Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 01 de Junho de 2017 às 21:59

Sereno sai de cena I


LEO OLIVEIRA/CMPA/JC
A trajetória política de Sereno Chaise, falecido nesta quinta-feira aos 89 anos, está sendo contada nesta edição (página 16). Mas, além dos contemporâneos, pouca gente conhece a história do Sereno dono de bar. Depois que foi cassado quando era prefeito da Capital em 1964, para sobreviver ele comprou o bar-chope Brahms, homenagem ao compositor alemão, na esquina das ruas Cristóvão Colombo com Garibaldi, e trocou o nome para Barcaça.
A trajetória política de Sereno Chaise, falecido nesta quinta-feira aos 89 anos, está sendo contada nesta edição (página 16). Mas, além dos contemporâneos, pouca gente conhece a história do Sereno dono de bar. Depois que foi cassado quando era prefeito da Capital em 1964, para sobreviver ele comprou o bar-chope Brahms, homenagem ao compositor alemão, na esquina das ruas Cristóvão Colombo com Garibaldi, e trocou o nome para Barcaça.

Sereno sai de cena II

No final dos anos 1960, Sereno Chaise comprou outro estabelecimento uma quadra acima, na esquina com a avenida Independência, hoje uma loja Panvel, o Styllo Bar. Era muito conhecido, mas Sereno trocou o nome para Barcacinha. Os bares neste estilo eram geralmente de famílias de origem alemã, e aos poucos foram desaparecendo em decorrência do aumento da frota de carros - matou-os a falta de estacionamento.

Reconciliação no céu

Em 2011, em entrevista ao Jornal do Comércio, Sereno Chaise falou sobre seu rompimento com o amigo de décadas, Leonel Brizola. Foi em 2000, quando Sereno deixou o PDT e foi para o PT. Os dois não se falaram mais. Brizola morreu em 2004. Sereno lamentava não ter reatado com o amigo. Mas profetizou: "Se realmente existe o 'outro lado', não vai haver constrangimento. Quando eu chegar lá, vai haver uma reconciliação".
 

As cáries do asfalto

Com as chuvas, os buracos vão aparecendo às mancheias nas ruas da Capital. Mostram que, no tapa-buraco anterior, o serviço não foi feito como manda o figurino. Buraco é igual a uma cárie, se não limpa a cratera e sela o fundo, ela volta com força total. Dizer que a culpa é do piche fornecido pelo Petrobras, de petróleo pesado que se esfarela, é parte, mas não toda a explicação.

Inço legislativo

O presidente da CDL Porto Alegre, Alcides Debus, participa nesta sexta-feira da primeira reunião da Frente Parlamentar de Desburocratização e Revisão Legislativa (Revogaço), que será realizada na Câmara Municipal de Porto Alegre. Liderada pelos vereadores Valter Nagelstein (PMDB) Wambert Di Lorenzo (Pros), a Frente prevê a revisão e revogação de leis consideradas inócuas. E como as há.

Dado alentador

Depois de oito trimestres em queda, comemorar um PIB positivo de 1% é obrigação, recuperação mais uma vez puxada pelo agronegócio. Mesmo que o indicador de geração de riqueza saltite mais adiante, é o que a casa oferece.

Segunda vocação


ITAIPU BINACIONAL/DIVULGAÇÃO/JC
Itaipu Binacional vai além de produzir energia para o Brasil e Parraguai. A empresa toca o Projeto VE, que já desenvolveu ônibus, caminhões, carros e até um avião elétrico de pequeno porte. Estes dois da foto são parte da frota de 100 veículos usados no dia a dia de Itaipu. O caro num veículo que usa essa tecnologia são as baterias. Entre as mais eficientes estão as fabricadas na Suíça, de sódio, níquel e cádmio.
 

Por falar em PIB...

...há muitos anos um parlamentar ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para salientar que fazia questão de acompanhar a evolução do bipe diariamente. Trocou alhos por bugalhos: referia-se ao PIB. Mas foi "bipe" pra cá e pra lá no discurso. Talvez até tenha carregado o Produto Interno Bruto na cintura.

Miúdas

  • INTER está numa fase tal que não acerta nem mesmo na modalidade Tudo Premiado de quermesse.
  • SUCO de uva é aliado à prevenção de câncer de mama, mais um benefício que une o útil ao agradável.
  • FALTA descobrir suco, erva, verdura ou outro alimento que previna unha encravada.
  • ELE voltou. Luis Roberto Ponte foi eleito presidente da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul.
  • NOTA 10 para o trabalho incessante que o 9º BPM está realizando diuturnamente na cidade.

Finais

  • CDL Jovem/Sescon Jovem Serra Gaúcha promovem a campanha "O tamanho da mordida: Você sabe o que paga de impostos?"
  • EXPO Total de Carros Antigos começa hoje no estacionamento G2 do Shopping Total. Tem desde o Ford de Bigode até Jaguar supimpa.
  • AÇÃO integrada da prefeitura de Canoas efetuou uma limpa no comércio de badulaques nas passarelas do Trensurb.