Barbara Nickel, jornalista e podcaster Barbara Nickel, jornalista e podcaster Foto: ARQUIVO PESSOAL/Arquivo Pessoal/JC

É possível se sustentar de podcasts?

Barbara Nickel, jornalista e podcaster*

Quem pensa em um negócio que envolva publicação de conteúdo - seja um site, um canal no YouTube, um podcast ou algum outro formato - geralmente pensa na publicidade como fonte de receita. Como o podcast é um formato menos conhecido no Brasil, e ainda há dificuldades para gerar dados precisos sobre o número de ouvintes, ele é menos atrativo para a maioria dos anunciantes. Por outro lado, tende a gerar fidelidade e pode ser um canal de conversa com públicos específicos. Do ponto de vista dos negócios, o podcast pode ser criado como parte de uma estratégia mais ampla. O que se observa é uma tendência de busca por fontes diversificadas de receita, como realização de eventos, assinaturas, financiamento coletivo e, dentro do mix, alguma publicidade. Parece desencorajador olhar para o podcast como um negócio - e é. No meu caso, como profissional, abriu oportunidades de atuação em outros mercados que ainda não explorava e me aproximou de pessoas e temas apaixonantes. Mas eu não teria, de forma alguma, um podcast como primeira alternativa de negócio caso meu propósito único fosse geração de receita.
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( )
Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio