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Turismo

- Publicada em 18 de Junho de 2017 às 21:02

Baixa nas viagens em julho preocupa setor

Destinos europeus, como a Itália, estão na preferência dos viajantes

Destinos europeus, como a Itália, estão na preferência dos viajantes


PORTO BRASIL/DIVULGAÇÃO/JC
Viajar com a família nas férias escolares de julho continua sendo um desejo de consumo, mas que nem sempre pode ser realizado. As opções são inúmeras, mas o critério para a escolha do destino é basicamente o mesmo, se ele cabe no bolso. O setor, que se movimenta concomitantemente com o dólar, vive um período de hesitação.
Viajar com a família nas férias escolares de julho continua sendo um desejo de consumo, mas que nem sempre pode ser realizado. As opções são inúmeras, mas o critério para a escolha do destino é basicamente o mesmo, se ele cabe no bolso. O setor, que se movimenta concomitantemente com o dólar, vive um período de hesitação.
"O mercado não está parado, mas também não se encontra aquecido. Não dá para se queixar, poderia estar pior", desabafa o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Rio Grande do Sul (Sindetur), Paulo Artur Queiroz. Estagnação é o que define a situação da área em um dos períodos de maior incerteza que o País atravessa. "O setor ainda respira um pouco", completa Queiroz.
A procura por viagens internacionais caiu, mas a Europa continua sendo um dos destinos preferidos. A explicação se deve a vários fatores, em especial ao fortalecimento da experiência de viagem da família média brasileira, que, após ter voado pela primeira vez na década de 1990 e ter experimentado viagens pelo Brasil, América do Sul e Estados Unidos, agora vai rumo ao Velho Mundo.
Ainda que as pessoas estejam mais cautelosas e a demanda não tenha atingido o esperado pelas agências de turismo em geral, os negócios seguem apoiados na esperança de uma decisão de última hora. "É possível adquirir pacotes, mesmo sem muita antecedência, porque a realidade é essa. Tudo mudou, e as viagens podem ser programadas poucos dias antes, e não mais antecipadamente, como no passado", garante a diretora da Personal Turismo, Jussara Leite.
A Personal tem registrado consultas diárias, mas a compra, efetivamente, está espaçada. Comparado com 2016, no período em que se refere às férias de julho, a agência vendeu 6% a menos neste ano. Os destinos mais procurados, no entanto, continuam sendo os internacionais, liderando os negócios da agência com 85% das vendas da empresa.
Para a Isatto Turismo, o ritmo da procura por passeios durante o recesso escolar de inverno pode ser considerado baixo. Constatou-se uma retração neste ano de 10 a 15%, comparado com 2016. "Todos os destinos que utilizam transporte aéreo foram prejudicados, por conta da redução do número de voos, principalmente, os nacionais", lamenta o diretor da agência, Danilo Rehl Martins. Quem se programou e comprou a viagem está garantido, mas, a partir de agora, não há mais tempo, restando apenas pacotes de transporte terrestre, completa Martins.

Disney segue liderando no ranking dos lugares mais procurados

Queiroz diz que mercado está à espera de dias melhores

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CLAITON DORNELLES /JC
A Disney, lugar queridinho da faixa etária que abrange pré-adolescentes e adolescentes, permanece promovendo, de forma consistente, a sobrevivência de empresas especializadas no destino, e que chegam a levar dezenas de grupos durante as férias.
Com a abertura do Consulado dos EUA em Porto Alegre, a Unejovem Turismo passou a trabalhar mais aliviada. Em janeiro deste ano, quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, baixou um decreto que não dispensa mais de entrevista na solicitação do primeiro visto para adolescentes de 14 e 15 anos, obrigando a ida desse público, até então, para São Paulo e Rio de Janeiro, a agência se viu em dificuldade. 
A partir do funcionamento do consulado norte-americano na Capital, nasceu um facilitador, e as vendas permaneceram fluindo, para a Unejovem. "Neste ano, não foi registrado aumento, mas também não houve um encolhimento, mantendo-se o mesmo desempenho de 2016", informa o sócio-diretor da empresa, Júlio Cardoso.
A empresa leva, em média, 150 pessoas durante as férias escolares de julho, num pacote com duração de 15 dias que abrange parques, Nova Iorque, Orlando e Miami Beach.