Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 28 de Junho de 2017 às 23:01

Fechado para balanço


LUIZ GONZAGA LOPES/DIVULGAÇÃO/JC
Foi essa a impressão de quem passou pela calçada do viaduto Otávio Rocha na noite de terça-feira. Os ocupantes do espaço público naquela região da Borges de Medeiros simplesmente espalharam pertences e lixo na calçada, obrigando os transeuntes a compartilhar o leito da avenida com os veículos. O que mais falta em matéria de cair butiá do bolso do porto-alegrense?
Foi essa a impressão de quem passou pela calçada do viaduto Otávio Rocha na noite de terça-feira. Os ocupantes do espaço público naquela região da Borges de Medeiros simplesmente espalharam pertences e lixo na calçada, obrigando os transeuntes a compartilhar o leito da avenida com os veículos. O que mais falta em matéria de cair butiá do bolso do porto-alegrense?

Alvo errado

Uma senhora que mora na zona do agrião do Centro Histórico conta que foge como o diabo da cruz quando vê algum jovem com mochila nas costas caminhando em sua direção. Também não é por aí. Assaltante não usa mochila durante o expediente, ainda mais cheia. O que, sim, é uma característica recorrente é que sempre estão de tênis. Não existe assaltante com chinelo de dedo.

Procuradora da Mulher

A vereadora Comandante Nádia (PMDB) assume hoje, às 14h, como procuradora especial da Mulher da Câmara Municipal de Porto Alegre. A designação é fruto de um acordo entre as quatro parlamentares da colenda porto-alegrense, que, de forma unânime, a elegeram para o mandato de um ano.

Imbituba no páreo

O porto catarinense de Imbituba venceu a concorrência e passa a fazer parte do grupo de portos da América Latina (Tecon de Rio Grande entre eles) que recebe navios de contêineres dos países asiático. Pesou na escolha o calado e o fato de estar em enseada, protegido de ventos e ressacas de mar aberto.

Rosa dos ventos

Reaquecimento do mercado de energia eólica no Rio Grande do Sul é um dos temas do 9º Fórum Nacional Eólico - Carta dos Ventos, que está sendo realizado em Natal (RN). O sócio da Souza Berger Advogados Frederico Boschin, que participa do evento, destacou que, além desse tema, estão em discussão aspectos vitais para o setor, como inovação, regulação, mercado e investimentos.

Alvo errado

O azar da Rede Globo é que, apesar da tremenda ofensiva 24h que faz contra Michel Temer nos seus veículos, a esquerda acha que ela está é o protegendo. É sina.

São tantas lembranças

Quem lembrou foi o jornalista Carlos Brickmann (chumbogordo.com.br). O presidente Michel Temer (PMDB) levou um pito da primeira-ministra norueguesa sobre desmatamento na Amazônia, e não respondeu. Não lembrou ou não sabia que uma empresa controlada pelo governo da Noruega está desmatando quase 5 mil hectares da floresta amazônica para extrair bauxita, o minério básico do alumínio.

Lixo é luxo

Porto Alegre recicla pouco o seu lixo, a maior parte vai para aterro sanitário, o que dificulta o trabalho dos galpões de triagem. Não bastasse isso, há quem pegue o material reciclado antes dos caminhões do DMLU. Foi o que leitor presenciou pela manhã de quarta-feira, nos altos do bairro Jardim Botânico. Um kombi pegava todos os sacões de lixo deixados nas calçadas pelos condomínios, que separam um bom volume de resíduos recicláveis e deixam tudo organizado de mão beijada.

Segurança no crime I

Leitor que mora há 10 anos na Lomba do Pinheiro descobriu por acaso uma fórmula eficaz para ter segurança: a proximidade de diversas bocas de fumo que operam 24 horas por dia. O segredo é de Polichinelo: traficante não gosta de ladrões, atrapalha os negócios e atrai a polícia. Nunca mexeram na casa nem nos carros, o dele e da sua mulher. Pode chegar de madrugada que não tem galho.

Segurança no crime II

Agora vem a questão: pode o cidadão pacato ordeiro e obediente às leis denunciar o tráfico às custas da própria segurança física e patrimonial? Na década de 1970, um construtor de prédio de luxo na rua Gonçalo de Carvalho foi mais longe, contratando os pivetes que roubavam material de construção durante a obra. Mediante um modesto "salário", eles acabaram fazendo a segurança dos moradores. Nunca foram atacados.

Miúdas

  • VERANICO de maio emendou com o de junho que periga voltar em julho.
  • RECONHECIMENTO facial para facilitar a vida dos passageiros ganha terreno. A Emirates o adotou no aeroporto de Dubai.
  • NOVA Feira de Orgânicos em Porto Alegre funciona nas quartas-feiras, no Sindicato dos Petroleiros/rua Lima e Silva, 818.
  • DA série ideias natimortas: onde será que foi enterrado o projeto da RS-010? Já deve ter virado zumbi.
  • GRANDE expediente da Assembleia Legislativa em homenagem aos 90 anos de Paixão Cortes foi antecipado para o dia 12 de julho.
  • TUDO a ver: é seu aniversário. A proposição é da deputada estadual Regina Becker (Rede).

Finais

  • ESCRITOR (e pândego) Paulo Motta lança "As Crônicas da Pílula Lilás" (Farol 3 Editora) dia 13 /Cafeteria Mr. Pickwick/Nova Olaria.
  • ÓPTICA Foernges participa do Dia D do Praia de Belas Shopping, com descontos de até 20%. DIGICON apresentará soluções de controladores de tráfego/estacionamento/bilhetagem eletrônica na exposição internacional X Intrans. 
  • SENAI-RS promove de 8 a 15 de julho o Portas Abertas Senai, apresentação dos cursos técnicos disponíveis para jovens.