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Mercado Imobiliário

- Publicada em 09 de Junho de 2017 às 18:48

Construtoras vendem benefícios aos clientes

Interessados no Parque Porto Verissimo, empreendimento da MRV em Porto Alegre, receberam vantagens

Interessados no Parque Porto Verissimo, empreendimento da MRV em Porto Alegre, receberam vantagens


AGÊNCIA IMPACTO/AGÊNCIA IMPACTO/DIVULGAÇÃO/JC
A adoção de soluções criativas tem sido o chamariz de muitas construtoras brasileiras para ampliar o portfólio de clientes. A palavra de ordem é driblar os efeitos da crise econômica, que levou muitos a botar um pé no freio na compra da casa própria. Assim, é cada vez mais comum no mercado incorporadoras assumirem custos que antes eram repassados exclusivamente aos compradores. A estratégia comercial visa reduzir estoques de imóveis que somam cerca de 118 mil unidades atualmente no País, segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).
A adoção de soluções criativas tem sido o chamariz de muitas construtoras brasileiras para ampliar o portfólio de clientes. A palavra de ordem é driblar os efeitos da crise econômica, que levou muitos a botar um pé no freio na compra da casa própria. Assim, é cada vez mais comum no mercado incorporadoras assumirem custos que antes eram repassados exclusivamente aos compradores. A estratégia comercial visa reduzir estoques de imóveis que somam cerca de 118 mil unidades atualmente no País, segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).
Pagamento de impostos, redução no valor da entrada, imóveis usados e carros como parte do pagamento e até mesmo a promoção de eventos gastronômicos para atrair clientes estão entre as ações de vendas das empresas do mercado imobiliário. "O preço pode não ser o melhor do mercado, mas a condição de compra tem que ser", afirma o gestor de vendas da construtora MRV Engenharia, no Rio Grande do Sul, Gian Tagliari. Para reduzir a quantidade de unidades disponíveis, a oferta de benefícios inclui o pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), taxa que corresponde a 3% do valor total do bem, que no caso da MRV - com maior atuação no programa Minha Casa Minha Vida -, gira em torno de R$ 150 mil, para um público com renda média mensal entre R$ 1.800,00 e R$ 4 mil. Em Porto Alegre, o empreendimento contemplado pela construtora é o Parque Porto Veríssimo, localizado no bairro Humaitá, na zona Norte da Capital.
Assim como a MRV, a Tenda faz uso de benefícios para manter o interesse do clientes. No último Feirão da Caixa, no final de maio, em Porto Alegre, as vendas foram consideradas um sucesso graças as estratégias comerciais colocadas em prática: sinal de R$ 99,00, documentação gratuita e parcelamento da entrada em até 12 vezes. "No mês de maio, atingimos um recorde histórico de vendas na região Sul do País, vendendo 230 imóveis", comemora o gerente comercial da empresa, Gustavo Felix. A concorrência entre as incorporadoras atrai cada vez mais interessados em investir na casa própria. Um deles é o recuperador de crédito Markus Vinicius Pereira, que sonha em adquirir um imóvel, mas considera alto os valores em Porto Alegre. Segundo ele, vantagens adicionais muitas vezes facilitam a negociação. "Só a escritura de um imóvel gira em torno de 10% do total", lembra.

Segmentos de médio e alto padrão também têm estratégias e campanhas diferenciadas

Unidades do Pedra Bonita integraram ação da Cyrela neste semestre

Unidades do Pedra Bonita integraram ação da Cyrela neste semestre


CYRELA GOLDSZTEIN/CYRELA GOLDSZTEIN/DIVULGAÇÃO/JC
Os números do mercado confirmam que a crise pegou em cheio todos os ramos do mercado imobiliário, mas com mais intensidade sobre o segmento de médio e alto padrão. Dados da Abrainc e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), realizada com 13 empresas no mês fevereiro, mostram que os negócios dessas classes foram os mais prejudicados: em relação ao mesmo período do ano passado, as vendas foram 17,9% inferiores. Nos últimos 12 meses, a relação entre distratos e vendas atingiu 51%, alta de 2,2% frente à razão calculada para o período anterior (48,8%).
Para reduzir estoques, a Cyrela Goldsztein aposta em eventos promocionais, concentrando a oferta em quatro grandes campanhas comerciais ao longo do ano. No primeiro semestre, o "Imperdível" ofereceu vantagens adicionais que puderam ser escolhidas no ato da compra de unidades residenciais e comerciais, entre elas, entrada zero, taxas de juros a partir de 7% ao ano, financiamento direto com a construtora, pagamento das taxas de cartório, de ITBI e despachantes. Recentemente encerrada, a "Entrada em Dobro"' disponibilizou desconto atribuído ao valor da venda, sendo igual ao percentual que o cliente paga de entrada.
Ainda nesse ano, a construtora realizará no Rio Grande do Sul outras duas campanhas que incluem ofertas para imóveis prontos residenciais ou comerciais. Em Porto Alegre, o empreendimento Pedra Bonita, localizado no bairro Altos do Jardim do Sol, na zona Sul, é um dos que foi contemplado pelas duas campanhas do primeiro semestre. O diretor de Novos Negócios e Incorporação da Cyrela Goldsztein, Ricardo Jornada, esclarece que as campanhas são uma excelente forma de mostrar ao cliente que o preço final do imóvel está sendo reduzido. Para ampliar o foco de suas ações e manter a atratividade de seus empreendimentos com seus benefícios adicionais, é que a empresa optou por diluir suas campanhas comerciais em quatro grandes eventos ao longo do ano. Outro diferencial da Cyrela que facilita bastante na hora de fechar contrato é a aceitação, como parte do negócio, de imóveis usados. Essa modalidade, porém, possui algumas exigências, entre elas, que não ultrapasse 50% do valor do imóvel novo. Eventos que possam ser visitados estão entre as ações da Rossi Residencial na região Sul. "A maioria dos nossos empreendimentos está pronta, isso permite que essa experiência diferenciada seja realizada", afirma, o diretor de marketing da empresa, Pedro Reis. A construtora estuda a possibilidade de entregar imóveis cada vez mais completos.