Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

JC Logística

- Publicada em 22 de Junho de 2017 às 21:21

Petrobras confirma estudos para IPO da BR

A Petrobras confirmou, na semana passada, que sua diretoria executiva autorizou a elaboração de estudos para abertura de capital da BR Distribuidora, tornando esta subsidiária, responsável pela venda de combustíveis em postos, uma companhia listada no Novo Mercado da B3.
A Petrobras confirmou, na semana passada, que sua diretoria executiva autorizou a elaboração de estudos para abertura de capital da BR Distribuidora, tornando esta subsidiária, responsável pela venda de combustíveis em postos, uma companhia listada no Novo Mercado da B3.
A informação sobre a oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) foi anunciada pelo presidente da estatal, Pedro Parente. A opção pelo modelo de abertura de capital e oferta pública secundária de ações da BR, destinada ao mercado em geral, será submetida à apreciação do conselho de administração.
"A diretoria executiva entende que, após encerramento do processo de desinvestimento anterior, conforme comunicado ao mercado em 31 de março, a abertura de capital da BR é considerada como a melhor opção de captura de valor, ao se analisar a situação atual de mercado", afirma a empresa, em fato relevante divulgado na semana passada. "Caso aprovada, esta será conduzida por meio de oferta pública secundária de ações, e terá como um de seus objetivos promover a dispersão acionária da BR."
A Petrobras ressalta que a listagem no Novo Mercado implica a adoção de um conjunto de regras societárias que ampliam os direitos dos acionistas, além da adoção de uma política de divulgação de informações mais transparente e abrangente.
Como a venda da BR Distribuidora voltou à estaca zero desde que o Tribunal de Contas da União (TCU) exigiu, em março, a revisão do programa de desinvestimento da Petrobras, a cúpula da estatal aproveitou este período para repensá-la.
Com a decisão do tribunal, o processo de venda da subsidiária, como de outros ativos, foi reiniciado, e os candidatos que estavam em estágio avançado de negociação, como o banco Itaú, acabaram perdendo a prioridade.
"Estamos aprofundando a opção de abertura de capital da Petrobras Distribuidora", confirmou Parente, ao revelar que a reunião do conselho de administração para deliberar sobre o tema será realizada no início de julho.
Ainda segundo o presidente da Petrobras, a decisão não tem a ver com o processo anterior, de venda do ativo. "À luz do momento de mercado, concluímos que há condições favoráveis, com múltiplos atraentes. Observamos histórico recente de IPOs e decidimos realizar estudos", afirmou.
Ele revelou também que o processo ainda está na fase de estudos, por isso não há discussão neste momento sobre abrir ou não mão do controle da BR. Parente afirmou que avalia solução sobre a dívida da Eletrobras com a BR antes do possível IPO. A estatal do setor elétrico tem um débito bilionário pela compra de combustíveis para térmicas da região Norte do País.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO