Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 21 de Maio de 2017 às 22:06

Prefeitura de Porto Alegre não iniciará novas obras, reforça Sabino

Secretário vê antigo modelo de contrapartidas como 'uma celeuma'

Secretário vê antigo modelo de contrapartidas como 'uma celeuma'


/MARCO QUINTANA /JC
Igor Natusch
A falta de recursos está presente em todas as menções à Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Porto Alegre, que incorporou as responsabilidades de várias pastas e departamentos relacionados a obras na cidade. O contingenciamento determinado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior atinge a nova pasta com especial rigor, como o titular Elizandro Sabino não se constrange em admitir. Em entrevista ao Jornal do Comércio, o secretário fala sobre obras atrasadas da Copa 2014, reparos em vias públicas e redes de água e esgoto, melhorias no setor viário e fiscalização - sempre deixando claro que a cidade verá poucas novidades enquanto o cinto estiver apertado no Paço Municipal.
A falta de recursos está presente em todas as menções à Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Porto Alegre, que incorporou as responsabilidades de várias pastas e departamentos relacionados a obras na cidade. O contingenciamento determinado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior atinge a nova pasta com especial rigor, como o titular Elizandro Sabino não se constrange em admitir. Em entrevista ao Jornal do Comércio, o secretário fala sobre obras atrasadas da Copa 2014, reparos em vias públicas e redes de água e esgoto, melhorias no setor viário e fiscalização - sempre deixando claro que a cidade verá poucas novidades enquanto o cinto estiver apertado no Paço Municipal.
Jornal do Comércio - O que existe, em termos de orçamento, para obras em Porto Alegre em 2017? Quais são prioritárias, dentro de uma situação financeira que a administração descreve como muito difícil?
Elizandro Sabino - Das obras da Copa, sete foram entregues, outras dez hoje estão paradas e duas sequer começaram. Em que pese termos recursos assegurados pela Caixa Econômica Federal, há uma pendência do Tesouro que não nos é paga, em alguns casos, desde o ano passado e até de anos anteriores. A respeito disso, a prefeitura está estabelecendo, junto à Procuradoria-Geral do Município e da Secretaria Municipal da Fazenda, um planejamento para a priorização de pagamentos. Por exemplo, para as obras da Ceará e da Tronco. Na Ceará, hoje, estamos falando de um fluxo de 75 mil veículos, na entrada da cidade. E é uma obra que já está 90% concluída, depende de poucos recursos.
JC - E além das obras da Copa? O que é possível citar?
Sabino - Temos outras obras, como a do Arroio Sarandi. É uma obra que traz uma solução para problemas referentes ao arroio, então pedimos uma priorização junto à Fazenda.
JC - Quanto, em recursos, já foi aplicado desde o começo da gestão?
Sabino - Quando falamos em aplicação de recursos, é importante citar que temos a requalificação e pavimentação de vias. São 38 vias em Porto Alegre que serão requalificadas, cobrindo 44 quilômetros, com um investimento em torno dos R$ 29 milhões. São vias arteriais que estão desgastadas, como a Avenida do Forte e a Protásio Alves. A pavimentação, por sua vez, está dividida em cinco lotes, com 27 ruas, e já demos ordens de início para algumas delas. São R$ 25 milhões ao todo, advindos da Corporação Andina de Fomento (CAF).
JC - O prefeito Marchezan decidiu não trabalhar com novas demandas do Orçamento Participativo neste ano. Isso causa limitação?
Sabino - Pelo contrário. Os delegados e conselheiros têm sido muito sensíveis. É uma estratégia do governo, para dar conta de demandas que já foram aprovadas pelas comunidades e não tiveram prosseguimento - e que, em alguns casos, estavam até mesmo desacreditadas. Com essa decisão do prefeito, vamos colocar em dia esse processo.
JC - A Fazenda vai liberar recursos além do que já está em caixa? Há, por exemplo, a necessidade de pagar fornecedores.
Sabino - Vamos pegar o exemplo das usinas que produzem asfalto. Hoje nós temos duas indústrias de ponta, uma no Sarandi, que está parada, e outra na Restinga, com capacidade para 140 toneladas por hora, mas que está produzindo em média 80 toneladas por dia. É muito abaixo da capacidade. E a empresa que mantém a usina está nesse processo de suspensão dos pagamentos do exercício de 2016, enfrenta esse desafio de não receber. Outra questão é a dos insumos para produzir asfalto. O fornecedor também tem pagamentos que estão suspensos. Então, temos buscado junto à Fazenda essa priorização, para que possamos dar conta dos serviços essenciais para a cidade.
JC - Esse contingenciamento não acaba dificultando o atendimento de demandas urgentes, reparos etc?
Sabino - O prefeito tem sido muito claro. Não vamos criar novas obras enquanto não terminarmos as que estão paradas. É importante destacar isso para a sociedade. Porque a população vê uma requalificação de vias na Protásio Alves ou na Avenida do Forte, vê a pavimentação de ruas, e acaba não compreendendo. Esses recursos são de origem internacional, estão garantidos. Mas reforçamos que não será dado início a novas obras enquanto não concluirmos as que estão paradas.
JC - As obras da Orla estão garantidas?
Sabino - No que diz respeito ao primeiro trecho, de 1,3 quilômetro, os recursos da CAF estão garantidos e a obra está em ritmo normal, com quase 80% dos trabalhos concluídos. Temos previsão de entrega para outubro.
JC - Mas o prazo vai ser cumprido? E os demais trechos?
Sabino - Está sendo cumprido. O prefeito tem tido um cuidado para que não seja apenas uma entrega, para que tenhamos garantias de segurança, de câmeras de monitoramento, de acessos, de comércio e serviços, tudo dentro do escopo planejado para o projeto.
JC - O modelo de contrapartidas da gestão anterior foi alvo de críticas, em especial pela dificuldade em garantir o cumprimento pelas empresas responsáveis. Alguns casos, como o da ciclovia da Ipiranga, incompleta há anos, são visíveis. Esse modelo será mantido?
Sabino - Essa questão tem que ser tratada de forma muito cristalina, deixar claro o que equivale ao quê, e o quanto equivale a quanto. Isso é hoje, na minha avaliação, uma celeuma. A ciclovia é um exemplo. A iniciativa privada tem um entendimento de que já entregou, enquanto a secretaria entende que ainda há uma compensação a ser feita. É preciso garantir que o empresário entenda desde o início o que, daquilo que foi estabelecido como contrapartida, ele efetivamente tem que oferecer, e o tamanho disso. E que a administração pública reconheça e ateste isso de forma clara para todos.
JC - Podemos esperar, então, um novo formato de parcerias para o futuro?
Sabino - O que se pode esperar é que haja uma clareza maior.
JC - Há planos para a implementação de novas ciclovias previstas no Plano Diretor Cicloviário?
Sabino - Isso está no radar da pasta, tenho recebido representantes e ativistas da área. Estamos alinhando com o prefeito, traçando um plano de ações para as ciclovias na cidade.
JC - Então, não há metas estabelecidas para ciclovias neste momento.
Sabino - Está sendo elaborado. Temos um mapeamento, que já está avançado, mas que não está concluído. Estamos trabalhando.
JC - E para a conclusão da Ciclovia da Ipiranga?
Sabino - Como ainda estamos trabalhando no tema, não podemos falar. É uma das pautas que sentarei com o prefeito, nos próximos dias, para tratar.
JC - O projeto de recuperação de calçadas do governo anterior, que envolvia fiscalizar moradores que não faziam os reparos, está abandonado. Existe intenção de retomar?
Sabino - É preciso lembrar que temos um cenário, que não podemos deixar de destacar, de déficit do município. Essa situação requer medidas austeras, que têm impacto na fiscalização. É preciso uma estrutura para que as equipes possam atuar. A fiscalização está acontecendo, mas enquanto vivermos essas limitações financeiras, há dificuldade para grandes ações. Estamos atuando, mas de forma pontual, atendendo denúncias que chegam.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO