustentabilidade no envase de cervejas na Beer On Demand.
Na foto: Rodrigo Grossini

Sustentabilidade no envase de cervejas na Beer On Demand. Na foto: Rodrigo Grossini


MARIANA CARLESSO/MARIANA CARLESSO/JC
Em tempos de conscientização sobre sustentabilidade, as embalagens retornáveis conquistam cada vez mais espaço em um mundo que se encaminha para o maior consumo. No segmento das cervejarias, a tendência não é diferente. De acordo com a Nielsen (empresa de pesquisa de consumo), de 2013 a 2015 mais de 850 mil famílias passaram a consumir a bebida no domicílio. O movimento motivou investimentos por parte da indústria, além de criar um novo modelo de negócio.
Em tempos de conscientização sobre sustentabilidade, as embalagens retornáveis conquistam cada vez mais espaço em um mundo que se encaminha para o maior consumo. No segmento das cervejarias, a tendência não é diferente. De acordo com a Nielsen (empresa de pesquisa de consumo), de 2013 a 2015 mais de 850 mil famílias passaram a consumir a bebida no domicílio. O movimento motivou investimentos por parte da indústria, além de criar um novo modelo de negócio.
Com isso, voltaram à cena das cervejarias os growlers, garrafões de vidro que permitem enchimento na pressão. O recipiente permite que chopes artesanais sejam levados para casa e conservem a qualidade original. O CEO do clube de descontos e distribuidora dos vasilhames My Growlers, Rodrigo Fernandes, comenta os três pilares que movem o negócio: democratização de preços, já que o cliente paga somente pelo líquido; estímulo da economia local, pelos chopes vendidos serem regionais; e sustentabilidade; pela reutilização de um casco sem processo de descarte. "É um novo hábito de consumo e fornecimento", avalia Fernandes, que tem 150 clientes no País, dos quais 30 estão no Estado.
Um deles é o bar Beer On Demanda (BOD), localizado na Cidade Baixa. Diferentemente dos outros bares cadastrados, o BOD foi inaugurado tendo como modelo o take away com growlers (pegar para levar, em tradução livre). Nesse sistema, desde sua abertura em setembro, sua média mensal de comercialização é de 2 mil litros de chope. Os growlers são vendidos cheios por R$ 99,00 e R$ 59,00, nas versões de 2 e 1 litro, respectivamente - as recargas custam R$ 30,00 e R$ 49,00. "Quanto maior o volume, menor o preço por litro", explica o empresário Rodrigo Grossini.
O bar vende a bebida em outros recipientes que não os growlers, mas adverte que sem o envase apropriado o produto deve ser consumido no mesmo dia, sob pena de perda de qualidade. "Aqui é a cerveja que tu quer, do tamanho que tu quiser e para levar para casa", comenta o empresário Rodrigo Grossini, lembrando a variedade de tipos de cervejas disponíveis no estabelecimento. O carros chefe, explica Grossini, é a India Pale Ale.

Modelo é mais barato e sustentável

Ambev espalhou máquinas para recolher cascos

Ambev espalhou máquinas para recolher cascos


AMBEV/AMBEV/DIVULGAÇÃO/JC
Pesquisa realizada pela cervejaria Ambev mostra que 70% dos entrevistados perceberam que as garrafas retornáveis são a opção mais barata. Além disso, 21% deles consomem esse tipo de vasilhame pelas suas vantagens sustentáveis. A troca de prioridades do público, então, não alterou somente o plano de negócios de bares e cervejarias locais. A companhia de bebidas investiu recentemente R$ 1,5 milhão para facilitar a troca de garrafas retornáveis.
Foram desenvolvidas máquinas de coleta que permitem a troca de garrafas de vidro. O consumidor deposita os cascos vazios e retira um ticket que exime o pagamento do próximo vasilhame. Assim, as cervejas ficam entre 20% e 30% mais baratas. Mais de 900 máquinas de coleta estão espalhadas por supermercados no País. Até o fim do ano, a empresa espera que esse número passe de 1,4 mil. No Rio Grande do Sul, a novidade está presente em 24 supermercados de 10 municípios.