Barbara Nickel, jornalista e podcaster*

É possível se sustentar de podcasts?


Barbara Nickel, jornalista e podcaster*

Quem pensa em um negócio que envolva publicação de conteúdo - seja um site, um canal no YouTube, um podcast ou algum outro formato - geralmente pensa na publicidade como fonte de receita. Como o podcast é um formato menos conhecido no Brasil, e ainda há dificuldades para gerar dados precisos sobre o número de ouvintes, ele é menos atrativo para a maioria dos anunciantes. Por outro lado, tende a gerar fidelidade e pode ser um canal de conversa com públicos específicos. Do ponto de vista dos negócios, o podcast pode ser criado como parte de uma estratégia mais ampla. O que se observa é uma tendência de busca por fontes diversificadas de receita, como realização de eventos, assinaturas, financiamento coletivo e, dentro do mix, alguma publicidade. Parece desencorajador olhar para o podcast como um negócio - e é. No meu caso, como profissional, abriu oportunidades de atuação em outros mercados que ainda não explorava e me aproximou de pessoas e temas apaixonantes. Mas eu não teria, de forma alguma, um podcast como primeira alternativa de negócio caso meu propósito único fosse geração de receita.
Quem pensa em um negócio que envolva publicação de conteúdo - seja um site, um canal no YouTube, um podcast ou algum outro formato - geralmente pensa na publicidade como fonte de receita. Como o podcast é um formato menos conhecido no Brasil, e ainda há dificuldades para gerar dados precisos sobre o número de ouvintes, ele é menos atrativo para a maioria dos anunciantes. Por outro lado, tende a gerar fidelidade e pode ser um canal de conversa com públicos específicos. Do ponto de vista dos negócios, o podcast pode ser criado como parte de uma estratégia mais ampla. O que se observa é uma tendência de busca por fontes diversificadas de receita, como realização de eventos, assinaturas, financiamento coletivo e, dentro do mix, alguma publicidade. Parece desencorajador olhar para o podcast como um negócio - e é. No meu caso, como profissional, abriu oportunidades de atuação em outros mercados que ainda não explorava e me aproximou de pessoas e temas apaixonantes. Mas eu não teria, de forma alguma, um podcast como primeira alternativa de negócio caso meu propósito único fosse geração de receita.

Leia também

Deixe um comentário