Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#Intervalo - Vieira da Cunha

- Publicada em 25 de Junho de 2017 às 22:34

Um mercado de bilhões de dólares...

O mercado global de mídia e entretenimento irá crescer a uma média anual de 4,2% nos próximos cinco anos e, em 2021, chegará a US$ 2,23 trilhões. A conclusão é da 18ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2017-2021, realizada pela PwC, um levantamento que analisou 17 segmentos do setor em 54 países, o que representa cerca de 80% da população mundial. A estimativa é de que o faturamento do setor de mídia e entretenimento brasileiro deva chegar a 43,7 bilhões de dólares no mesmo período, mantendo a nona posição no mercado global, hoje liderado por Reino Unido, Alemanha, Japão, China e Estados Unidos.
O mercado global de mídia e entretenimento irá crescer a uma média anual de 4,2% nos próximos cinco anos e, em 2021, chegará a US$ 2,23 trilhões. A conclusão é da 18ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2017-2021, realizada pela PwC, um levantamento que analisou 17 segmentos do setor em 54 países, o que representa cerca de 80% da população mundial. A estimativa é de que o faturamento do setor de mídia e entretenimento brasileiro deva chegar a 43,7 bilhões de dólares no mesmo período, mantendo a nona posição no mercado global, hoje liderado por Reino Unido, Alemanha, Japão, China e Estados Unidos.

... em que cresce o digital

O estudo comprovou que, com a crescente demanda dos consumidores por novas mídias, a atenção dos anunciantes tem se voltado para as plataformas digitais, embora os meios tradicionais continuem concentrando os investimentos. Assim, o investimento com publicidade na internet deve crescer 11,9% ao ano até o início da próxima década, chegando a US$ 3,6 bilhões. Nas mídias tradicionais, a expansão esperada é de 3,5% ao ano. Segundo a sócia da PwC Brasil e especialista em Mídia e Entretenimento Estela Vieira, o crescimento do acesso à internet e às mídias digitais é expressivo no Brasil, com tendência de expansão no futuro.

Duas novidades são escolas...

Com o objetivo de proporcionar cursos livres focados na área de criação, surgiu a Escola de Criação Publicitária Catequese (catequese.cc). Seu idealizador, o publicitário Fabiano Bonetti, diretor da 99 Comunicação e Marketing, disse que a escola chega para compartilhar com os novos profissionais - inclusive de outros setores, como Jornalismo -, técnicas, ferramentas e experiências relacionadas ao dia a dia na criação publicitária. O primeiro curso já tem data e local: começa dia 1 de agosto, no espaço Nós.Co.Working, no quinto andar do Anexo 2 do Shopping Total. As aulas terão como facilitadores Bonetti e o redator Rafael Merel, de São Paulo.

.... dedicadas à criatividade

Universo Expandido: muita animação e criatividade

Universo Expandido: muita animação e criatividade


COLETIVA.NET/COLETIVA.NET/DIVULGAÇÃO/JC
Outra novidade é a escola Universo Expandido (rua Álvares Machado, 196), iniciativa da professora dos cursos de Jornalismo e PP da Famecos, Danusa Almeida de Oliveira, e de Cristiano Clezar, docente do curso de Design da Feevale. Oferece cursos ligados à criação de personagens, animação, games e outros assuntos vinculados ao tema, entre os quais está a Oficina Estamparia Criativa, que se realizará nos próximos três sábados, e cujas inscrições podem ser feitas pelo endereço universoexpandido.casa.
 

Parceiros

SANTA CASA de Misericórdia de Porto Alegre lançou novo posicionamento institucional, elaborado ao longo dos últimos meses, no qual a misericórdia volta a ser tema central. Carinho, humanidade, compaixão, acolhimento, igualdade, ética, respeito e amor são o alicerce para a produção das peças, protagonizadas integralmente por colaboradores, pacientes, familiares e amigos da Santa Casa. Com o slogan "Antes de tudo, amor pela vida", o material reúne momentos e histórias verdadeiras. Já nos primeiros 10 dias a repercussão foi excelente, com 8.460 visualizações no YouTube e 407 mil pessoas impactadas com o vídeo no Facebook.
 

Gente

Raphaela e Teles

Raphaela e Teles


COLETIVA.NET/COLETIVA.NET/DIVULGAÇÃO/JC
O ingresso de Caetano Teles na sociedade com Raphaela Donaduce Flores deu à Dona Flor Comunicação um novo momento, agora acentuado com nova marca. A partir da soma de competências da jornalista, especialista em Gestão Cultural, com as do publicitário, especializado em Marketing Estratégico, a assessoria ampliou seu pacote de serviços. "Hoje, somos uma empresa de comunicação, que atende a diversos segmentos além da cultura", explica Raphaela. Caetano Teles reforça explicando que "acreditamos que o conteúdo é o ponto de partida para a comunicação. Ele é uma base, é o que sustenta nosso trabalho em todos os nossos eixos de atuação".
 

Tá ligado

A plataforma colaborativa de fotógrafos e produtores CenaZero traz a Porto Alegre a 1ª edição do SuperCinema RoadShow, um evento voltado aos profissionais da área de fotografia e vídeo. Terá palestra do diretor de Produção Digital do Banco BTG Pactual, Alexandre Ache, sobre empreendedorismo audiovisual, abordando erros e acertos no ramo. Ache, que também foi diretor de Aerte na Band TV e professor de Cinema e Vídeo, compartilhará dicas e técnicas de criação. O evento será realizado no dia 15 de julho, no Cazamata Hub (rua Mata Bacelar, 50, Auxiliadora), das 9h às 12h.
Nesta quinta-feira, 29, o Sindicato das Agências de Propaganda no Rio Grande do Sul homenageará o publicitário João Firme, que dará seu nome à sala de reuniões da entidade, localizada na rua Visconde do Rio Branco, 421. No mesmo ato, às 19h, também será homenageado o publicitário Lairson Kunzler, morto durante assalto, em Porto Alegre, em fevereiro de 2014, quando era secretário-geral do Sinapro e diretor de Relações com o Mercado da Paim Comunicação.
 

By the way...

... nesta quinta-feira, o Jornal do Comércio promove evento no auditório da ESPM-Sul para apresentar as primeiras conclusões da pesquisa "Porto-alegrenses e o consumo". Vale tentar conhecer melhor o perfil, os comportamentos e os hábitos atualizados dos moradores da Capital.
 

Perfil

Neka Machado

Neka Machado


COLETIVA.NET/DIVULGAÇÃO/JC
O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é da jornalista e relações-públicas Neka Machado.